Autor Tópico: automatix travado no Gusty! (resolvido)  (Lida 1759 vezes)

Offline Saci-Pererê

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
automatix travado no Gusty! (resolvido)
« Online: 28 de Outubro de 2007, 11:23 »
aho!

após duas semanas preparando pra instalar o Gusty do zero novamente (3a tentativa...), me deparei com um problema que pode ser bem simples de corrigir, mas que tentei sozinho e já consultei duvidas no fórum e não achei, então pergunto:

ao utilizar o automatix para instalar alguns softwares essa madrugada, cancelei a instalação quase no final, pois ele pediu pra inserir o cd de instalação do Gusty e não estava comigo, havia emprestado pra amigos testarem... pois bem, o cancelamento foi trabalhoso mas consegui...
mas,
ao abrir hj pela manhã o automatix, ele trava no momento que tenta a conexão com a net... aí fui verificar no terminal o que está acontecendo e ao dar o comando apt-get update, verifico que ele também trava bem na hora que vai acessar os repositórios do automatix!

quer dizer que o automatix ainda está aberto em algum lugar?? como isso??
existe alguma forma de cancelar em definitivo ele???

bom,
no mais o problema da hora é esse, fora isso minha máquina está beleza, com tudo bem reconhecido pelo Gusty e com ótimo desempenho nos aplicativos!

agradecido a qquer contribuição!
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 12:17 por Saci-Pererê »

alarcon

  • Visitante
Re: automatix travado no Gusty!
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2007, 11:37 »
aho!

após duas semanas preparando pra instalar o Gusty do zero novamente (3a tentativa...), me deparei com um problema que pode ser bem simples de corrigir, mas que tentei sozinho e já consultei duvidas no fórum e não achei, então pergunto:

ao utilizar o automatix para instalar alguns softwares essa madrugada, cancelei a instalação quase no final, pois ele pediu pra inserir o cd de instalação do Gusty e não estava comigo, havia emprestado pra amigos testarem... pois bem, o cancelamento foi trabalhoso mas consegui...
mas,
ao abrir hj pela manhã o automatix, ele trava no momento que tenta a conexão com a net... aí fui verificar no terminal o que está acontecendo e ao dar o comando apt-get update, verifico que ele também trava bem na hora que vai acessar os repositórios do automatix!

quer dizer que o automatix ainda está aberto em algum lugar?? como isso??
existe alguma forma de cancelar em definitivo ele???

bom,
no mais o problema da hora é esse, fora isso minha máquina está beleza, com tudo bem reconhecido pelo Gusty e com ótimo desempenho nos aplicativos!

agradecido a qquer contribuição!


O problema é que o site do Automatix está fora do ar e como ele checa alguma coisa nos servidores de lá quando é aberto pode ser isso  que está dando erro.

Acho que o automatix não é mais o mesmo, pois agora constantemente ele está ficando fora do ar, principalmente aos finais de semana e também a quantidade de programas para a instalação diminuiu bastante nesta versão para o Gutsy, pelo menos a versão i386 é assim, bem diferente da versão do Feisty com uma quantidade maior de programs para versão i386.

Offline Saci-Pererê

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: automatix travado no Gusty!
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2007, 11:56 »
obrigado Alarcon!
pois é...
então é isso.. como proceder para liberar o apt-get update, que fica travado nos repositórios do automatix?
desativando esses repositorios na lista?
valeu!

alarcon

  • Visitante
Re: automatix travado no Gusty!
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2007, 12:11 »
obrigado Alarcon!
pois é...
então é isso.. como proceder para liberar o apt-get update, que fica travado nos repositórios do automatix?
desativando esses repositorios na lista?
valeu!

abra o terminal e digite:

sudo nautilus

você vai abrir o nautilus como root. Vá na pasta /etc/apt/

Lá você terá um arquivo assim sources.list_backup_umadata, basta renomear ele para sources.list substituindo a anterior ( sobrescrever) . É que o Automatix faz um backup da sua sources.list antes de modificá-la para os repositórios que ele vai usar, por isso um backup com datas por que é a data de quando ele modificou a sources.list pela ultima vez. Lembrando que se sua sources.list já era modificada antes de usar o automatix ele salvou esta já modificada por você como backup.

Depois é só atualizar o apt-get.

sudo apt-get update
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 12:14 por alarcon »

Offline Saci-Pererê

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: automatix travado no Gusty!
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2007, 12:15 »
resolvido!
valeu a dica Alarcon!
muito bom fazer parte de uma comunidade onde todos se ajudam...
obrigado!