Diretórios sem dono

Iniciado por silverecsi, 28 de Setembro de 2007, 16:17

tópico anterior - próximo tópico

silverecsi

Pessoal, precisei executar um dd no meu HD porque o ubuntu não consegue mas monta-lo e antes que eu comece a fazer minhas experiencias pra tentar salva-lo eu criei uma cópai dele com o comando dd.

O problema é que nessa nova partição eu estou sem acesso aos diretórios do HD.

Quando eu dou um ls -la na partição que recebeu os arquivos do HD danificado apareceu isso aqui:

total 4
drwxr-xr-x 15 root root 432 2007-09-27 18:39 .
drwxr-xr-x  6 root root 224 2007-09-26 09:06 ..
?---------  ? ?    ?      ?                ? amule
?---------  ? ?    ?      ?                ? Apostilas
?---------  ? ?    ?      ?                ? Backup MSN
?---------  ? ?    ?      ?                ? c
?---------  ? ?    ?      ?                ? download
?---------  ? ?    ?      ?                ? Drivers
?---------  ? ?    ?      ?                ? fileserver
?---------  ? ?    ?      ?                ? Fotos
-rw-r--r--  1 root root  24 2007-08-10 20:35 godaddy.txt
?---------  ? ?    ?      ?                ? home
?---------  ? ?    ?      ?                ? MP3
?---------  ? ?    ?      ?                ? Programas
?---------  ? ?    ?      ?                ? vivi.txt

Detalhe que todos os diretórios estão com a cor vermelha. Alguém poderia me ajudar?

Alguns comandos já foram tentados como chown chmod chattr e chgrp.

Atenciosamente
-
Intel Core2Dual 2.0 Ghz
2 GB Mem. RAM

clcampos

silverecsi você formatou seu HD? Mudou alguma coisa? Aparentemente seus arquivos foram copiados sem os atributos de dono, grupo e permissão, ou seu sistema pode não estar conseguindo ler estas informações.

Isto não é tão anormal assim, pode acontecer por vários motivos, por exemplo, imaginemos que tenha formatado seu PC, e mesmo criando um usuário com exatamente mesmo nome ele pode ter número diferente no arquivo /etc/passwd do que tinha na instalação anterior, e isto por sí só já seria um problema.

Acho que o caminho é mesmo o que esta seguindo, só que tem que ter direitos de root para isto. Antes de executar os comandos faça:

$ sudo -s
senha:
#

ou

$ sudo su
senha:
#

Após isto tente:

- Para dono/grupo:

# chown -R USUARIO:USUARIO pasta

- Para permissões:

# chmod -R PERMISSAO pasta

Entenda que precisa trocar os termos USUARIO, PERMISSAO, e pasta para os dados corretos em seu sistema. Caso ainda de erro reporte a mensagem de erro exata para tentarmos ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

silverecsi

clcampos obrigado pela ajuda! Mas creio que o problema ainda não foi solucionado. Após esse problema eu não precisei reinstalar o Ubuntu já que esse HD é apenas para armazenar dados, e não onde o sistema está instalado.

Nenhum usuário foi adicionado ou removido ou seja, o sistema continua perfeitamente igual ao quer era no momento do problema.

Segue o que foi feito após suas dicas:

silver@silver:~$ sudo su
Password:
root@silver:/home/silver# chown -R silver:silver /media/hda3/MP3
chown: impossível acessar `/media/hda3/MP3': Permissão negada

root@silver:/home/silver# chown -R root:root /media/hda3/MP3
chown: impossível acessar `/media/hda3/MP3': Permissão negada

O sistema de arquivos dele é reiserfs. Antes de fazer esse dd eu tentei eliminar os badblocks do HD (sim ele tem badblock) porém não tive sucesso porque o HD tem badblock nos "Super blocks" e o dd_rescue diz que não é possível eliminar badblocks da área de superblocks no sistema reiserfs.

Outra informação que parece ser útil é que o HD defeituoso é maior que a partição de destino mas acredito que isso não seria um problema.

Espero que estejamos no caminho correto!
-
Intel Core2Dual 2.0 Ghz
2 GB Mem. RAM

clcampos

Putz... tá complicado.

Uma dúvida, qual é o usuário que esta usando? Qualquer coisa posta aqui o resultado do comando id.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

silverecsi

Sem o su

silver@silver:~$ id
uid=1000(silver) gid=1000(silver) grupos=4(adm),20(dialout),24(cdrom),25(floppy),29(audio),30(dip),44(video),46(plugdev),104(scanner),112(netdev),113(lpadmin),115(powerdev),117(admin),1000(silver)

com o su

root@silver:/home/silver# id
uid=0(root) gid=0(root) grupos=0(root)

-
Intel Core2Dual 2.0 Ghz
2 GB Mem. RAM

clcampos

silverecsi to meio sem saber o que fazer para ajudá-lo. Como esta tudo correto, seu usuário é administrador, tudo esta perfeito, temos mesmo que pesquisar, mas acho que se os dados estão lá tudo é possível.

Já tentou acessar estes dados através do LiveCD?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

silverecsi

Acabei de tentar acessar através do liveCD e o problema continua ocorrendo.

Ainda tenho mais uma opção que é realizar um novo dd só que numa partição que comporte toda a capacidade do hd danificado.

O que me deixou bastante intrigado é que os arquivos que estão na raiz da partição têm o acesso normal, somente o acesso aos diretórios é que está com problema. Vou continuar pesquisando pela internet.

Abraços,
-
Intel Core2Dual 2.0 Ghz
2 GB Mem. RAM