Autor Tópico: Como executar um programa q nao esteja no Menu? [ Resolvido ]  (Lida 1633 vezes)

Offline n1cotine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como executar um programa q nao esteja no Menu? [ Resolvido ]
« Online: 26 de Outubro de 2007, 21:15 »
Pessoal,

Primeiramente fico feliz em conhecer esse fórum! acabei de entrar pro Ubuntu :)

Instalei alguns programas, como o privoxy, q/ não aparecem em nenhum menu (aplicacoes, locais, sistema) ... Pelo Synaptic eu consigo ver qs arquivos ele instalou... mas como vou saber o executavel do programa q devo rodar? Procurei no HD mas não achei nenhum arquivo pra eu clicar e abrir o programa...

Obrigado!!!
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 19:30 por n1cotine »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como executar um programa q nao esteja no Menu?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 21:29 »
Seja bem-vindo!...

Há duas maneiras:

- Pressione ALT+F2 e na janela que se abrir digite o nome do programa;

- Abra o Terminal ( Acessórios> Terminal) e digite o nome do programa.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como executar um programa q nao esteja no Menu?
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2007, 15:16 »
Seja bem vindo! :D

Você pode também ir em /usr/bin e procurar o aplicativo que você quer executar (os executáveis dos programas no Linux ficam nesta pasta), só clicar duas vezes e pronto! :D

Ou se você preferir, você pode criar um atalho manualmente, para fazer isto, vá em Aplicações e clique com o botão direito do Mouse e escolha Editar Menus, daí escolha a sessão que você julga adequada ao aplicativo que você criará o atalho e clique em + Novo intem, daí é só colocar o nome do programa e o comando que o executa. Pra saber qual é o comando que o executa exatamente é só procurar em /usr/bin, pronto! Se você quiser pode colocar um ícone no seu atalho, é só navegar pelo sistema e procuar um ícone adequado, geralmente os ícones ficam em /usr/share/pixpmaps ou /usr/share/icons.

Espero ter ajudado :D

Abraço e até mais.

Offline n1cotine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como executar um programa q nao esteja no Menu?
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2007, 16:35 »
Muito obrigado kernel_script e VB5!! Ajudaram mesmo!!!  :)

não conseguia achar antes 3 programas: bitchx, mercury e privoxy. Com o alt + f2 consegui achar o mercury .. dai rodei ele pelo terminal e deu erro dizendo q nao tinha java instalado, entao entedi como resolver o prob. e acha-lo hehe

o bitchx e mercury consegui achar/rodar pelo usr/bin .. procurando por ctrl + f

o privoxy (excelente anti-banner/popup) continuou invisível pelos metodos ensinados, nao sei o pq.. mas eu descobri q bastou configurar o proxy no Firefox p/ ele, q o privoxy roda sozinho ... mesmo sem abri-lo, ao entrar no firefox devidamente configurado, sempre q eu entro numa página o privoxy está em background funcionando :)

a dica sobre Editar menus também foi mt útil.

Valeu pelo post :) Abraços.

alarcon

  • Visitante
Re: Como executar um programa q nao esteja no Menu?
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2007, 16:48 »
Olha só muitas vezes é necessário reiniciar a interface gráfica para o ícone aparecer. Sei que o Mercury cria o ícone em Aplicações > internet > Mercury, se ele foi corretamente instalado. Caso não apareça é só reiniciar o X que ele aparece lá.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como executar um programa q nao esteja no Menu?
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:12 »
Opa, beleza n1cotine, se você conseguir resolver tudo aí, eu gostaria de fazer uma sugestão: você poderia adicionar [Resolvido] ao nome do seu tópico, Isso ajuda bastante à quem está procurando e tentando resolver o mesmo problema que você teve :D

Abraço e até mais.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 18:14 por kErNeL_sCrIpT »