Depois da atualização fiquei sem som (NVIDIA MCP65 "ALC883")

Iniciado por gutembergmotta, 21 de Outubro de 2007, 13:34

tópico anterior - próximo tópico

gutembergmotta

Fiz a atualização do Feisty Fawn (7.04) para o Gutsy Gibbon (7.10) pelo "gerenciador de atualizações", com grandes expectativas de instalar o driver nvidia e ver o cubo rodar pela primeira vez no meu computador. A atualização procedeu normalmente, reiniciei, entrei no gnome, instalei facilmente o driver da nvidia e funcionou muito bem os "efeitos de desktop", inclusive o cubo!!! Porém depois de alguns minutos, percebi que o audio não funcionava em lugar nenhum! Nem na entrada do gnome.

Depois de seguir dezenas de tutoriais do google, me dei por vencido. Também tentei alterar a última linha do "/etc/modprobe.d/alsa-base" sem sucesso...

Por um tutorial em inglês, descobri que funciona o som caso eu escolha outro kernel durante a inicialização pelo grub. Confirmado! Apenas no kernel 2.6.22-14 que o som não funciona! Escolho outro kernel como 2.6.20-16 e o audio funciona automaticamente. O comando  "aplay -l" só me retorna algum driver no kernel 2.6.20-16, onde descobri o modelo ALC883 da minha placa de som.

Já tentei de tudo, alguém pode ajudar?

PP188

Aqui tbm estou com um problema de som, depois que atualizei para o Gusty.
Diz que não existe dispositivo instalado.

T+
PP188

truco

Citação de: gutembergmotta online 21 de Outubro de 2007, 13:34
...... instalei facilmente o driver da nvidia e funcionou muito bem os "efeitos de desktop", inclusive o cubo!!! Porém depois de alguns minutos, percebi que o audio não funcionava em lugar nenhum! Nem na entrada do gnome.

Caro Gutembergmota

Comigo não está tão simples assim. Eu tinha o 7.04 com o Beryl funcionando direitinho, com cubo girando e tudo. Fiz o upgrade para o 7.10 e agora não funfa mais. OJá desabilitei o Beryl mas o Gutsy parece não se entender com o driver Nvidia instalado. Você poderia  postar o passo-a-passo que você seguiu para instalar o driver correto ?
Thanks

gutembergmotta

Eu não consegui resolver o som...
Mas percebi que funciona se você escolher outra versão do kernel durante a inicialização no grub...

gutembergmotta

Como eu já falei, para o meu som funcionar, eu tenho que durante a inicialização do grub pressionar "ESC" e escolher uma versão antiga do kernel, como: "Ubuntu 7.10, kernel 2.6.20-15-386", ao invés do correto que seria "Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-386". Porém nessa versão antiga do kernel o driver restrito da nvidia não funciona.
Com as mesmas configurações, olhem o retorno dos seguintes comando de audio:

No "Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-386":
julica@julica-desktop:~$ lspci | grep -i audio
00:07.0 Audio device: nVidia Corporation MCP65 High Definition Audio (rev a1)

julica@julica-desktop:~$ cat /proc/asound/cards
cat: /proc/asound/cards: Arquivo ou diretório inexistente

julica@julica-desktop:~$ asoundconf list

No "Ubuntu 7.10, kernel 2.6.20-15-386":
julica@julica-desktop:~$ lspci | grep -i audio
00:07.0 Audio device: nVidia Corporation MCP65 High Definition Audio (rev a1)

julica@julica-desktop:~$ cat /proc/asound/cards
0 [NVidia         ]: HDA-Intel - HDA NVidia
                      HDA NVidia at 0xfe024000 irq 20

julica@julica-desktop:~$ asoundconf list
Names of available sound cards:
NVidia

marcos_vargens

seu drive de video da nvidia não funciona porque foi compilado com a versão do kernel que você não está usando.
Se vc baixar e compilar para a versão do kernel que vc usa ele vai funcionar.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity