Autor Tópico: Computador pré-pago terá banda larga  (Lida 5253 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Computador pré-pago terá banda larga
« Online: 11 de Setembro de 2007, 08:36 »
Outro lance da MS:

"A Microsoft (tinha que ser, pra variar um pouco  :-X) está colocando em prática um plano para popularizar o uso dos computadores no Brasil. Nesta semana, ela anuncia, em parceria com a Telefônica e a Positivo Informática, o computador pré-pago.

A idéia da iniciativa dessas empresas é alugar máquinas conectadas à internet de alta velocidade, com softwares instalados -incluindo programas antivírus-, assistência técnica e seguro.

A operação será capitaneada pela Telefônica, que só oferecerá cem computadores. "É um teste antes de lançarmos o produto no mercado", afirma Fábio Bruggioni, vice-presidente da Telefônica Negócios.

Não é preciso ter linha telefônica para contratar o serviço. Três planos estarão disponíveis e o contrato terá validade de dois ou três anos.

As mensalidades começam em cerca de R$ 170 e variam de acordo com a configuração das máquinas adquiridas. O pacote pleno oferece um limite de até oito megabytes para troca de dados em uma rede de até 30 computadores.

Essa parceria pretende facilitar o acesso de pequenas e médias empresas à tecnologia. Segundo a Telefônica, até mesmo consumidores que tenham restrições de crédito poderão pleitear o serviço.

Isso porque o novo computador produzido pela Positivo terá um software da Microsoft conhecido como FleGo. Por meio dele, será possível desligar o equipamento remotamente caso o pagamento da fatura não seja efetuado.

"O programa avisa quando o micro ficará inoperante após 15 dias do vencimento," explica Jorge Salles, diretor-geral de negócios da Microsoft para a América Latina.

Com a instalação desse dispositivo, a inadimplência praticamente desaparece.

Novos rumos

As inovações não param por aí. No segundo trimestre de 2008, a Microsoft fará um novo teste para avaliar o comportamento dos consumidores de baixo poder aquisitivo. "Vamos dar mais um passo na consolidação do PC pré-pago", afirma Salles.

O projeto é vender os micros em três redes varejistas. Para adquirir o PC pré-pago, o cliente dará uma entrada de até 30% do preço da máquina. Contudo, o equipamento só funcionará se ele comprar cartões com créditos de uso.

Ainda não está definido onde os cartões serão adquiridos. Os valores pagos por eles vão abatendo o restante da dívida com a loja. "Quanto mais o cliente usar o computador, mais rápido efetuará o pagamento", disse Salles. Só depois de quitado é que o computador passa a ser do consumidor.

Diferença

Essa é a principal diferença em relação ao produto a ser lançado nesta semana pelas três empresas. Ao término do contrato, o cliente devolverá o equipamento. Também poderá renovar a assinatura e, nesse caso, receberá um novo computador.

Outras iniciativas estão na fila de espera. A Microsoft estuda ainda lançar no Brasil um computador "patrocinado" por anunciantes, que custaria mais barato. "Seria como um site, cuja fonte de receita são os anúncios feitos em banners", explica Salles.

O potencial do negócio é enorme. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem cerca de 5 milhões de micro e pequenas empresas e poucas investem em tecnologia devido aos altos custos envolvidos."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u326877.shtml
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:13 »
A M$ joga pesado... O problema é que ela traz uma solução socialmente interessante (leia-se inclusão digital, acesso mais barato de micro-empresas à novas tecnologias, etc) mas que está amarrado a toda uma conseqüência comercial que, me parece, não pesa nem um pouco na tomada de decisão.

A jogada de peso, oferecendo a banda larga na troca de banners chatos aparecendo a toda hora no seu micro, é atraente de alguma forma, mas é preciso olhar pra frente, ter visão. Imagine o que não faria um software livre numa situação dessas? Protegeria com uma laaaaarga margem de tempo o investimento do usuário. Fora a disseminação de conhecimento para gerações futuras.

Bem, há que se conviver com isso por agora, e esperar novas gerações - tanto de empresários como de políticos e governantes - com a mente mais adequada a um futuro open source.

Este fórum é uma das sementeiras...

Abraços

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:50 »
Bem, parece que o PC não é seu, você não poderá nem nunca usará Linux nele, pois com esse programa aí, o tal do FleGo, só deve funcionar no Windows™.

Uma boa iniciativa, mas é um "cabresto", deixa o cliente sem liberdade, você não está comprando um PC, você está comprando um serviço da Microsoft e Positivo™.

Para um usuário final fica meio estranho, pra mim não tem como, pois é impossível formatar o HD que dilá instalar Linux devido ao dispositivo de controle de pagamento, o tal do FleGo (alguém aí lembrou daquele dispositivo que a justiça norte-americana coloca no pulso ou tornozelo de condenados à prisão domiciliar nos EUA? hehehe).

