... Acho que parei por aqui mesmo.
Olha pessoal, tá uma saga essa minha placa de vídeo no Ubuntu -
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27344.0.htmlTá uma luta desde. Toda versão é isso. Tem uma receita de bolo p/ seguir p/ instalar uma simples placa de vídeo.
E nessa luta outra vez tive o mesmo problema que tive qdo do 6.10 p/ o 7.04, o Linux tomou conta do PC, ñ tinha domínio do teclado. Conforme a outra vez tive que limpar a minha CMOS. Um baita trabalho, pois tem que abrir o PC.
Dessa vez então, nem tela gráfica pinta mais no Ubuntu.
Já havia feito o update. OK!!! Depois qdo fui mexer na bendita placa de vídeo, PAU!!! Nova/ instalei. PAU, de novo!!!
Como sou teimoso, lá fui eu de novo tentar as receitas de bolo p/ instalar a placa de vídeo. PAU, de novo!!! Sendo que dessa vez lá foi minha sequencia de boot p/ saco. Onde tive nova/ o trabalho acima. Qdo fui entrar no Ubuntu, tela preta de linha de comando. Putz!
Assim ñ dá. Tudo tem limite, agora mesmo, estou escrevendo de minha partição Windows, onde tudo funciona, apesar dos pesares (vírus, etc e tal). Inclusive tô desconfiado da bateria ou talvez precise reinstalar o Windows de novo.
Gosto do Ubuntu, assim como passei a gostar do Linux nesse ano. Mas convenhamos.
Vou fazer o seguinte. Irei reisntalar o Windows, mas irei manter minhas partições ext3, swap e vou testar o Opensuse 10.3, quero ver se nele minha placa de vídeo instala como se deve ser p/ um seer humano normal nos dias de hj. Pretendo passar a deixar que a entrada do Linux se dê via disquete, nada mais de MBR, prefiro deixar o gerenciamento por conta do Windows boot-loader.
Tô escolhendo o OpenSuse, porque ñ quero ficar refem de linha de comando. Estamos num tempo de praticidade. Vi isso no Ubuntu, mas pena que talvez meu hardware e ele ñ se corresponderam tão bem. E olha que comprei um hardware a dedo p/ ser compatível c/ o Linux - scanner Canon, webcam LG, só ñ sabia do caso das placas de vídeo ATI, mas também vejo que muitas Nvidia também dão problema.
Dei uma testada e instalada no Mandriva 2008 aqui esses dias, na hora do desespero. Achei a instalação bem melhor do que a do Ubuntu, por exemplo, nos dá opção de formatar ou ñ a /home - pegou tudonho, até meus favoritos. Optei pelo JDE, pois é a padrão da Madriva, mas real/ depois de 1 ano usando Gnome, o KDE ñ se parece tão prático. Mas a versão liveCD do Gnome do Mandriva, sequer reconhecia minhas partições NTFS.
Depois de instalado notei que o reconhecimento de hardware ñ seria também tão fácil qto no Ubuntu. Já me vi lendo infindáveis receitas de bolo... também/ achei o KDE pesado demais.
Então vou ver como é esse OpenSuse, se for legal fico, senão por hora abandono o meu sonho de Linux. Mas vou acompanhar o Ubuntu, na espera de informações melhores sobrre o 8.04. Se o OpenSuse ñ me satisfazer.
Opa também, é bom mencionar que baixei o lveCD do torrent, como sempre faço. E também tive muito dificuldade p/ o Gutsy reconhecer minha conexão de IP estático. Vou dar uma olhada no CD que encomedei a Canonical, ñ posso sair queimando assim o Gutsy, que no resto rodou muito bem, c/ atualizações dos meus programas já prediletos, muito boas.