Autor Tópico: Automatix parou de funcionar  (Lida 4037 vezes)

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Automatix parou de funcionar
« Online: 09 de Setembro de 2007, 08:08 »
Sempre que eu tento acessar o Automatix 2, a barra de carregamento do programa "checando conexão com a internet" trava no meio e depois vem uma mensagem de erro em relação a conexão. Já tentei reinstalar, mas sempre acontece de novo.

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2007, 08:17 »
Tetsuo,

No IRC vi reclamações de que o site do automatix está fora do ar nesse fim-de-semana. Será que não tem alguma relação. Mas vou te dizer uma coisa, prefiro instalar tudo manualmente, pois esse automatix além de deixar o sources.list bagunçado, instala coisa demais/desnecessária, e alguns até sem possibilidade de desinstalação através do gerenciador de programas (synaptic). Sem contar que não deixam os pacotes baixados no cache do apt para uso, por exemplo, com o aptoncd.

Ateh!

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2007, 08:31 »
O que acontece se eu sair do programa sem restaurar o sourcer list? Já me disseram pra fazer, mas eu nunca fiz.

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2007, 08:52 »
Parece que ele deixa tudo bagunçado, mas também me disseram que ele não restaura nada mesmo!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 09:49 »
Parece que ele deixa tudo bagunçado, mas também me disseram que ele não restaura nada mesmo!
Um update/upgrade garantido, requer  sources.list oficial.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

alarcon

  • Visitante
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2007, 11:15 »
O Site está fora do ar mesmo, pois ontem fui lá e não abriu, portanto pode ser isso. Espere por uns dias para ver.

aleksandre não é uma grande verdade que o automatix2 deixe o sources.list bagunçado, pois ele tem até uma opção de retornar a mesma para a original após o uso. Outra coisa é que no próprio automatix2 tem uma aba chamada de Uninstall que serve para desinstalar os programas instalados por ele. Se for pacote .deb (sua grande maioria) ele desinstala também pelo Synaptic.

Agora é verdade que alguns programas (mais poucos) que ele instala não vão para a pasta de cache do sistema (/var/cache/apt/archives/)  que cito como exemplo o w32codecs. Esse é um pequeno defeito que acho do automatix2, mas prefiro elogiar o mesmo por que quebra o maior galho e não se paga para utilizá-lo, pelo menos nunca paguei. :)

Seria melhor que as pessoas participassem do fórum do mesmo mostrando as falhas e onde se poderia melhorar, aos invés de acabar contribuindo para a "morte" do mesmo. Criticar é fácil mais quem aqui já se ofereceu para ajudar a melhorar contribuindo nem que seja com somente observações de onde ele falha.

OBS: aleksandre  nada contra você que considero um amigo é que já vi muita gente criticando o automatix2 e vejo no fórum alguns usuários que usam ele e recomendavam o seu uso, parando de recomendar o mesmo, por se sentirem inibidos talvez, o que acho uma tremenda injustiça, pois qual é o software que é perfeito. Para um usuário iniciante é muito menos assustador instalar os pacotes básicos usando ele do que a linha de comandos e olhe que sempre passo comandos via terminal quando ajudo aqui, mais reconheço que neste caso é mais fácil o uso de programas como o automatix2.

Outra coisa é que bagunçar a sources.list do apt-get e/ou Synaptic o usuário iniciante também pode fazer usando a forma manual de instalação de pacotes no Ubuntu, por que sempre se tem de alterar a sources.list para adicionar, no mínimo, os repositórios extras do Ubuntu e quem sabe outros, vai depender do que se quer instalar, portanto para o ainda leigo no sistema há a grande chance de bagunçar o sistema desta forma também, ou seja, não difere muito das outras formas de se instalar programas. O que vale sempre é o bom senso, como tudo na vida.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 12:39 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2007, 11:57 »
O que acontece se eu sair do programa sem restaurar o sourcer list? Já me disseram pra fazer, mas eu nunca fiz.

Não foi por falta de aviso.  :P

Já te falei que depois de usar o automatix2 e ainda na janela dele, ir no Menu File > Remove Automatix Repos , clicar em Yes na janela seguinte para que ele retorne sua sources.list para os repositórios oficiais no qual ele fez um backup antes. Este backup é algo do tipo sources.list_backup_20070910253, ou seja, além no nome backup tem uma data (20070910) e um número(253).

Por que quando você for atualizar o sistema vai instalar pacotes que podem ser instáveis e bagunçar o seu sistema. Fazendo como expliquei a você isso não ocorre.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 13:05 por alarcon »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:21 »
Foi mal, Alarcon!