E o que eles planejam pro futuro? Um computador patrocinado ¬¬ você liga, aparece o logo da McDonalds™ ¬¬, você entra na net e a primeira página que você vê é uma promoção das Casas Bhaias™... e por aí vai...

Admito que são soluções muito legais pra informática no Brasil, mas não dá nem autonomia nem liberdade pro usuário, que tem que devolver tudo no final do pagamento... ou seja, você é artista gráfico por exemplo, ta iniciando uma empresa, compra os tal PCs, compra 1500 R$ em pacotes completos da Adobe, daí você toma um preju e não paga o negócio, eles "cortam" sua net, pronto, você vai a falência...

Seria muito melhor se não fosse de má fé, pois ta na cara que tudo isso é com objetivos claros de obter lucros e não "apenas" ajudar ou incentivar. Claro, isso tem custos, é justo combrar uma taxa pelo serviço, mas não poder nem formatar o HD, não poder instalar Linux, e ainda ter que ficar vendo propagandas toda hora vai ser muito triste...

Não estou indo contra uma ação dessas, vejam bem, apenas foquei em pontos que achei desagradáveis, pra não ficar parecendo que eu sou Troll, aqui vai a minha solução:

Acorda Canonical!!!! Acorda!!!! A Canonical já deveria penssar em "filiais" pelo mundo afora, principalmente no Brasil onde a difusão do Software Livre é grande. Também a Red Hat com seu Fedora, e empresas em geral que patrocinam o Linux, obtendo lucros sim, mas dando escolha, variedade e liberdade para os usuários e clientes.

Poderia ser facilmente implementado um projeto em parceria com o Governo, de colocar o Edubuntu por exemplo (é um só exemplo, pra não dizerem que estou fazendo apologia a um possível monopólio da Canonical, poderia ser qualquer outra distro Linux) em Escolas, e proficionais capacitados em Linux para guiar os professores nos primeiros passos. Também poderia ser implementado computadores a venda em lojas de hypermercados e eletro eletrônicos, computadores com Linux, como já existe, mas não é amplamente apoiado pelo governo, parece que tem um projeto de computador para todos, como um tal de K-SIS (não sei como se escreve), um colega meu comprou um com esse "Linux" mas acabou colocando Ubuntu no Lugar, e em dual-boot com Windows™, sendo que ele nunca tinha tido computador antes.

Ta começando a andar agora, não quero ficar jogando pedra nos outros, mas espero que novas alternativas surjam e novas atitudes por parte do Governo aconteça, pois até agora só monopólio... sou a favor da variedade, mas variedade com qualidade, por isso fiquei indignado com a "prisão".

Acho que vou pagar muito caro pela minha opinião postada aqui, vão achar que sou Troll, e acho que vão retrucar, mas eu só quis colocar minha opinião, espero que entendam meu ponto de vista.

Valeu pela notícia Eunir ;)

Obrigado pela atenção e até mais.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 11:06 por kErNeL_sCrIpT »

alexcosta67

  • Visitante
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2007, 12:37 »
Péssima notícia para aqueles que vendem serviços de suporte a hardware, redes e software(windows).

Já sei de empresas que optaram por uma solução semelhante da telefônica.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:21 »
Acho que vou pagar muito caro pela minha opinião postada aqui, vão achar que sou Troll, e acho que vão retrucar, mas eu só quis colocar minha opinião, espero que entendam meu ponto de vista.

Valeu pela notícia Eunir ;)

Obrigado pela atenção e até mais.

vai pagar caro nada ;) se te acharem um Troll ou não, que diferença isso faz pra vc?  ;) Eu to aqui pra me atualizar aos acontecimentos e colaborar com os amigos que tenho aqui (vc é um exemplo  ;)) Se disserem que sou um Troll, ou não gostarem da minha contribuição, eu vou embora e não tô nem aí  8)

o Ubuntu no Brasil é o que é graças ao excelente nível dos usuários do forum, e não a exibicionismos gratuitos que existem por aí espalhados na própria comunidade (parece que o cara esquece que é apenas um voluntario, e está deixando o Mark mais rico, e ponto  >:() Por exemplo, o que eu disse agora, se não gostarem: tchau, fui, entende?  :D  :D  :D

preocupa nao, kErNeL_sCrIpT. vc é um cara que ajuda muito aqui, e se tacharem vc de qquer coisa tem outras distros e outros foruns te querendo, pode ter certeza  :D  :D

vlw, agora eu q serei julgado  :-\ hehehehehe ;) abraçao
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:44 »
Obrigado pela compreensão amigo Eunir, espero que as pessoas aqui sejam tão sábias quanto você. Respeitar uma opinião e um ponto de vista é fundamental para a harmonia de qualquer comunidade.

