Autor Tópico: VirtualBox E Ubuntu  (Lida 5206 vezes)

Offline Rubem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
VirtualBox E Ubuntu
« Online: 27 de Outubro de 2007, 23:24 »
Olá para todos!!!

Sou novo aqui então, peço calma para todos!  ;D

Estou com uma dúvida quanto a instalação do Ubuntu, utilizando o VirtualBox. Quando clico em instalar no janela do Ubuntu, pede a formatação do disco onde será instalado.

Gostaria de saber se essa formatação de disco, para a instalação virtual do Ubuntu, afeta ou deleta algum programa no Xp.

Vlw ae a todos!  :D

isdiru

  • Visitante
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2007, 23:51 »
Boas,não deleta nada,instalei o XP pelo Virtualbox no Ubuntu,ele pediu p/ formatar e não deletou nada do Ubuntu.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 00:12 por isdiru »

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2007, 12:00 »
Colega quando vc cria a máquina virtual no VirtualBox, ele pede pra vc criar um HD virtual ou selecionar um já existente...

E o que é esse HD Virtual? É um espaço em disco (na verdade um arquivo) da sua partição linux ou windows (depende do SO) que o VirtualBox usa para a virtualização...

Portanto esse "formatar" que a gente faz quando vai instalar um sistema operacional no VirtualBox, nada mais é do que formatar aquele arquivo (HD virtual) sem afetar qualquer partição física do disco.

Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 11:56 »
Se você ainda tiver dúvidas dá uma olhada neste tutorial bem completo  sobre o virtualbox, voltado para usuários Ubuntu 7.10 http://rapidshare.com/files/75824509/virtualbox.pdf.html e este outro link muito útil http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7506&pagina=2.

Espero que ajude mais alguém!
estou sem computador pessoal no momento...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2010, 09:41 »
Colega quando vc cria a máquina virtual no VirtualBox, ele pede pra vc criar um HD virtual ou selecionar um já existente...

E o que é esse HD Virtual? É um espaço em disco (na verdade um arquivo) da sua partição linux ou windows (depende do SO) que o VirtualBox usa para a virtualização...

Portanto esse "formatar" que a gente faz quando vai instalar um sistema operacional no VirtualBox, nada mais é do que formatar aquele arquivo (HD virtual) sem afetar qualquer partição física do disco.

ressuscitando esse tópico, então instalar +1 de um sistema operacional pode ocorrer em simular 2hds virtuais? ou usar o mesmo, aí teria toda aquela coisa do grub?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2010, 09:58 »
Colega quando vc cria a máquina virtual no VirtualBox, ele pede pra vc criar um HD virtual ou selecionar um já existente...

E o que é esse HD Virtual? É um espaço em disco (na verdade um arquivo) da sua partição linux ou windows (depende do SO) que o VirtualBox usa para a virtualização...

Portanto esse "formatar" que a gente faz quando vai instalar um sistema operacional no VirtualBox, nada mais é do que formatar aquele arquivo (HD virtual) sem afetar qualquer partição física do disco.

ressuscitando esse tópico, então instalar +1 de um sistema operacional pode ocorrer em simular 2hds virtuais? ou usar o mesmo, aí teria toda aquela coisa do grub?

Não entendi bem sua duvida rjbgbo , mas vo explicar o que eu acho que entendi de sua pergunta =P...Quando vc vai instalar um SO em uma maquina virtual vc tem que criar um HD virtual pra instalar o SO nele , como dito pelo Markos , então vc pode instalar vários SO's diferentes usando varios HD's virtuais diferentes.
Se não for esta sua duvida posta ai de novo pra ajudarmos vc.  ;)
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: VirtualBox E Ubuntu [resolvido]
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2010, 11:19 »
zeroday era exata/ isso que estava em dúvida, muito obrigado.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, 11:21 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2010, 13:21 »
Colega quando vc cria a máquina virtual no VirtualBox, ele pede pra vc criar um HD virtual ou selecionar um já existente...

