Autor Tópico: Diferença de desempenho  (Lida 4132 vezes)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Diferença de desempenho
« Online: 09 de Setembro de 2007, 13:01 »
Eu tenho dois computadores aqui em casa, com a mesma configuração em termos de hardware.
Ambos estão com Ubuntu instalado, mas um esta muito mais lento que o outro.
Eles se diferem no máx. pelo HD do mais rápido ter 80GB e do outro 40GB! E o tamanho do monitor!
E o mais rapido esta em portugues brasileiro e outro de portugal!
Por que?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:52 »
Quais os modelos de HDs, IDE ou SATA?
De repente pode ser mesmo é algo físico, relacionado aos HDs, talvez a velocidade de resposta do monitor, modelo de pente de memória, etc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:15 »
De repente pode ser mesmo é algo físico, relacionado aos HDs, talvez a velocidade de resposta do monitor, modelo de pente de memória, etc.

Com certeza... da minha experiência, geralmente o que mais influencia no desempenho de um micro ( em aplicações comuns) são os seguintes ítens:

- Tamanho ( evitar o swap) e frequência ( tempo de acesso) da memória ;
- Barramento da MoBo (FSB ou HT - o último é muito mais rápido);
- "Casamento" adequado do processador com a MoBo e a memória;
- Rotação e tempo de acesso dos HDs;
- Fragmentação dos HDs.

Outros itens influenciam mas nem tanto, como o tempo de resposta do monitor ( da ordem de milissegundos, atualmente).
Por outro lado, embora diferentes SOs possam ter respostas diferentes, em geral o que pesa mesmo é a tranqueira - programas inúteis carregados no boot e que ficam residentes na memória, por exemplo . No Windows, as instalações "típicas" quase sempre instalam um monte de tralhas desse tipo - isso vale para o Wine... O número e "peso" dos aplicativos abertos simultaneamente também influencia muito.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2007, 17:18 »
O HD eu verifiquei, tudo IDE.
A placa de vídeo é a mesma marca (SIS) e modelo.
Placa de memória é a mesma. Verifiquei tudo isso antes.
E eu já suspeitava do swap. Rodei um script e verifiquei que o mais lento tem 2GB de swap (o outro somente 800MB) e estava usando mais o swap que a memória de 256MB.
Ele usa 30% da RAM e quase 80% do swap!
Tem como alterar isso, tipo, usar mais a RAM que o swap?

PS: Qual pronuncia de swap? Suapí?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:11 »
A maneira mais simples, eficiente, rápida ( e barata!) de diminuir o swap é... instalar mais RAM.  Tenho 512 MB de RAM DDR400 e nunca vejo o Ubuntu usando o disco como RAM. O fato de o sistema usar 30% da RAM e 80% de swap depende de de várias coisas, como os processos que estão rodando (e têm preferência no uso da RAM), o tamanho dos blocos alocados ( nem sempre o que o programa precisa manter em memória contígua encaixa na RAM disponível) e vários outros fatores. A propósito, a pronúncia de 'swap" é... "suap", que é o mais próximo  ;D.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:28 »
Não tem um comando que diminui o uso o swap não?
E quanto sai aprox. uma RAM de 512MB DDR?

Tipo, um jogo pesado como o CS, se o parte do jogo for transferido para o SWAP ele vai ficar muito pesado, afinal, ler o disco direto! Ou isso não acontece com programas como jogos 3D e etc?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:43 »
Igormol,

tudo o que precisa ser mantido em memória (para troca rápida de dados com o processador, por exemplo) ou vai para a RAM ou o sistema se vê forçado a apelar para o HD ( swap). Caso contrário, o programa ( jogo ou não) nõa pode funcionar. Quem usa jogos precisa do máximo de RAM possível, além de uma placa de vídeo com o máximo de memória dedicada (128 a 256 MB, por exemplo).

