Autor Tópico: Preciso "replicar" uma instalação do Kubuntu em 20 máquinas iguais, é possível?  (Lida 4069 vezes)

Offline kleber_romano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Oi pessoal, a situação é a seguinte:

Trabalho num laboratório de informática educativa, uma das premissas dele é o uso de software livre. Durante muito tempo foi utilizado o Muriqui Linux como distribuição de trabalho, só que desde o início de seu uso, o Muriqui mostrou-se extremamente instável, tornando o trabalho com os alunos quase impraticável em alguns momentos. recentemente consegui convencer minha chefia a migrar para o Kubuntu (a preferência geral em nosso laboratório é o KDE), por questões de compatibilidade, suporte e documentação. O problema é: temos 20 máquinas Positivo on-board, com celeron D de 2.53 G, hd de 80 Gb, e memória de 512, além dessas mais 10 Itautecs com a mesma configuração.
Devido o fato de usarmos uma série de softwares educativos selecionados seria interessante se pudéssemos fazer a instalação padrão em uma máquina, replicando-a depois para as outras. Fizemos uso do Norton Ghost e um pendrive de 8 Gb para essa tarefa, mas, quando utilizava-mos a imagem todas as máquinas replicadas não iniciavam devido a erros de partição. Tenho grande urgência em resolver esse problema, por isso preciso da ajuda de vocês.

alexcosta67

  • Visitante

Offline kleber_romano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Tendo feito uma leitura rápida no endereço que vc deu, acho que o recosntructor não supriria a contento minha necessidade, possivelmente devido ao espaço demandado e pela quantidade de aplicações a ser instalada. O mais prático seria poder fazer uma cópia do hd ao estilo do Norton Ghost, o que eliminaria pelo menos a preocupação com a limitação de espaço.


Mesmo assim muito obrigado, Alex.  ;)

alexcosta67

  • Visitante
Pesquise no google.

achei isso:
não sei se é bom.

http://news.softpedia.com/news/Ghost-for-Linux-24383.shtml

abraço.


EDITADO:

Existe uma ferramenta chamada dd.

http://www.guiadohardware.net/artigos/clonar-ghost/

« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 15:26 por alexcosta67 »

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Preciso "replicar" uma instalação do Kubuntu em 20 máquinas iguais, é possív
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2007, 22:39 »
Tente usar o Mondo que está no repositório do Ubuntu:

$ sudo apt-get install mondo

AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline jaiderazevedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Preciso "replicar" uma instalação do Kubuntu em 20 máquinas iguais, é possív
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2007, 23:03 »
Companheiro, se vc puder abrir as CPU, basta colocar o HD no qual estah instalado o seu Kubuntu, ir no terminal e digitar: "dmesg | grep hd" sem as aspas. Isso irah te mostrar os seus 2 HD. Por exemplo, se vc co0locou o HD no qual estah instalado o Kubuntu como slave na IDE1 e o HD de destino eh o master na IDE1, entao seu comando para copiar seria:

dd if=/dev/hda of=/dev/hdb

Ai, eh so aguardar que a copia seria feita bit a bit. Isso demora cerca de 10 a 15 minutos se seu HD tiver muita coisa instalada. Depois eh soh startar sua makina nova que ela funciona redondinha... faço isso regularmente no meu trabalho.

Espero que resolva. Abraços

Jaider

Offline kleber_romano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Preciso "replicar" uma instalação do Kubuntu em 20 máquinas iguais, é possív
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2007, 19:28 »
Infelizmente, abrir as máquinas não é uma opção pois as mesmas ainda estão em garantia, mas vou tentar o Mondo, e dou um retorno assim que possível.


Muito obrigado a todos!

arlei

  • Visitante
Re: Preciso "replicar" uma instalação do Kubuntu em 20 máquinas iguais, é possív
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2007, 10:30 »
Olá kleber_romano.

Procure aqui mesmo no fórum por Partimage que encontrará muitos tópicos a respeito, sendo que funciona muitíssimo bem a este seu propósito, eu uso e recomendo.

T+
Arlei

alarcon

  • Visitante
Se as discas dos nobres colegas de fórum não forem ainda satisfatórias, procure no google por G4U ( Ghost for Unix). Como exemplo veja:

Citar
O G4U é uma ferramenta alternativa para a clonagem de discos. Criada em NetBSD, ela possibilita a clonagem de discos rígidos usando o serviço de FTP através de um disquete ou CD
fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1814


Citar
Uma grande dificuldade de administradores de sistema é a perda de tempo quando o assunto é reinstalar o sistema. Quando temos várias máquinas com o mesmo hardware (ou parecido) podemos fazer a clonagem dos HD. Para este fim temos vários programas que fazem a clonagem mas no geral só podem ser feitos abrindo as máquinas e colocando o HD a ser clonado como master e o HD novo como slave. Este procedimento gera uma série de transtornos como ter que abrir as máquinas e algumas vezes o HD tem de ser iguais, sem contar que vc só pode fazer uma máquina por vez.
fonte: http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/Adm/G4U

« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 14:08 por alarcon »