E o que é esse HD Virtual? É um espaço em disco (na verdade um arquivo) da sua partição linux ou windows (depende do SO) que o VirtualBox usa para a virtualização...

Portanto esse "formatar" que a gente faz quando vai instalar um sistema operacional no VirtualBox, nada mais é do que formatar aquele arquivo (HD virtual) sem afetar qualquer partição física do disco.

ressuscitando esse tópico, então instalar +1 de um sistema operacional pode ocorrer em simular 2hds virtuais? ou usar o mesmo, aí teria toda aquela coisa do grub?

rjbgbo
voce pode criar váris hds virtuais e instalar um SO em cada um deles separadamente e ai ao abrir o virtualbox voce escolhe qual 'HD' voce quer inicializar

outra opção é você quando for instalar um SO particionar o HD e instalar 2 SO no HD craindo ainda o GRUB etc etc

acho melhor criar HDs virtuais
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2010, 13:52 »
Eh na minha opiniao a grande beleza do virtualbox , poder testar programas e SO's sem ter que ficar instalando no HD fisico.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

alarcon

  • Visitante
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:54 »
Eh na minha opiniao a grande beleza do virtualbox , poder testar programas e SO's sem ter que ficar instalando no HD fisico.

Se bem que não é bem assim, pois o HD virtual é sim gravado no HD como um arquivo dinâmico (se vc configurou assim) dentro do Ubuntu que cresce conforme você instala coisas no sistema operacional virtualizado. A vantagem é de ser deletado como um arquivo comum, mas que continua sendo gravado no HD físico a isso continua sim :D, entretanto entendi o que quis dizer.

Uma grande vantagem da virtualização que observo é poder ministrar aulas de instalação de sistemas operacionais em dual-boot (ou trial etc) por isso, para quem tem um HD com grande capacidade, acho que seria melhor criar um HD virtual grande e lá instalar mais de um SO até para poder testar o grub, várias partições etc, do que ficar criando um HD virtual para cada SO. Talvez seja mais difícil fazer isso, nunca fiz, mas acredito ser possível.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:55 »
abdo, já cansei do dual-boot, foi bom descobrir esse virtual box.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2010, 17:23 »
abdo, já cansei do dual-boot, foi bom descobrir esse virtual box.

O VitualBox é excelente, eu particularmente recomendo a do Sun (não gosto muito da OSE), ele pega espaços vazio em seu hd e separa pra criar um hd virtual, não tem risco algum de danificar o primeiro hd, o que pode acontecer é estorar o espaço em disco (depende do seu hd). Qualquer dúvida só postar.



PS: Meu querido, to até com saudades suas, te esperando até hoje no msn pra gente editar as wikis
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2010, 18:12 »

O VitualBox é excelente, eu particularmente recomendo a do Sun (não gosto muito da OSE)
[/quote]
Concordo plenamente , o da sun alem de ser o mais facil de tds , na minha opiniao , nunca tive nenhum tipo de problema com ele.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: VirtualBox E Ubuntu
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2010, 18:19 »

Uma grande vantagem da virtualização que observo é poder ministrar aulas de instalação de sistemas operacionais em dual-boot (ou trial etc) por isso, para quem tem um HD com grande capacidade, acho que seria melhor criar um HD virtual grande e lá instalar mais de um SO até para poder testar o grub, várias partições etc, do que ficar criando um HD virtual para cada SO. Talvez seja mais difícil fazer isso, nunca fiz, mas acredito ser possível.

boa noite alarcon
realmente para ministrar aulas o ideal realmente é criar varias partições e instalar um ou mais sistemas em dual/trial boot, agora para quem quer ter um sistema alternativo [win] para abrir programas específicos ou ir testando novas distros a opção de criar vários hds virtuais torna mais prático o uso e instalação dos sistemas.
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png