Autor Tópico: Samba - Funciona quando quer (Resolvido)  (Lida 1529 vezes)

Offline Eduardo_BSB

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Samba - Funciona quando quer (Resolvido)
« Online: 13 de Setembro de 2007, 01:15 »
Eu sei que existem vário tópicos falando desse assunto. Já os li. Não resolveram meu problema. Por isso, escrevo. Se esse também não servir pra resolver meu problema, serve de orientação para outras pessoas (desistam! desistam! - brincadeira !). Desculpem o desabafo, mas sou usuário do ubuntu, logo, humano. Há três dias inteiros, leigo que sou, tento paciente e humildemente configurar uma simples e não menos humilde redinha doméstica de dois, isso mesmo, dois computadores. Não consigo. Funciona e para. Funciona e para. Para e funciona. Ou seja, não funciona. Odeio ter que dizer isso. Que meus amigos entusiastas do Tio Bill não leiam, mas, no windows, configurei em cerca de dez minutos. Não sou expert em windows. Não adianta dizer que o samba é muito simples, é melhor que isso e aquilo e coisa e tal, como li em alguns dos cerca de trinta ou quarenta bem intencionados tutoriais e tópicos a esse respeito, em três ou quatro idiomas, muitos dos quais aqui mesmo nesse fórum. No meu caso, ele funciona quando quer, e, não, eu não sou tão burro assim. Certamente estou sendo induzido a erro pela ausência de interface mais amigável e confiável do que "na unha". Funciona o samba por uns dez minutos e do nada, se vai. Efêmero, como alegria de pobre. Desolado, escrevo esse parágrafo, e, ao olhar de lado, meu notebook me mostra o samba funcionando de novo, como que de pirraça, só pra zombar de mim. Apelo à sinceridade de vocês para que renovem minhas forças ou me condenem à resignação(e ao império do Tio Bill): vale a pena continuar tentando, ou é melhor desistir e usar o ubuntu só pra acessar a net mesmo, por não ser eu tão inteligente e nobre para ser um usuário de uma rede doméstica samba simples?  :) Teria a configuração do firewall, firestarter ou qualquer outra coisa algo a ver com o espírito volúvel do nobre servidor de arquivos? Pra não dizer que não falei de flores, segue meu smb.conf
Código: [Selecionar]
# Samba config file created using SWAT
# from 127.0.0.1 (127.0.0.1)
# Date: 2007/09/12 23:53:02

[global]
workgroup = MSHOME
server string = %h server (samba, ubuntu)
interfaces = eth0
obey pam restrictions = Yes
password server = None
passwd program = /usr/bin/passwd %u
passwd chat = *Enter\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *Retype\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
unix password sync = Yes
syslog = 0
log file = /var/log/samba/log.%m
max log size = 1000
os level = 100
preferred master = Yes
dns proxy = No
wins support = Yes
ldap ssl = no
panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
invalid users = root
hosts allow = 192.168.0.

[printers]
comment = All Printers
path = /tmp
create mask = 0700
printable = Yes
browseable = No

[print$]
comment = Printer Drivers
path = /var/lib/samba/printers

[Compartilhado]
path = /home/eduardo/shared
valid users = eduardo
read only = No
guest ok = Yes

[homes]
valid users = %S
read only = No
browseable = No
P.S: Já uso o Swat. Não gosto de pagode, mas se funcionar, juro que entro na roda. Desculpem o texto enrolado, é tarde e estou sem paciência para ser mais simples e conciso ;)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 01:19 por Eduardo_BSB »

Offline Eduardo_BSB

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Samba - Funciona quando quer
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2007, 01:18 »
Bom, depois de algumas horas de tentativas, consegui fazer o samba sambar. A solução porém, foi intrigante (pelo menos pra mim). Haviam dois computadores, A e B. O computador A possuia um servidor Samba e o cliente instalado. O B, somente o cliente (default). Só os arquivos de B eram visualisados pela rede nos dois computadores de maneira constante.  Nessa situação, entendia que o correto seria o computador A ser visível na rede e o B não, pois possuía apenas o cliente samba. Após desistir de tentar enxergar o computador A com todas variáveis possíveis, incluindo uma reinstalação do ubuntu, parti para as soluções sem sentido direto. Tentei instalar um servidor no computador B, e voilá, aparece o computador A. E se mantém na rede. Noto porém, uma demora no reconhecimento de alterações da rede, como máquinas conectadas, nome e compartilhamento de pastas.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 01:20 por Eduardo_BSB »

Offline fabiovalinhos

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Samba - Funciona quando quer (Resolvido)
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2007, 11:30 »
Fico feliz Eduardo que tenha resolvido..

Talves isso ajude vc também:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-servidor-samba/

Valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM