Autor Tópico: vídeo preto quando movimenta janelas  (Lida 1859 vezes)

Offline edcassaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
vídeo preto quando movimenta janelas
« Online: 26 de Setembro de 2007, 15:22 »
Olá, eu uso o vlc, o kaffeine e o reprodutor de filmes (padrão do Ubuntu 7.04). Eu consigo visualizar qualquer tipo de arquivo (avi, mpeg, mov e flv), mas quando o vídeo está rodando e eu movimento a janela dele, o vídeo fica preto. Isso tbm acontece quando movimento o cubo ou ou teclo alt+tab.
se alguém souber como resolver isso, eu agradeço.
minha placa de vídeo é ati radeon 9200se de 128mb

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: vídeo preto quando movimenta janelas
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2007, 20:58 »
minha placa de vídeo é ati radeon 9200se de 128mb

Provavelmente esse é o problema... ATI é muito pouco compatível com linux, ou pode ser que faltem os drivers 3D para ela. Pode dar mais informações a respeito?

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline edcassaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: vídeo preto quando movimenta janelas
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 11:40 »
então VB5, eu uso o ubuntu ha uns 3 meses, já formatei ele várias vezes pq sempre mexi na configuração da placa de vídeo ati (lendo vários tutoriais) e sempre deu zica...até que eu consegui instalar o Compiz-Fusion e ele roda legal. Os vídeos sempre rodam normal, mas quando movimento as janelas elas ficam pretas...outro dia eu instalei o VLC e os vídeos rodaram muito bem até mesmo com a movimentação das janelas e a exibição das miniaturas na alt+tab ou super+tab (efeito 3D do compiz). Mas no dia seguinte o mesmo problema voltou: as janelas ficam pretas ao movimentá-las.
Mas me diga, quais informações vc precisa???

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: vídeo preto quando movimenta janelas
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:37 »
edcassaro,

infelizmente não posso ajudar muito mais porque, além de minha placa ser Nvidia, não tenho (nem terei nunca) qualquer desses efeitos gráficos instalado. Não nego o apelo visual deles, mas para o que pretendo que meu computador faça, eles são desnecessários, consumidores de recursos e - como bem pode ser visto aqui no fórum - tremendos geradores de problemas.
De todo modo, o que posso dizer é que acho que já vi um problema semelhante relatado aqui; tente uma  busca por "janelas pretas"ou algo do gênero.  Se puder conseguir uma placa Nvidia ( mesmo emprestada, só para testar), veja se o problema persiste: ainda acho que é por aí. Antes diso, entretanto, você pode dar no terminal  o comando:

Código: [Selecionar]
sudo glxinfo | grep direct

A resposta deve ser:
   direct rendering: Yes
caso contrário sua placa não está corretamente instalada.

 Boa sorte!...

VB5
« Última modificação: 27 de Setembro de 2007, 22:53 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline leosted

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: vídeo preto quando movimenta janelas
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2007, 04:10 »
eu já vi isso em placa nvidia com 64mb de memória em uma máquina de um amigo, axei que pudesse ser as configurações do xorg, mas não solucionei, pedi pra ele baixar a resolução não sei que fim deu esse problema com ele.

Offline edcassaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: vídeo preto quando movimenta janelas
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2007, 14:17 »
valeu assim mesmo VB5...eu ja tinha testado esse comando que vc passou e a resposta foi 'yes'...e tbm rodei aquele 'gears' numa boa...ate funcionou o 'driconf' na placa....mesmo com a instalação limpa do Ubuntu (somente compiz original) os vídeos ficavam com janelas pretas...mas vou continuar procurando mais informações e no futuro trocarei a placa por uma nvidia mesmo.
valeu