HD em EXT3 consome 5% para Root

Iniciado por Hawker Hurricane AII, 27 de Outubro de 2007, 00:36

tópico anterior - próximo tópico

Hawker Hurricane AII

Beleza gente

Seguinte, eu tenho dois HDs aqui, um de 80GB, que é usado para a swap (512MB) e o resto para o sistema, incluindo a Home. O outro HD é de 250GB, e eu pretendo usá-lo como depósito de dados mesmo. Sendo assim tenho três partições, uma swap e duas em EXT3.

O primeiro problema é que percebi que estou perdendo muito espaço, pois o sistema formatado em EXT3 está me reservando (sem eu pedir) 5% do espaço total para o root. Então eu queria saber como deixar o HD zerinho, totalmente alocado para o meu usuário, sem reservas ou cotas.

O segundo problema, é como dar de uma vez por todas permissão TOTAL de escrita/leitura para o meu usuário, sendo que este espaço é justamente para mim largar dados.

Segue uma imagem para ajudar.

Obrigado
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

homerofr

Herr Hawker Hurricane AII Flugzeugführer.

Eu estou com os mesmos problemas de hd que você. Se conseguir dar cabo dos problemas relatados, favor postar o caminho correto para a devida resolução.

Homm.

Hqxriven

Opa...

tune2fs -m3 /dev/hdax (ou sda se for sata e x e o numero)

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Hawker Hurricane AII

Ah que feio, me esqueci de dar fim nesta dúvida. Ainda bem que o fórum avisa via e-mail. Bom, vamos lá hehehe.

Cara, eu apenas coloquei um sufixo depois do mkfs.ext3. Daí tu pode estipular quantos por cento tu quer reservar para o root. Só que eu não me lembro mais do comando. Vou ver onde eu tinha lido isso. Daqui a pouco eu respondo.

Falou

Edit:

Soh dar um mkfs.ext3 -m0 (zero por cento reservado) que vai beleza. Para mais informação mkfs.ext3 --help

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB

Hqxriven

Citartune2fs -m3 /dev/hdax (ou sda se for sata e x e o numero)

Fiz assim e mudou na mesma hora tanto no root como no usuário...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Hawker Hurricane AII

Sim, é que quando eu crio as partições eu formato com mkfs. Daí já aproveito e coloco o parâmetro -m0 que não reserva nada para o root, afinal o sistema está instalado em outro disco, não preciso de mais reservas.

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB