Autor Tópico: Projeto de notebook XO não combina com o uso do Windows  (Lida 1406 vezes)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Projeto de notebook XO não combina com o uso do Windows
« Online: 01 de Novembro de 2007, 14:48 »
Ainda bem que o cara pensa assim...
Destaque para a frase: "seria difícil para a organização OLPC dizer que o XO é um projeto aberto e ao mesmo tempo ser 'fechado' com a Microsoft. Aberto significa aberto."

Citar
Nicholas Negroponte: Projeto de notebook XO não combina com o uso do Windows
Plantão | Publicada em 29/10/2007 às 19h46m
O Globo

Rio - Nicholas Negroponte, fundador e comandante do projeto One Laptop per Child (OLPC), comentou os planos da Microsoft de participar do projeto, incluindo o Windows XP nos micros desenhados para serem distribuídos para crianças em países em desenvolvimento. Segundo Negroponte, o uso do Windows não combinaria com o projeto. Disse ele que "seria difícil para a organização OLPC dizer que o XO é um projeto aberto e ao mesmo tempo ser 'fechado' com a Microsoft". "Aberto significa aberto", disse ainda.

As declarações são uma resposta aos planos da Microsoft de participar do projeto. A gigante do software estaria desenvolvendo uma versão menor do Windows XP que pudesse rodar nos micros XO, frutos do projeto OLPC. O tal sistema operacional, disse um alto executivo da Microsoft, estaria pronto em poucos meses.

O notebook XO usa sistema operacional de código-fonte aberto que pode ser modificado pelos usuários. Muito diferente, fez questão de frisar Negroponte, da filosofia "fechada" da Microsoft.

Apesar das declarações, Negroponte fez questão de esclarecer que há projetos de parceria da OLPC com a Microsoft - nenhuma delas, no entanto, de uso do Windows XP nos notebooks XO.

Link

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)