Autor Tópico: A instalação trava em "configurando o apt"  (Lida 5748 vezes)

Offline marciovinicius

• Usuário Ubuntu
  • *
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
A instalação trava em "configurando o apt"
« Online: 22 de Outubro de 2007, 22:07 »
Caros colegas,
estou tentando instalar (a partir do zero o Ubuntu 7.10 - já formatei a partição onde estava o 7.04) porém infelizmente a instalação pára em "Configurando o apt"... sob a barra de rolagem fica escrito "lendo o espelho" e fica parado. Alguém sabe o que isso significa? Já tentei instalar a partir do Live CD e do Alternate.

Cara, isso é muito frustrante... já li sobre vários bugs que estão aparecendo no Gutsy, mas não esperava que ele fosse me sacanear ainda na instalação...

Por favor, alguém me ajude, pois agora fiquei sem sistema (o grub não foi instalado ainda, logo não consigo nem usar o dual boot)!
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline smileoflans

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Aprendendo !!!
    • Ver perfil
    • Eduardo Mendes Fotografia
Re: A instalação trava em "configurando o apt"
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 22:19 »
Pois e amigo marcio, estou frustrado tambem, tenho o mesmo problema, estou agora postando via livecd, a internet como pode perceber esta normal, mas ele trava em 82%, fica lendo espelho por 30 minutos e depois finaliza a instalacao apresentando apenas o a mensagem de erro que diz que nao foi possivel atualizar e que os repositorios serao comentados no sources.list. Apos reiniciar tenho o dual boot do grub perfeito, exibindo o ubuntu e o vista, o ubuntu entra normal, mas nao faz update com repositorio nehum, como relato neste topico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26816.0.html

Esse tipo de erro eh um problema para um sistema que quer se popularizar, afinal nao parece ser nada simples.

Offline marciovinicius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2007, 00:55 »
Eu acho que o principal problema é que ao menos deveria ter um aviso em algum lugar que o programa de instalação exigiria uma Internet ativa... Na verdade mesmo, acho que não faz o menor sentido o programa de instalação do sistema exigir uma Internet (uma vez que não há nada instalado no PC, como poderia haver Internet ativa).

Acabei resolvendo o problema da seguinte forma:
durante a instalação minha rede foi configurada e desconfigurada algumas vezes... Minha internet requer o pppoeconf para funcionar, mas se eu rodasse o pppoeconf antes de uma destas configuradas e desconfiguradas não ia adiantar nada, pois Internet cairia... Então, fiquei monitorando o ícone da rede (junto ao relógio) e sempre que aparecia "rede conectada por fios" eu rodava o pppoeconfig para entrar na Internet...

Isso pq imaginei que eu estava dependendo exclusivamente da Internet para continuar a instalação... acontece que mesmo assim demorou muito nos 82%, mas lá pras tantas (depois de uns 20 min) estava escrito "baixando languages packages sei lá o q" e um botãozinho ignorar. Cliquei nele e tudo correu como eu esperava que corresse... Aparentemente, o sistema está funcionando bem agora.

Mas que tristeza! De todas as boçalidades que já vi no Ubuntu, essa foi a maior!
Kubuntu 9.04 amd64

Offline Diego 81

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2007, 07:56 »
Eu tive esse mesmo problema, inclusive coloquei um tópico sobre isso. A minha instalação travou nos 85%. Mesmo usando o Alternate. Tem que ir tentando que uma hora vai. Só consegui terminar a instalação na terceira tentativa, quando apareceu uma mensagem de erro na configuração da rede e eu selecionei pra instalar a rede depois, daí funcionou tudo rapidinho.

Offline marciovinicius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:34 »
isso é mal.... pra quem se orgulhava de ter uma instalação super rápida e simples.... antigamente era dada a opção de se instalar coisas pela Internet... aogra ele tenta nos impor algo e quem fica mal é a gente....

Esse Gutsy trouxe muitas inovações, ficou mais bonito, etc., mas por enquanto é só uma decepção...
Kubuntu 9.04 amd64

Offline smileoflans

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Aprendendo !!!
    • Ver perfil
    • Eduardo Mendes Fotografia
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2007, 14:10 »
Bom gente, não obtive resposta nenhuma para meu problema aqui, mas consegui resolver, antes de instalar o ubuntu eu adicionei os seguintes servidores DNS: 4.2.2.2 e 4.2.2.1 , com eles a instalação foi rápida e não deu erro algum e agora o update do apt-get corre normalmente. :D

Offline goldenshura

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2009, 11:47 »
Pessoal...
não identifiquei tópicos sobre a versão 9.04 a mais nova lançada...

também está acontecendo esse erro...
oq fazer?

estou instalando em inglês mesmo...

há outra solução?
"Human knowledge belongs to the world..."
Do filme AntiTrust - Ameaça Virtual...

Offline vendran

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2009, 20:16 »
Me assustei com esse lance do apt-lendo-espelho-travando; fiz como disseram aí, não instalei a rede e a instalação foi feita numa boa!
PS.: o 9.04