windows XP e ubuntu junto

Iniciado por optmuns, 20 de Setembro de 2007, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

optmuns

tenho o XP instalado na minha maquina e gostaria de por o UBUNTU junto ....como faço ???
e se tiver q particionar como particiono? meu HD é de 40 GB

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

optmuns

MAS COM O PARTICIONAMENTO EU PERCO O WINDOWS?

clcampos

Procure usar letras minusculas nas suas mensagens.

Chegou a ler o link que te enviei? Nele exlica como particionar o HD.  Mas respondendo, se você perde o windows na instalação do Ubuntu? Só se você fizer algo errado, e digo que é difícil pois a instalação é muito intuitiva, ou seja, NÃO PERDE SEU WINDOWS NA INSTALAÇÃO DO UBUNTU.

Leia o tópico, ele vai responder muitas perguntas.

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

optmuns

vlw ..vou fazer
vi o link sim ....é q tentei mexer uma vez com partiçao e zuei o windows...
mas valeu a dica....é nois..

Fermic

Vamos mater a etiqueta pessoal  :D, e vamos ter mais paciência com os novatos  ;D

VB5

Citação de: Fermic online 20 de Setembro de 2007, 22:49
Vamos mater a etiqueta pessoal  :D, e vamos ter mais paciência com os novatos  ;D

Essa eu não entendi...  ???  Onde foi que alguém perdeu a paciência??...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Tetsuo

Quando instalei o xp, eu usei o cd para definir também a partição linux. Ficam os espaços para a principal e a swap. Aí só dou ordem pra formatar a partição XP. Quando eu vou instalar o ubuntu, eu apenas defino o que vai ser principal e o que vai ser swap. Vou elaborar um tutorial com o meu método pra ajudar as pessoas que tem dúvidas em relação a isso. Mas eu ainda sou iniciante. ;D

Tetsuo

Isso só vale para quem ainda depende do XP. Como eu, por exemplo:

Se você quiser começar do zero, este é o meu método para o dual boot:

Quando utilizar o cd do xp e entrar naquelas telas azuis, é melhor definir as partições win e linux ali mesmo.

Vou mostrar como eu faço no meu HD. Aí depois você define como vai ser no seu.

Meu Hd tem 80 GB. Eu deixo 45 para o windows (unidade C) e logo depois já deixo 2 GB para ser a swap (unidade D). Geralmente tem que ser o dobro da quantidade de memória ram. Como eu tenho 1 GB de ram, deixo mais 1Gb para a swap. Por isso os 2GB. Por último eu deixo o resto para a unidade E, que vai ser a principal no linux. Essa fica com mais ou menos 33 Gb eu acho. Pronto, as partições windows e linux estão definidas. Agora você instala o win normalmente na C, mas não formate a D e a E. Deixa pra mexer nelas lá na instalação do Ubuntu.

Depois do win instalado, você usa o cd do ubuntu para dar o boot e finalmente começar no linux. Na tela onde mostra as opções de instalação, você aperta F2 e escolhe o idioma português. Aí depois você escolhe a primeira opção para a instalação. No linux, depois que você passar pela escolha do idioma, data e hora, é a vez de particionar o HD.

Preparar espaço em disco:

escolha manual

no meu hd, as informações aparecem assim:

/dev/hda5        2097 MB

/dev/hda6        32662

Clica na primeira partição, a que vai ser swap, e em edit partition.

Faça assim:

Use as: swap e OK.

Clica na segunda partição e em edit partition.

Use as: ext2

e em Mount Point digite apenas: /

a barra define a partição como raiz.

clique em avançar e vai preenchendo o resto até chegar em:

Pronto para instalar

que vai trazer essas informações:

as seguintes partições serão formatadas.

vai estar lá as partições linux que você definiu.

Depois disso, a instalação ocorrerá normalmente.

É isso.

clcampos

Olha nem li tudo que você escreveu Tetsuo, mas após ler muito (livros e internet) te digo que a regra de ter o dobro de swap, em relação a RAM, serve para quem tem pouca RAM, ou quem tem menos de 1Gb de RAM.

Você que tem 1 Gb de RAM não precisa ter nem 512 Mb de swap (eu uso 512 Mb por questão de segurança apenas, pois tenho 1Gb de RAM no note e 2 Gb no PC), pois praticamente nunca usará o swap, ou se usar será muito pouco.

Outra coisa, sempre deixe o swap no final do disco, então primeiro faça a partição raiz (/), depois as partição /home (que não é obrigatória), e por último o swap, pois assim sua leitura é mais rápida, e o uso de swap sempre piora a performace do sistema.

Por fim eu sempre instalei o Ubuntu com o Windows já instalado, isto sem o menor problema (nunca!), tendo apenas o cuidado de desfragmentar o HD antes de iniciar a instalação. Uma vez que iniciei a instalação eu entro em particionamento manual, redimensiono a partição windows (seja ela NTFS, ou FAT32), e depois com o espaço livre eu dimensiono as partições do Linux (assim como explicou no final do seu texto).
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

xkeyzersozex

Agente fica aliviado quando ve um topico desse, mas mesmo assim ainda fico com um pe atras pq particionar o hd eh a parte que mais me bota medo....

Eu tenho duas partições eu uso as duas, eu na instalação do ubuntu consiguo editar o tamanho das partições ja existentes?, o esquema de instalação eh normal pra que ja tem o hd particionado?

zoroastro

Citação de: optmuns online 20 de Setembro de 2007, 15:43
MAS COM O PARTICIONAMENTO EU PERCO O WINDOWS?
leia o artigo que te responderá, assim não precvisará perguntar com LETRAS-MAIÚSCULAS!!  >:(

ff9will

:o Eu recomendo 1 partição FAT32(pode ser lida e escrita em ambos S.O's  ;D ) + 1 partição NTFS(raiz do Windows  :-X ) + 1 partição REISERFS ou EXT3(raiz do GNU/Linux  :D ) + 1 partição SWAP(linux-swap)
Lembrem-se de que a partição de swap tem que ser a primeira, pois é a parte que pouca rotação é exigida para leitura e gravação do disco, logo é parte mais rápida do disco(o centro, que é o começo do disco  ;) )!

clcampos

Citação de: ff9will online 07 de Outubro de 2007, 12:46
  :o Eu recomendo 1 partição FAT32(pode ser lida e escrita em ambos S.O's  ;D ) + 1 partição NTFS(raiz do Windows  :-X ) + 1 partição REISERFS ou EXT3(raiz do GNU/Linux  :D ) + 1 partição SWAP(linux-swap)
Lembrem-se de que a partição de swap tem que ser a primeira, pois é a parte que pouca rotação é exigida para leitura e gravação do disco, logo é parte mais rápida do disco(o centro, que é o começo do disco  ;) )!

É mesmo? Tudo que já li sobre isto, inclusive aqui no fórum, diz que o swap fica no final, pois assim a leitura é mais rápida.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

little_oak

O gerenciamento de memória do linux tem se mostrado tão eficiente que estamos quase ao ponto de não depender de memória Swap, visto que nas versão mais antigas, o aperfeiçoamento de recursos tornou-se padrão no meio "Unix-Like". Falo isso pois o OpenBSD -> www.openbsd.org já tem o gerenciamento de memória perfeito, não precisa mais de swap (como em tempos antigos).

Recomendo que você faça backup antes, e se estiver com algum meio de pegar arquivos depois, leia sobre NTFS-3G -> http://www.ntfs-3g.org/