Autor Tópico: Bad Block- Ferramenta de correção.  (Lida 37056 vezes)

Offline Thalacinus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Se souber faça! Se não, tente!
    • Ver perfil
Bad Block- Ferramenta de correção.
« Online: 18 de Setembro de 2007, 22:39 »
Existe uma ferramenta gráfica para recuperar blocos ruins ??
Caso negativo, qual utilizar? fdsk ??

Já é a segunda vez que tenho problemas. Na primeira formatei tudo de instalei de novo. Agora queria apenas corrigir o erro.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2007, 22:55 »
Thalacinus,

Até onde saiba, não é possível recuperar bad blocks; eles são defeitos físicos no disco e sinal que a troca está iminente. A maior parte das ferramentas de correção ( pelo menos no Windows, no Linux não sei dizer)  limita-se a marcar esses blocks como "inutilizados", de modo que nada venha a ser gravado novamente neles, mas não os recupera.
Quando um HD começa a apresentar bad blocks, é hora de um backup urgente e troca do disco, pois ele não é mais confiável. Pior, o número de defeitos tende a aumentar rapidamente (especialmente se causados por cabeçotes desalinhados ou defeituosos), a ponto de em pouco tempo (às vezes meses, às vezes dias) o disco ser completamente perdido.
Minha recomendação é essa: faça backup já e considere um HD novo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2007, 00:27 »
Alguns bad blocks todo hd tem!!!

Dizem que o mal desligamento do computador causa bad block, ou seja desligar direto no botão da CPU, tipico do windows que trava deixando apenas a alternativa de desligar no botão....

Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2007, 22:41 »
Alguns bad blocks todo hd tem!!!

Dizem que o mal desligamento do computador causa bad block, ou seja desligar direto no botão da CPU, tipico do windows que trava deixando apenas a alternativa de desligar no botão....

O problema é que quando eles aparecem são sintoma de algo não anda bem, e a tendência é de cresçam em número rapidamente: você encontra dez num dia, cem no segundo... e por aí vai.
Tenho dois HDs já bem surrados ( Maxxtor 40 GB e SAMSUNG 80 GB), IDE, 5400 rpm, e nenhum tem bad blocks - ainda...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2007, 23:24 »
VB5, vale a pena fazer um teste no hd né se for o caso de perda fazer logo um back-up voce tem razão, e  o teste não é nada complicado é só formatar que a propria formatação parece que elimina os bad blocks, ou seja reconhece os e não escreve dados sobre ele, depois de formatado se continuar a aparecer novos bad blocks dai pode esquecer...

Mas tenho um hd de 13GB bem antigo que já formatei muitas vezes e varios bad blocks foram encontrados , e esta funcionando normalmente, até hoje ele roda em um pc aqui e isso já tem uns 4 anos...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2007, 01:25 »
pelo que sei realmente bad blocks são deitos físicos irrecuperáveis marcados com uma flag...não? Então não adiantaria formatar a partição...

Offline Thalacinus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Se souber faça! Se não, tente!
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2007, 15:02 »
E existe alguma ferramenta para fazer um check no disco ? De preferência gráfica. Se não, qualquer uma que seja boa.

Já estou providenciando a compra de um novo HD. Mas pretendo deixar o antigo como slave.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2007, 22:09 »
VB5, vale a pena fazer um teste no hd né se for o caso de perda fazer logo um back-up voce tem razão, e  o teste não é nada complicado é só formatar que a propria formatação parece que elimina os bad blocks, ou seja reconhece os e não escreve dados sobre ele, depois de formatado se continuar a aparecer novos bad blocks dai pode esquecer...

Mas tenho um hd de 13GB bem antigo que já formatei muitas vezes e varios bad blocks foram encontrados , e esta funcionando normalmente, até hoje ele roda em um pc aqui e isso já tem uns 4 anos...

Sem dúvida, Chuck... a formatação em geral marca os bad blocks, e se o problema que os originou não se repetir, é como se não existissem. Porém tenho notado que em geral não é o que acontece.... Provavelmente esses erros começam a ser gerados por posicionamento incorreto dos cabeçotes (tocando o disco, eventualmente), o que por sua vez pode ser causado por manuseio incorreto, como quedas e batidas, ou simplesmente uma movimentação brusca do gabinete quando o HD está ativo. Por esse motivo, as famigeradas "gavetas" para transporte de HDs entre uma máquina e outra acabaram caindo em desuso.
Lembro do tempo em que cada HD vinha de fábrica com uma etiqueta indicando os bad blocks originais... :D :D Aí a gente tinha que marcá-los à mão ao formatar, para que não fossem utilizados...  Pelo menos isso melhorou!...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:52 »
Tem um procedimento facil:

No terminal digite : sudo badblocks /dev/hda   

Fique atento para o exemplo onde o (/dev/hda) representa o hd que voce deseja verificar

Não sei tambem até que ponto seus dados correm risco com este comando.

Leia a documentação neste link, na parte de "Sistema de Arquivo", pode esclarecer as coisas.
http://wiki.ubuntubrasil.org/ComandosBasicos
Poste um resultado pra gente saber se deu certo ok!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2007, 23:58 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2007, 00:50 »
do manual do badblocks:

Código: [Selecionar]
BADBLOCKS(8)                                                      BADBLOCKS(8)

NAME
       badblocks - search a device for bad blocks

       -n     Use non-destructive read-write mode.  By  default  only  a  non-
              destructive  read-only  test  is  done.  This option must not be
              combined with the -w option, as they are mutually exclusive.
WARNING
       Never  use  the -w option on an device containing an existing file sys‐
       tem.  This option erases data!  If you want to do write-mode testing on
       an  existing file system, use the -n option instead.  It is slower, but
       it will preserve your data.

parece ser seguro sim...

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2007, 09:05 »
Eu tenho um HD de 20 GB, e ele tinha um monte de bad blocks. Eu simplesmente apaguei a partição, instalei o Linux e eles nunca mais me incomodaram (se é que realmente existiam; nem sei como apareceram). Às vezes não é um erro físico, mas uma falha da interface (IDE, SCSI) etc.

Na verdade, se você fizer isso

Código: [Selecionar]
sudo fsck.ext3 -c /dev/hda1 [troque hda1 pela sua partição],

os bad blocks já serão marcados na partição. Nem adianta querer recuperar dados em bad blocks, pois é quase impossível e extremamente irritante em HDs, ainda mais quando são muitos e estão em seqüência.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2007, 13:37 »
Alguns tipos de formatação linux possuem um sistema chamado "Journaling"  que é bem eficaz contra perda de dados.

A reiserfs é uma delas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Journaling
http://pt.wikipedia.org/wiki/ReiserFS
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 13:39 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

alarcon

  • Visitante
Re: Bad Block- Ferramenta de correção.
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2007, 13:54 »
Se você tem o Ubuntu instalado em uma partição reiserfs e possui o LiveCD do Ubuntu dê o boot no seu PC com o LiveCd no driver e quando carregar abra um terminal no LiveCD e digite estes tês comandos:

reiserfsk --check /dev/sda?

reiserfsk --fix-fixable /dev/sda?

reiserfsk --rebuild-tree /dev/sda?


Obviamente que /dev/sda? mude para a partição linux que você que recuperar e que a mesma deve estar desmontada ok.

Para maiores detalhes, partições ext3 e outras veja este link:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperando-particoes-corrigindo-sistemas-arquivos/
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 13:59 por alarcon »