Live CD não entra e deixa a tela toda BIZARRA - Notebook

Iniciado por krakow, 31 de Outubro de 2007, 18:09

tópico anterior - próximo tópico

krakow

Já tentei tanto com o Ubuntu 7.10 quanto com o Xubuntu 7.10 (minha primeira opção) e tive exatamente o mesmo problema com os dois.
O Live cd abre a tela inicial e eu entro na opção "Start or Install". O logo aparece, assim como a barra indo de um lado para o outro... alguns comandos correm na tela e na hora em que o sistema deveria iniciar, a tela fica toda estranha, com marcas brancas quadradas e manchas pretas aleatórias. Nenhum comando parece funcionar (ou fica 'invisível' atrás da tela toda errada).

Já testei os cds e eles não contém erros. Inclusive usei os mesmos cds para instalar Ubuntu e Xubuntu em outros sistemas posteriormente.

Será que é a questão da resolução nativa do LCD? Já procurei aqui no forum e em outros lugares e não encontrei situação similar. Oq eu posso fazer?

PS: meu notebook é um Compaq v6310us (Turion 64 X2 1.6GHz, 1GB RAM, 100GB HDD)

RodrigoFSS

Beleza krakow!!!
Quando você coloca o LiveCD do K/Ubuntu você pode selecionar a opção Start Ubuntu in safe graphis mode e não a opção Start or install Ubuntu. Essa opção (Start Ubuntu in safe graphis mode) geralmente reduz problemas relacionadas a parte gráfica do sistema. O processo de instalação é o mesmo !!!
Não sei se você já tentou instalar o K/Ubuntu com essa opção, se ainda não, é uma boa idéia tentar dessa forma. ;D
Qualquer novo "perrengue" é só postar aquí no fórum que o pessoal te ajuda na hora !!!
Abraço !!!

krakow

Testei no safe graphics mode também... e ocorre o mesmo problema.
A tela começa com riscos brancos, manchas pretas... até ficar completamente escura.

???

gaules

também estou com o mesmo problema com o meu notebook novo (um sony vaio vgn-fz140e, ainda não tem no Brasil)

não entra de jeito nenhum... estou ficando preocupado... o (ruim de) vista já até pegou um spyware aqui...

krakow

Pronto! (ou melhor... quase)

Consegui finalmente fazer a instalação entrar.
Fuçando em foruns diversos e misturando informações dadas, acho que consegui uma solução aparente!

Na tela de escolha inicial eu apertei F6 para editar a linha de boot e apaguei tudo após "splash" e inseri "live vga=771 noapic nolapic" ao final.
Não sei qual desses fatores (o deltar o splash, o vga=771 ou o noapic nolapic) foi responsável, só sei que o cd de instalação finalmente iniciou o Xubuntu. Nota: A resolução fica no máximo de 800x600.

Só não instalei-o pois fiquei encucado: será que isso vai afetar o sistema instalado também??? Tirando essa opção do boot do cd, não tenho a mínima idéia de como consertar isso se acontecer com o boot normal do HD.
Será que a tela ficará preta novamente?
Será que a resolução máxima vai ficar sendo 800x600 (meu laptop, assim como a maioria, é widescreen).

Alguém mais entendido tem alguma informação?

krakow

Ninguém sabe o que pode acontecer se eu instalar o Xubuntu dessa maneira?

É quase certo que eu instale ele direitinho e na hora de dar o boot pelo HD ele vá apresentar a mesma tela preta... e daí o que eu faço?

Estou aqui olhando pro notebook com medo de fazer qualquer coisa.
hehehe

alexcosta67

Esses argumentos estão bem descritos aqui no fórum no topico do kublin:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Tem como alterar a resolução pesquise aqui no fórum.

abraços e boa sorte!

krakow

Citação de: alexcosta67 online 01 de Novembro de 2007, 13:24
Esses argumentos estão bem descritos aqui no fórum no topico do kublin:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Tem como alterar a resolução pesquise aqui no fórum.

abraços e boa sorte!

Ok... isso tudo para a instalação. Eu sei onde botar os comandos naquela primeira tela.
Mas o que eu faço se eu botar pra iniciar o pc pelo HD e a tela ficar preta novamente? Não tenho a mínima idéia.
Um rapaz disse lá:
"É o seguinte, as placas mais recentes da Nvidia não funcionam com o driver genérico do Xorg (o nv). Daí você deve alterar o Xorg.conf para VESA!
Aí você poderá entrar na parte gráfica e instalar o Driver da Nvidia. O nvidia-glx pelo Synaptic. Ou se quiser instalar o Driver da prórpia Nvidia, mas aí é outros 500!"

Como entrar no PC no modo VESA depois de instalado o Xubuntu para modificar isso?
=/

alexcosta67

Se você já configurou sua placa de vídeo, provavelmente isso não irá ocorrer,
de qualquer forma você continua a ter o livecd, é só entrar na net por ele e pedir ajuda aqui no fórum

Vesa não é um modo de acesso não, é apenas uma configuração relativa ao seu vídeo.

EDITADO
VESA o que é?
http://pt.wikipedia.org/wiki/VESA

abraço.

krakow

Obrigado pela ajuda alexcosta67... mas desisti.

Estava querendo um sistema que iniciasse mais rapidamente (já que o Vista estava me dando nos nervos nesse quesito) pois vou ter que usar o laptop para registrar algumas aulas. Como eu só queria isso mesmo, um sistema rápido de iniciar para utilizar basicamente só o Abiword, ia instalar o Xubuntu.
Depois de pesquisar e achar várias complicações e soluções complicadas que talvez nem funcionasse, dei uma 'tweakeada' no Vista e consegui fazer ele iniciar completamente em 1:20m e desligar em 26 segundos.

Tá ruim, mas tá bom. hehehe
Acho que não vale a pena arriscar para ter um ganho de alguns segundos em cada um... acho que até o fato de ter que ficar escolhendo no grub já deduz alguns.

sanlemos

Krakow,

Tenho um Vaio VGN-FZ150E e tinha o mesmo problema de tela "BIZARRA"

Utilizando a tua dica abaixo ..... consegui inicializar o sistema live para poder fazer a instalação,...

como queria mater o SO original VISTA,  pelo próprio Vista fiz o redimencionamento da unidade C e criei uma no unidade extendida .... dentro dela criei uma unidade lógica FAT32 para servir de intermédio de arquivos VISTA e UBUNTU.

"Na tela de escolha inicial eu apertei F6 para editar a linha de boot e apaguei tudo após "splash" e inseri "live vga=771 noapic nolapic" ao final.
Não sei qual desses fatores (o deltar o splash, o vga=771 ou o noapic nolapic) foi responsável, só sei que o cd de instalação finalmente iniciou o Xubuntu. Nota: A resolução fica no máximo de 800x600."

Depois pelo próprio sistema live criei no espaço restante uma ext3 e uma swap de 512MB

Instalei o sistema no EXT3 e esperei reiniciar o sistema ... para minha surpresa funcionou tudo perfeito com a instalação do UBUNTU 7.10

Por isso te encorajo a fazer a instalação.....

Abraço

Até Mais