Autor Tópico: Relato de possível BUG no drive de DVD  (Lida 1967 vezes)

Offline Cenora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Ride On!
    • Ver perfil
Relato de possível BUG no drive de DVD
« Online: 30 de Outubro de 2007, 21:32 »
Possuo um drive LG GSA-4167B e enfrentei um problema: alguns DVDs insistiam em não ser montados quando colocados. Qualquer DVD de filme ou CD música abriam, mas DVD de dados gravados ultimamente no k3b não abriam. Se eu desse boot com o DVD dentro, ele montava, mas não se eu o retirasse e colocasse novamente, daí nenhum desse tipo seria lido novamente.

Mudei repetidamente o fstab, com todos os parâmetros possíveis, sem sucesso. Minha epopéia do fstab está descrita em outro tópico.

Então, já sem esperanças de que funcionasse, liguei prum amigo mais experiente, que investigou comigo o problema e gerou algumas pistas, que vou deixar aqui, pois esse problema pode acontecer com outras pessoas ainda e alguem que manje bem mais pode dar um jeito. Eu meio que já desencanei.

Bom, quando colocamos um dvd daquele tipo no drive e montamos na mão, funcionou. Eu não reparava q funcionava pq não surge ícone no desktop, nem a unidade registra mídia dentro no item Computador. Contudo, no diretório em q deveria estar montado /media/cdrom0, estava lá o maldito, montado e operante. Pelo jeito terei que montar na mão até o próximo update salvador...

Agora, fomos no lshal e registramos o que ele soltou quando colocamos uma mídia que era montada e uma que não:

Mídia não montada:
20:45:21.533: storage_model_DVDRAM_GSA_4167B property storage.removable.media_available = true
20:45:21.645: storage_model_DVDRAM_GSA_4167B property storage.removable.media_size = 3615358976 (0xd77e0000)

Mídia montada:
20:43:28.635: storage_model_DVDRAM_GSA_4167B property storage.removable.media_available = true
20:43:28.748: storage_model_DVDRAM_GSA_4167B property storage.removable.media_size = 4450025472 (0x1093e0000)
20:43:30.864: volume_label_K3b_data_project added
20:43:31.013: volume_label_K3b_data_project property volume.mount_point = '/media/cdrom0'
20:43:31.018: volume_label_K3b_data_project property volume.is_mounted_read_only = true
20:43:31.021: volume_label_K3b_data_project property volume.is_mounted = true

Conversando com meu amigo, ele sugeriu que o problema poderia estar nos mecanismos intrínsecos ao gnome relacionados ao mount, uma vez que o dvd monta na mão, mas não é reconhecido pelos "automatismos" do sistema.

Sem mais pistas, espero que alguém mais iluminado possa fazer bom uso da informação. Qualquer dado novo que alguém queira, estamos aí.

Cenora
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 22:51 por Cenora »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Relato de Possível Bug no Drive de DVD
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 21:46 »
Cenora dá uma lida nas Regras de Utilização do Fórum. Vou explicar porque, títulos não podem ficar em caixa alta, e um tópico bem intencionado como o seu pode acabar travado por conta disto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Cenora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Ride On!
    • Ver perfil
Re: RELATO DE POSSÌVEL BUG NO DRIVE DE DVD
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 21:57 »
vou criar um novo com o assunto me minúsculas... pelo menos não era um anúncio de enlarge your penis, né? hehehehe

valeu!!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: RELATO DE POSSÌVEL BUG NO DRIVE DE DVD
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:02 »
vou criar um novo com o assunto me minúsculas... pelo menos não era um anúncio de enlarge your penis, né? hehehehe

valeu!!!

kkkk... não cria um novo não. Edite a primeira mensagem e acerto o título, só isto, porque se você criar outro vão te mandar ler as regras porque você duplicou o tópico... hehehe
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: RELATO DE POSSÌVEL BUG NO DRIVE DE DVD
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:25 »
Cenora, eu poderia sugerir para vc mandar esse bug para o launchpad do Ubuntu.

http://www.ubuntu.com/community/ReportProblem
http://wiki.ubuntubrasil.org/Launchpad

Vai ter que ler um pouco sobre isso, como ter uma conta no launch, como proceder para enviar, etc

A equipe do Ubuntu poderá te ajudar a solucionar isto, ou até mesmo gerar uma atualização para todos se beneficiarem.

Citar
eu nunca li um manual de instrução na minha vida!!! muito menos regras de comunidade!!! haha

Então comece a dar uma olhada nas regras do fórum,  pois a moderação aqui é rápida.

Edit:
Estou postando está solução pois eu acompanhei os outros tópicos, até a ajuda do alarcon que infelizmente não resolveu o problema.


Sorte.
7355
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 22:28 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Cenora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Ride On!
    • Ver perfil
Re: Relato de possível BUG no drive de DVD
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2007, 20:17 »
Ninguém aqui do fórum é da equipe do ubuntu será:?