Autor Tópico: Como colocar senhas em pastas ?  (Lida 2820 vezes)

Offline guilherme_carraro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Como colocar senhas em pastas ?
« Online: 16 de Outubro de 2007, 03:57 »
Olá pessoal, sou novato em linux e gostaria de saber como eu poderia estar colocando uma senha para proteger o conteúdo de uma pasta?

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Como colocar senhas em pastas ?
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:18 »
senha nunca coloquei, mas acredito que possa ser feito, mas o que eu faço é trocar as permissões para que só o meu usuário possa abrir as pastas. Para isto clique com o direito na pasta vá em propriedades e na aba permissões coloque onde diz "Outros" coloque nas duas opções "nenhum" em "acesso à pasta" e "acesso aos arquivos" e se quiser pode clicar no botão "aplicar permissões à arquivos incluídos, assim todos os arquivos e pastas que estiverem nesta pasta também só poderão ser abertos por você

se quiser você ainda pode ocultar uma pasta ou arquivo colocando um ponto (.) na frente do nome. Por exemplos você tem a pasta "documentos", para oculta-la renomeie-a para ".documentos" depois dê um F5 e a pasta irá sumir. Apertando ctrl + h você pode visualizar os arquivos e pastas ocultas

;)

agora pra por senha não sei te dizer... nunca tentei :P

abraço
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline guilherme_carraro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como colocar senhas em pastas ?
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:35 »
Auei, fiz como vc explicou, mas não deu muito certo aqui.
Fui em propriedade e deixei as opções como vou mostrar abaixo:

Dono: Guilherme
Acesso à Pasta: Acessar arquivos
Acesso ao Arquivo: ---

Grupo: Guilherme
Acesso à Pasta: Nenhum
Acesso ao Arquivo: ---

Outros
Acesso à Pasta: Nenhum
Acesso ao Arquivo: Nenhum

e ainda apliquei a permisão aos arquivos também.

mas a pasta continua sendo acessada normalmente.

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Como colocar senhas em pastas ?
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2007, 19:03 »
senha nunca coloquei, mas acredito que possa ser feito, mas o que eu faço é trocar as permissões para que só o meu usuário possa abrir as pastas. Para isto clique com o direito na pasta vá em propriedades e na aba permissões coloque onde diz "Outros" coloque nas duas opções "nenhum" em "acesso à pasta" e "acesso aos arquivos" e se quiser pode clicar no botão "aplicar permissões à arquivos incluídos, assim todos os arquivos e pastas que estiverem nesta pasta também só poderão ser abertos por você

se quiser você ainda pode ocultar uma pasta ou arquivo colocando um ponto (.) na frente do nome. Por exemplos você tem a pasta "documentos", para oculta-la renomeie-a para ".documentos" depois dê um F5 e a pasta irá sumir. Apertando ctrl + h você pode visualizar os arquivos e pastas ocultas

;)

agora pra por senha não sei te dizer... nunca tentei :P

abraço

veja bem a parte em negrito, somente o seu usuário (no seu caso o usuario Guilherme) poderá acessar as pastas. Enquanto você estiver logado como Guilherme vai poder abri-las normalmente, se você logar com outro usuário e tentar entrar nesta pasta, ela não abrirá e aparecerá um menssagem dizendo que você não tem permissões para abrir esta pasta
;)
Não tente transformar o Linux num Windows