Autor Tópico: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux? (obrigado pelas dicas)  (Lida 15895 vezes)

Offline norio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Sempre usei o Windows e agora estou experimentando o Linux (Ubuntu 7.10). No wndows eu fazia sempre uma limpeza, usando o CClear ou outro programa para fazer uma limpeza geral. No linux, como faco para limpar as coisas que nao são mais necessarias?
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 06:21 por norio »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux?
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2007, 13:29 »
O temporário é deletado a cada boot, então você pode limpar o cache do apt, isto se você esta instalando muito coisa, ou atualizando sua máquina.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean
Devem ter outros logs que você pode limpar, mas acredito que não vá surtir nenhum efeito visível assim.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux?
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2007, 15:53 »
apt-get autoremove

Ajuda tambem, ele retira dependencias que vc não está usando mais
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux?
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2007, 17:09 »
Legal pelas dicas, fiz aqui , ficou mais rápido e melhorou o som.

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux?
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2007, 17:15 »
Se quiser mando para vc um script que faz isso automaticamente!! rsrsrs (sabe como é, to estudando programação ai fiz uma coisa diferente de "Óla Mundo!")
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux?
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2007, 22:43 »
O temporário é deletado a cada boot, então você pode limpar o cache do apt, isto se você esta instalando muito coisa, ou atualizando sua máquina.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean
Devem ter outros logs que você pode limpar, mas acredito que não vá surtir nenhum efeito visível assim.

[]'s

Cristiano

Me desculpe amigo Cristiano pela intromissão, mas gostaria de alertar ao amigo norio sobre o perigo de se limpar o cache do apt.

Acontece amigo norio que vc deve começar a se acostumar a pensar que GNU/Linux é um SO e o Windows é outro, as coisas por aqui são aperfeiçoadas. E ñ precisamos ficar nos preocupando c/ 'certas limpezas', desfragmentações, vírus, anti isso e aquilo, como no Windows.

Por exemplo, qtas vezes instalamos um programa p/ testar ñ gostamos, o desinstalamos, mas depois resolvemos optar por ele. Pois é o GNU/Linux tem esse poder.
É como se ele guardasse num local que ñ vai incomodar o SO.
P/ isso o cache do apt deve ser mantido.

Dê uma lida sobre o projeto APTonCD: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9742.0
Tu vai começar a entender que digo entre, outras facilidades no mundo GNU/Linux.

também ainda sou usuário do Windows, mas te digo que esse SO ñ chega aos pés do GNU/Linux.
E vc vai descobrir isso c/ o passar do tempo, como eu também descobri

P/ finalizar o única coisa que uso qdo preciso retirar um programa é o comando sudo apt-get autoremove - como se referiu o amigo Willdoidao.
Ali só elimino os pacotes descenessários que o GNU/Linux indica que ñ estão sendo usados mais.

Desse jeito preservo meu cache do apt. E fico tranqüilo p/ usufruir da praticidade que o APTonCD dá a nós felizardos usuários GNU/Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como fazer uma limpeza, tipo CClear, no Linux? (obrigado pelas dicas)
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2007, 10:09 »
rjbgbo isto é que é comunidade, onde as melhores respostas são feitas pela união de várias idéias de vários membros do fórum, então tem mesmo é que intrometer, e dizer em que não concorda.

Bem, eu acabei fazendo algo que não gosto muito, coloquei uma possibilidade sem falar das consequências. Bem, eu escrevi em outro tópico (esta semana mesmo) falando sobre estas preocupações que sempre tivemos sobre o temporário, ou cache, encher o HD mas esquecemos que os HD's hoje não tem mais 20 Gb, 10 Gb, até alguns poucos Mega Bytes, e sim 160 Gb e até muito maiores, portanto a preocupação com limpeza de disco se justifica em pouquíssimos casos, ainda mais que a pasta temp do linux realmente não junta lixo.

Eu particularmente realmente limpo o cache do meu sistema, mantendo sempre aquele diretório limpo, mas não posso ser levado em consideração, visto que mantenho em um dos servidores aqui, devidamente salvos, os caches do Brezzy, Dapper, Edgy e Feisty, o que facilita em muito a instalação (ou reinstalação) de um equipamento.

Por fim acho esta solução muito mais prática do que usar o APTonCD, que já usei e achei muito bom, mas mais trabalhoso do que apenas copiar os arquivos para o diretório /var/cache/apt/archives.

Claro esta visão é minha, e é bastante particular,  e nem deve ser seguida por um Usuário iniciante, dada a facilidade e praticidade que o APTonCD apresenta.

Valeu a excelente explicação e complementação dada ao tópico.

[]'s

Cristiano.

« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 10:11 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!