compartilhar pasta

Iniciado por maria, 23 de Outubro de 2007, 15:12

tópico anterior - próximo tópico

maria

Eu compartilhei uma pasta em computador com ubuntu 7.04 e depois no outro eu montei a pasta compartilhada usando mount -t nfs 192.168.0.2:/home/cr /home/cr2/cr mas deu o seguinte erro e não fez: mount.nfs:mount to NFS server "192.168.0.5" failed: system error: no route to host.
Outra coisa como que eu faço para quando a máquina for desligada não desfaça essa montagem.

clcampos

Citação de: maria online 23 de Outubro de 2007, 15:12
Eu compartilhei uma pasta em computador com ubuntu 7.04 e depois no outro eu montei a pasta compartilhada usando mount -t nfs 192.168.0.2:/home/cr /home/cr2/cr mas deu o seguinte erro e não fez: mount.nfs:mount to NFS server "192.168.0.5" failed: system error: no route to host.

Como fez o compartilhamento no micro "servidor"? Talvez isto ajude, não é só sobre NFS mas fala dele também.

CitarOutra coisa como que eu faço para quando a máquina for desligada não desfaça essa montagem.

Faça a montagem pelo /etc/fstab, e desde que o servidor esteja logado o diretório será montado automaticamente.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

maria

Como que eu faço para usar /etc/fstab para fazer as montagens.

clcampos

Citação de: maria online 26 de Outubro de 2007, 10:12
Como que eu faço para usar /etc/fstab para fazer as montagens.

Se esta usando o NFS adicione a seguinte linha ao fstab:

CitarIP:/Pasta-Exportada    /Ponto-de-Montagem    NFS    defaults     0     0

Onde:

• IP: É o endereço IP do PC servidor
  • /Pasta-Exportada: Pasta exportada através do NFS (listada em /etc/exports)
  • /Ponto-de-Montagem: Diretório local onde as informações estarão disponíveis

Vou deixar um exemplo de como uso aqui:

Citar192.168.1.3:/home   /home    NFS    defaults   0     0

E para editar o arquivo /etc/fstab:

sudo gedit /etc/fstab

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

maria

Eu fiz pelo /etc/fstab mas não mountou outra coisa eu criei um compartilhamento no formato SMB para windows mas quando eu vou em uma máquina com windows é localizada a máquina mas não consigo visualizar o conteúdo pede usuário e senha para conectar eu informo mas dá uma mensagem de erro dizendo que não conseguiu logar.

clcampos

No final das contas você usou NFS ou SAMBA para fazer seu compartilhamento?

Citar... eu montei a pasta compartilhada usando mount -t nfs 192.168.0.2:/home/cr /home/cr2/cr mas deu o seguinte erro e não fez: mount.nfs:mount to NFS server ....

Citar... eu criei um compartilhamento no formato SMB para windows ...
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

maria

Eu preciso compartilhar todas os computadores com windows e ubuntu o que é melhor fazer.

clcampos

Para compartilhar diretórios de Linux para Linux você pode usar o NFS. Abaixo segue informação sobre o NFS, retiradas daqui:

Citar....
NFS: Acrónimo para Network File System. Ele tem por função permitir o compartilhamento de pastas de uma determinado equipamento (Servidor) para outros (Estações) através de uma rede. Através dele o usuário pode a acessar suas pastas, gravadas em um servidor remoto, como se fossem arquivos locais.

....

2.2 – NFS

Os seguintes daemons são necessários para o funcionamento do NFS:

nfsdO daemon NFS, que atende as requisições dos clientes
mountdO daemon de montagem do NFS
portmapO daemon portmapper permite que clientes descubram em que porta o servidor esta utilizando
nfsiodEste daemon é opcional e roda no lado do cliente. O nfsiod atende às solicitações do servidor NFS. Apesar de sua existência não obrigatória para a operação correta do NFS ele aumenta o desempenho.

Para o funcionamento do NFS em nosso servidor instalamos o pacote nfs-kernel-server (já que o ubuntu é uma distribuição derivada do debian), como segue:

$ sudo -s
Password: *****
# apt-get install  nfs-kernel-server
......

Após a instalação do pacote e suas dependências seguiu-se a configuração do serviço. Para a configuração do serviço basta editar o seguinte arquivo:

/etc/exports: Este arquivo especifica quais sistemas de arquivos o NFS deve exportar, quais máquinas poderão ter acesso a ele na rede e que permissões elas terão (somente leitura, leitura e escrita e etc) sobre este sistema de arquivos. Existem outras opções que poderão ser usadas aqui.

# cat /etc/exports
# /etc/exports: the access control list for filesystems which may be exported
#               to NFS clients.  See exports(5).
/home            192.168.0.*(rw,sync)
#

No caso estamos exportando a pasta /home, para as máquinas com IP 192.168.0.[1-255], permitindo leitura e gravação nesta pasta.

Após a edição do arquivo basta "startar" o serviço, e para tanto:

# cd /etc/init.d
# ./nfs-kernel-server start
......

Vale lembrar que este tutorial esta tomando por base o Ubuntu, mas caso você esteja realizando a instalação em um sistema operacional que não seja derivado do debian para "startar" o serviço você derá executar os seguintes comandos:

# cd /etc/init.d
# ./portmap start
.....
# ./nfs start
......

Para a configuração do cliente NFS basta instalar o pacote nfs-kernel-server (conforme já foi explicado) e proceder com a montagem do sistema de arquivos. Para tanto execute:

# mount -t nfs <IP do Servidor>:/Caminho/Pasta_Servidor /Ponto_de_Montagem
#

IP do Servidor: IP dá máquina em que foi configurado o servidor NFS
/Caminho/Pasta_Servidor: Uma das pastas relacionadas no arquivo /etc/exports no servidor NFS. No nosso caso /home
/Ponto_de_Montagem: O local em que deseja-se montar a pasta do servidor. No nosso caso, para que a pasta /home seja acessada de forma transparente pelo usuário, usaremos como ponto de montagem a pasta /home da estação.

Para automatizar o processo de montagem da pasta durante o boot basta editar o arquivo /etc/fstab e inserir nele a linha correspondente à pasta em questão, conforme exemplo abaixo:

# cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system>  <mount point>   <type>        <options>       <dump>  <pass>
proc             /proc            proc         defaults        0       0
/dev/hdd2        /                reiserfs     notail          0       1
/dev/hdd1        none             swap         sw              0       0
/dev/hdc         /media/cdrom0    udf,iso9660  user,noauto     0       0
192.168.0.3:/home /home            nfs          defaults        0       0
#

Já para compartilhar diretórios de Linux para Windows você deve usar o SAMBA. Segue um excelente texto sobre ele:

Configurando um servidor Samba
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

maria

Eu compartilhei minhas pastas no modo smb mas quando tento abrir os arquivos do openoffice 2.3 pela rede dá a seguinte mensagem: Ocorreu um erro geral da internet.