Realmente eu o usei apenas no Ubuntu 5.10. De lá pra cá optei por fazer tudo manualmente, pois, como você sabe, possuo discada e gosto de ter o cache para garantir uma reinstalação.
Então deixo aqui meu pedido de desculpas à galera que usa e curte o Automatix. Joguei a pedra pra cima sem me preocupar onde caíria! Até porquê, os desenvolvedores têm o maior trabalho para facilitar a vida de principiantes como eu.
Fiquem na paz!

alarcon

  • Visitante
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:27 »
Foi mal, Alarcon!

Realmente eu o usei apenas no Ubuntu 5.10. De lá pra cá optei por fazer tudo manualmente, pois, como você sabe, possuo discada e gosto de ter o cache para garantir uma reinstalação.
Então deixo aqui meu pedido de desculpas à galera que usa e curte o Automatix. Joguei a pedra pra cima sem me preocupar onde caíria! Até porquê, os desenvolvedores têm o maior trabalho para facilitar a vida de principiantes como eu.
Fiquem na paz!

Como disse nobre aleksandre não se trata de nada contra a sua pessoa, pois já imaginava que você estava falando do antigo automatix que hoje se chama automatix2 e como se pode observar já evoluiu um pouco. É certo que ainda tem pequenas falhas, mas mostra que está evoluindo.

É que já vinha acompanhando vários tópicos falando mal do automatix2 e não acho esta uma boa atitude. Devemos sempre incentivar boas idéias e fazer críticas construtivas para sua natural evolução e não para sua precipitada morte.

Você é uma pessoa bacana e se por um acaso meu texto pareceu muito grosseiro, principalmente com você me desculpe também, pois tenho maior estima por você ok.

Um abraço,
Alarcon
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 13:41 por alarcon »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:39 »
No problem, Alarcon!

Então fica a conclusão: o Automatix2 funciona bem, tomando-se as devidas precauções, mas no momento não está funcionando devido ao seu site estar fora do ar. Retornem em um outro horário e tentem novamente!
Rss!

Bom feriadão a todos!

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2007, 14:18 »
Bem, até que o automatix 2 volte a operar, acho que vou optar pelo easy ubuntu, que também está instalado no sistema. Há uns 2 dias atrás, eu achei uma opção nele que instala drivers para placa de video ATI. Eu acionei o pacote e está marcado como instalado. Só que fui rodar um game 3D que eu baixei do site: http://www.ubuntugames.org/ mas não rodou de jeito nenhum.

Alarcon, você me disse que a minha placa ATI Radeon 9250 é complicada para configurar, mas ela tem ou não tem jeito? Tá faltando pouco pra eu formatar de vez a minha partição windows. Basta eu conseguir instalar o Cinelerra, configurar a placa de vídeo e a Webcam. O Cinelerra eu baixei e já descompactei. Ficou como uma pasta de 128 MB, acho. Tô procurando uns manuais na internet pra saber como instalar. Tentei adicioná-la no Synaptic clicando na opção: "adicionar pacotes baixados", mas não aparece na lista. 

« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 14:20 por Tetsuo »

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:02 »
Tetsuo,

Não tenho certeza, mas provalvelmente esse driver para ATI que você baixou pelo Automatix2/Easy Ubuntu, não funcione com o modelo ATI Radeon 9250. É que os drivers atuais da ATI não dão mais suporte à 9250. Eu tenho uma e sei disso!
Mas o suporte 3D do próprio xorg está de bom tamanho. O último driver oficial da ATI que ainda suportava esse modelo não tinha um desempenho tão bom quanto o atual suporte oferecido pelo xorg. Você já verificou se o próprio Ubuntu já não habilitou o 3D para a sua placa?
Como você já instalou o driver para verificar se seu 3D está funcionando digite no terminal

Código: [Selecionar]
glxinfo | grep "direct rendering"

A resposta correta deveria ser?

Citar
direct rendering: Yes

Se for "no" é porque não está ativado.

Bem, se você quiser ir adiante com esse driver e ver, se por acaso (e um grande milagre), ele vai dar suporte à sua placa, vá em frente. Pode até seguir essas instrunções:

http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Feisty_Installation_Guide

Mas se quiser removê-lo e ficar com o driver open-source mesmo, veja esse outro:

https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver

Qualquer coisa estaremos por aqui. Minha frequência não é tão grande por aqui, mas estarei dando umas olhadelas.
Ateh, e boa sorte!

alarcon

  • Visitante
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:03 »
Bem, até que o automatix 2 volte a operar, acho que vou optar pelo easy ubuntu, que também está instalado no sistema. Há uns 2 dias atrás, eu achei uma opção nele que instala drivers para placa de video ATI. Eu acionei o pacote e está marcado como instalado. Só que fui rodar um game 3D que eu baixei do site: http://www.ubuntugames.org/ mas não rodou de jeito nenhum.

