Autor Tópico: Ubuntu 7.10 trava ao colocar senha wep com a placa wirelles(RESOLVIDO)  (Lida 3471 vezes)

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Amigos estou com um grande problema, minha placa wirelles é:
00:0b.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8180L 802.11b MAC (rev 20)
É uma placa da Realteck RTL8180L, ela foi detectada automaticamente pelo Ubuntu 7.10, eu consigo ver as redes disponíveis, porém quando coloco o essid e vou colocar a chave wep hexadecimal trava tudo e fica piscando duas teclas acima do teclado numérico(Caps Lock e Scrool Look), trava geral, só reiniciando mesmo. Ontem terminei de baixar o Gutsy na maior expectativa e ao rodar o Live CD deu esse problema. Até que o fato de enxergar as redes e não conectar é aceitável, pois podemos procurar a solução; agora esses travamentos, pelo amor de Deus, reiniciei ontem o Ubuntu 7.10 mais do que qualquer instalação do windows. Isso deixa a gente nervoso, gostaria de ajuda, gostaria de atualizar meu sitema, pois até hoje estou no 6.10.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 17:04 por Zeca »
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 trava ao colocar senha wep hexadecimal com a placa Realteck RTL8
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2007, 12:46 »
Acho que a solução pra esse problema com a placa da realteck rtl8180l se encontra nesse link, mas como não sou fluente em inglês, alguém poderia traduzir o que diz nesse link abaixo:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=584046&page=2
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 trava ao colocar senha wep com a placa wirelles(RESOLVIDO)
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2007, 17:16 »
Pesquisei, fui atrás e achei a solução, que é a seguinte:

Primeiro coloque o drive nativo na lista negra: sudo gedit  /etc/modprobe.d/blacklist e acrescente as 03 linhas ao arquivo.
blacklist r818x
blacklist r8180
blacklist rtl8180

Com isso o drive nativo não é carregado. Depois coloquei o CD do Ubuntu 7.10 no drive de CD e instalei o ndiswrapper com o comando: sudo apt-get install ndiswrapper. Depois é só baixar o drive da placa e instalar conforme abaixo:


# ndiswrapper -i net8180.inf (instala o drive do windows xp)
# ndiswrapper -l (checa se o drive instalou legal e lista ele)

# modprobe ndiswrapper (carrega o módulo)

# ndiswrapper -m (faz o módulo carregar na inicialização do sistema)

#iwconfig wlan0 essid sua_rede (verifique ESSID do seu provedor).
#iwconfig wlan0 mode managed
#ifconfig wlan0 xxx.xxx.x.x netmask 255.255.255.252 up (seu IP e máscara).
#route add default gw xxx.xxx.x.x dev wlan0 (coloque o seu gateway)
No meu caso, a minha placa wireless foi reconhecida como wlan0.
Verifique com o comando:
$iwconfig
Se for reconhecida como ra0, apenas substitua.
Para finalizar, vá no arquivo "/etc/resolv.conf" e digite aqui o DNS do seu provedo. Faça isso como sudo.

nameserver xxx.xxx.x.x
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 trava ao colocar senha wep com a placa wirelles(RESOLVIDO)
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2007, 09:06 »
O problema agora foi que a conexão não foi salva, ao reiniciar o PC tenho que fazer todo procedimento novamente.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Redley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 7.10 trava ao colocar senha wep com a placa wirelles(RESOLVIDO)
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2007, 10:23 »
Consegui!! ;D
Consegui instalar o ndiswrapper 1.49, depois com ele instalei o driver net8185.in do windows, so que pra isso têm um segredo que pelo visto ninguem sabe!!! Eu descobri quando tentei instalar o ndiswrapper, é q pra instalar ele têm q instalar dois arquivos que estaum em "desempenho" lá no gerenciador synaptic, sem eles o ndiswrapper naum instala e consecutivamente o usuario naum consegue instalar o driver do windows.
Eu criei as linhas la na blacklist, mas naum sei se isso funciona.

Agora já tô achando sinal aqui, mas naum tô conseguindo pingar e nem conectar com o provedor, têm algum detalhe q ainda naum acertei.

Editei o arquivo /etc/network/interfaces de varias maneiras e naum consegui...

Alguma dica?