Isso foi uma notícia. Houve opiniões. E talvez haverá mais. Espero que sejam harmônicas. Se não também tô vazando 8)

Não se preucupe amigo Eunir, apenas Deus tem a sabedoria e razão para julgar. 8)

Abraço a todos e até mais.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2007, 20:01 »
Bem se a moda vir pro RJ, por hora sequer poderia pensar em ser 'beneficiado',  pois o meu bairro ñ é coberto por serviço de banda larga da OI-Velox.

Por partes, lendo o post do AquaMan me fez lembrar uma coisa que a muito sinto que pode ser um dos futuros da Internet a  propaganda online, 'sustendando' muito acesso livre e de qualidade.
C/ a coisa sendo feita de modo equilibrado ñ vejo problema algum. Por exemplo, atuais Adobe Reader já usam desse expediente de modo bem interessante.

Citar
Acorda Canonical!!!! Acorda!!!! A Canonical já deveria penssar em "filiais" pelo mundo afora, principalmente no Brasil onde a difusão do Software Livre é grande. Também a Red Hat com seu Fedora, e empresas em geral que patrocinam o Linux, obtendo lucros sim, mas dando escolha, variedade e liberdade para os usuários e clientes.

Amigo kErNeL_sCrIpT, calma, qto tempo de vida tem a Canonical, e a Red Hat por qtas mudanças de Linux ela já passou? Tudo vem ao seu tempo. Pode ter certeza. Vejo um grd futuro p/ o GNU/Linux e o SL de um modo geral.
Mas as bases ainda estão sendo plantadas em muitas coisas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2007, 20:20 »
Boa rjbgbo! Pois é, é ver pra crer! ;D Estou na torcida para que isso aconteça, e rápido, pois sou jovem e apressado, tenho fome de viver hehehehe. Mas tudo tem seu tempo mesmo.

Quanto a propaganda, acabei de perceber uma coisa útil:

Eu uso um serviço gratuito de e-mail, e hoje mesmo, 11/09, configurei o meu Thunderbird, muito Show!!!! Tenho esse conforto graças a propagandas de patrocinadores do meu serviço de e-mail. (eu acho que é assim que funciona, não tenho certesa).

Pois só posso receber as minhas menssagens da minha conta do servidor do meu serviço se eu deixar que venha propagandas junto. Bom, não gosto dessas propagandas chatas, mas pra que serve lixeira né? Estou muito feliz com o meu serviço. Ha, tenho uma conta no mesmo serviço só que internacional, e lá tem que pagar para ter o conforto de um cliente de e-mail em seu S.O. local. Ou seja, na mesma empresa, no Brasil esse tipo de serviço é gratuito. Muito Show!!!!

Mas ainda tenho o pé atraz quanto a Microsoft™... hehehe... já que com esse futuro plano a coisa não é bem assim tão "inocente"...

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2007, 20:53 »
This is The Big Brother. Quem garante que não haverá um monitoramento de tudo que  feito na máquina alugada? Só doido vai entrar nessa!! >:(
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2007, 21:16 »
This is The Big Brother. Quem garante que não haverá um monitoramento de tudo que  feito na máquina alugada? Só doido vai entrar nessa!! >:(

e me digam, como vai funcionar esse tal de Flego? ele não liga a maquina? pra isso tem de existir alguma trava atrelada ao setup... Agora se for limitação por software (como o tal WGAnotify) não vai funcionar nem 6 meses, pois se for desenvolvido pela microsoft, o que vai ter de nego crackeando esse tal de Flego não vai ser brincadeira... vejam pelo Vista ja tem versão ultimate na barraquinha a R$20 (em DVD) crackeado... agora imaginem com a possibilidade de levar um micro com apenas 1 parcela paga?!?!?
E se for por software melhor ainda pois pode colocar o linux lá e sair pro abraço...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2007, 22:39 »
Mensalidade de R$ 170? Que baixem pra R$ 100 após as propagandas, até pra R$ 50, isso é um preço completamente fora da realidade. A idéia é ousada e interessante, mas nesse formato não deve vingar para usuários domésticos. Também não vejo muito mercado no mundo corporativo.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 15:39 »
Essa notícia é a maior besteira que já li. O usuário ter seu próprio PC sem pagar assinatura sai muito mais em conta! Hoje em dia já existe PC de 500,00 reais!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2007, 15:56 »
Essa notícia é a maior besteira que já li. O usuário ter seu próprio PC sem pagar assinatura sai muito mais em conta! Hoje em dia já existe PC de 500,00 reais!

Pois é samuelbh, verdade cara! Aqui no estado onde eu moro tem PC Dual-Core com 1 GB de RAM em torno de R$ 1,500. Pra quem usa Windows™ talvez não adiante muito, mas pra quem usa Linux é praticamente um Jato F-16 hehehehe.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2007, 16:00 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2007, 16:46 »
Hoje em dia já existe PC de 500,00 reais!

manda o link da pechincha, conterraneo  :D  :D  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Computador pré-pago terá banda larga
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2007, 18:16 »
é um projeto meio antigo que nasceu morto