Alarcon, você me disse que a minha placa ATI Radeon 9250 é complicada para configurar, mas ela tem ou não tem jeito? Tá faltando pouco pra eu formatar de vez a minha partição windows. Basta eu conseguir instalar o Cinelerra, configurar a placa de vídeo e a Webcam. O Cinelerra eu baixei e já descompactei. Ficou como uma pasta de 128 MB, acho. Tô procurando uns manuais na internet pra saber como instalar. Tentei adicioná-la no Synaptic clicando na opção: "adicionar pacotes baixados", mas não aparece na lista. 



Placas de vídeo offboard não sei lhe informar, mas aqui no fórum tem muitos usuários que usam ATI, portanto são mais indicados para lhe ajudar. Só sei que sua configuração é complicada pelo que já andei dando uma olhada levemente pelos post colocados aqui, as Nvidia são melhores.

Quanto ao Cinelerra só uma curiosidade que formato é esse pacote que você baixou ( .tar.gz, .deb, .rpm e etc)?

Veja isso aqui:

http://www.estudiolivre.org/tiki-view_forum_thread.php?comments_parentId=3119&topics_threshold=0&topics_offset=9&topics_sort_mode=commentDate_desc&topics_find=&forumId=2

que pode lhe ajudar, mas atenção que este link fala do Ubuntu 6.10 o anterior a sua versão ok.

Este link aqui é do pacote em deb mais recente:

http://www.kiberpipa.org/~minmax/cinelerra/builds/pentium4/cinelerra_2.1.0-2svn20070520_i386.deb

só são 10 MB de tamanho e para instalar basta um duplo clique nele. Agora não sei quanto as suas dependencias, portanto leia o link mais acima ou procure no google por cinelerra ou cinelerra Ubuntu e etc.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 16:06 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:49 »
Eu baixei no superdownloads um arquivo de 30 Mb que se transformou em 128 quando eu descompactei.

Esse é o formato: cinelerra-2.0-src.tar.bz2

Mas eu tenho que baixar outras coisas, como:

Libmpeg3

Mix2005

Mix2000

Quicktime4Linux

XMovie

Firehose

Encontrei apenas o XMovie e o Libmpeg3 no Synaptic.

alarcon

  • Visitante
Re: Automatix parou de funcionar
« Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2007, 17:05 »
Eu baixei no superdownloads um arquivo de 30 Mb que se transformou em 128 quando eu descompactei.

Esse é o formato: cinelerra-2.0-src.tar.bz2

Mas eu tenho que baixar outras coisas, como:

Libmpeg3

Mix2005

Mix2000

Quicktime4Linux

XMovie

Firehose

Encontrei apenas o XMovie e o Libmpeg3 no Synaptic.

baixe estes pacotes:

http://www.kiberpipa.org/~minmax/cinelerra/builds/pentium4/libguicast_2.1.0-2svn20070520_i386.deb

http://www.kiberpipa.org/~minmax/cinelerra/builds/pentium4/libmpeg3hv-dev_2.1.0-2svn20070520_i386.deb

http://www.kiberpipa.org/~minmax/cinelerra/builds/pentium4/libquicktimehv_2.1.0-2svn20070520_i386.deb

http://www.kiberpipa.org/~minmax/cinelerra/builds/pentium4/cinelerra_2.1.0-2svn20070520_i386.deb

e procure no synaptic por estes aqui:

libfaac0
libfaad2
libmjpegtools0c2a
libasound2

Talvez estes pacotes não estejam nos repositórios padrões e sim nos extras. Se não encontrar procure aqui:

http://packages.ubuntu.com/feisty/allpackages

Mas dê preferência pelo Synaptic por que com ele já é resolvido as depêndencias e pelo link você terá de pegar uma a uma se já não estiverem instaladas no seu sistema.

Lembre-se de seguir a dica do link que passei mais acima para a Instalação do Cinelerra no Ubuntu 6.10 Edgy Eft inclusive na ordem de instalação de cada pacote como é falado por lá ok.

Este que você baixou ainda é para ser compilado e os em .deb já foram compilados poupando passos e futuros erros, mas não quer dizer que funcione ok.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 17:11 por alarcon »