rjbgbo isto é que é comunidade, onde as melhores respostas são feitas pela união de várias idéias de vários membros do fórum, então tem mesmo é que intrometer, e dizer em que não concorda.
Bem, eu acabei fazendo algo que não gosto muito, coloquei uma possibilidade sem falar das consequências. Bem, eu escrevi em outro tópico (esta semana mesmo) falando sobre estas preocupações que sempre tivemos sobre o temporário, ou cache, encher o HD mas esquecemos que os HD's hoje não tem mais 20 Gb, 10 Gb, até alguns poucos Mega Bytes, e sim 160 Gb e até muito maiores, portanto a preocupação com limpeza de disco se justifica em pouquíssimos casos, ainda mais que a pasta temp do linux realmente não junta lixo.
Eu particularmente realmente limpo o cache do meu sistema, mantendo sempre aquele diretório limpo, mas não posso ser levado em consideração, visto que mantenho em um dos servidores aqui, devidamente salvos, os caches do Brezzy, Dapper, Edgy e Feisty, o que facilita em muito a instalação (ou reinstalação) de um equipamento.
Por fim acho esta solução muito mais prática do que usar o APTonCD, que já usei e achei muito bom, mas mais trabalhoso do que apenas copiar os arquivos para o diretório /var/cache/apt/archives.
Claro esta visão é minha, e é bastante particular, e nem deve ser seguida por um Usuário iniciante, dada a facilidade e praticidade que o APTonCD apresenta.
Valeu a excelente explicação e complementação dada ao tópico.
[]'s
Cristiano.