Um pente de 512 MB de RAM DDR533 está na faixa de 60 a 80 reais, pelo que estive vendo. Para a melhor que proporciona, é de longe o melhor upgrade... ( e sim, geralmente dá para usar memória mais rápida num MoBo de FSB mais baixo - apenas, ela ficará sub-utilizada).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2007, 21:34 »
Ok.
É... você dando mais uma aula para os usuários do fórum, obrigado!
:)

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2007, 21:48 »
Não tem um comando que diminui o uso o swap não?......

Já vi isso.

Naqueles tópicos que falavam  como otimizar o seu Ubuntu.
Tinha uma dica que era, ao dar um determinado valor (em um lugar específico que não lembro hehe) ele dará:
Ou mais prioridade para o uso da swap, ou para a ram.

73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2007, 22:21 »
Já vi isso.

Naqueles tópicos que falavam  como otimizar o seu Ubuntu.
Tinha uma dica que era, ao dar um determinado valor (em um lugar específico que não lembro hehe) ele dará:
Ou mais prioridade para o uso da swap, ou para a ram.

É, também tenho uma vaga lembrança disso (nada que esteja na minha RAM...  ;D ;D).
Quem devia nos dar uma luz aqui era o Mythus...   ;) tudo o que sei é que quanto ao uso  de memória física o sistema via de regra prioriza os processos internos e mais críticos; os aplicativos, se requisitarem mais memória do que o disponível ( ou em blocos maiores) acabam no swap. Daí, o jeito é aumentar a RAM: se não houver lugar nela para esses processos... já viu, né?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2007, 18:59 »
Percebi algo estranho, talvez interessante.
O script que eu estava usando para veficiar o swap estava com problemas, e agora percebo, ele não esta utilizando o swap!
Ele usa 80% da RAM direto e 0% do swap, enquanto o meu ja inicia com uns 200MB de swap!
Muito estranho. Preciso de saber como "reabilitar" o swap"!

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:04 »
Agora eu vi mais detalhadamente: não existe a partição swap!
Eu teria de então redimensionar a partição principal onde o Ubuntu esta instalado e depois transformar o espaço livre contínuo em partição swap?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:06 »
Percebi algo estranho, talvez interessante.
O script que eu estava usando para veficiar o swap estava com problemas, e agora percebo, ele não esta utilizando o swap!
Ele usa 80% da RAM direto e 0% do swap, enquanto o meu ja inicia com uns 200MB de swap!
Muito estranho. Preciso de saber como "reabilitar" o swap"!

Não entendi muito bem... parece que, pelo menos no seu micro, o script está reportando erradamente o uso de RAM/swap, é isso? Verifique com o Monitor de Sistema: o meu, neste momento, está usando 32,8% da RAM e 0% do swap - perfeito!...

===Editando===

Citar
Agora eu vi mais detalhadamente: não existe a partição swap!

Como assim?... você conseguiu instalar *sem* swap? ??? Ela não aparece no fdisk -l?

VB5
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 19:13 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:17 »
Não... é estranho.
Foi ver se cosigo fazer isso que disse acima e posto o que resultou.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Diferença de desempenho
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:22 »
Igormol, com relação a prioridade do swap em relação à RAM, dá uma olhada nesse link (é o tópico sobre otimização do Ubuntu que o pessoal tava falando): http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,23548.0/topicseen.html.

Eu diminuí o swappiness aqui (porque tava enchendo com freqüência e meu micro tava travando) e deu uma melhorada boa. Mas eu recomendo deixar esse valor em 30 no mínimo, já que você só tem 256mb de RAM (assim como eu), e pode correr o risco de encher demais a memória, o que também vai tornar o PC lento. Enfim, a idéia é desafogar o swap, mas também não sobrecarregar a memória.

Mas no fim das contas, o VB5 tá coberto de razão. Eu já tô providenciando a compra de mais memória pra diminuir ainda mais a prioridade do swap e poder pré-carregar as bibliotecas no boot (tem essa dica no link acima). Disseram lá que melhora bastante.

Abraços.