Autor Tópico: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"  (Lida 1784 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Online: 07 de Setembro de 2007, 18:26 »
"Segundo Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone, diretor de Normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o trabalho de preparação está em andamento e a previsão é que dentro de três meses já esteja pronto para o lançamento no País.

A norma brasileira para ODF será inspirada na ISO/IEC 26.300. O padrão internacional propôs que, para abrir e usar arquivos de computador, os usuários não ficarão dependentes de um único produto."


   Pelo menos por aqui, parece que poderemos contar com documentos que podem ser abertos por qualquer pessoa, independente da suíte office utilizada. Mais um passo em direção à liberdade de escolha!

Fonte: PSL Brasil

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2007, 19:02 »
Só espero que juntamente com essa normatização, venha a conscientização dos usuários em realmente utilizarem o formato OpenDocument, pois tenho muitos amigos usuários GNU/Linux que, sempre que me enviam algum anexo, não perdem tempo em me repassar em .doc ou .pps. Já eu, sempre que possível, quando não ocorre perda de formatação visível, ou dificuldade com o áudio em apresentações (isso ainda é bem problemático para mim), converto para o formato livre.
Mas creio que é questão de força-rmos mesmo!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2007, 23:09 »
Citar
Só espero que juntamente com essa normatização, venha a conscientização dos usuários em realmente utilizarem o formato OpenDocument

Lembrou bem aleksandre, apesar da sua citação qto a uns problemas ainda apresentados pelo OpenOficce, que torço p/ começarem a serem resolvidos na mesma velocidade que as distros de GNU/Linux estão evoluindo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2007, 11:27 »
Alguém sabe se o último MS-Office já lê e grava arquivos no formato .odf? Seria bom saber isso para "forçarmos" o povo a usar esse formato, mandando arquivos para eles nesse formato.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 11:58 »
Alguém sabe se o último MS-Office já lê e grava arquivos no formato .odf? Seria bom saber isso para "forçarmos" o povo a usar esse formato, mandando arquivos para eles nesse formato.

   À princípio acho que não, mas exite um plugin que adiciona essa funcionalidade ao Office da MS.

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: PSL Brasil: "ODF vira norma brasileira até o fim do ano"
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2007, 04:59 »
Creio que a MS está protelando ao máximo o suporte ao ODF justamente para não se dar por vencida. Mas quando a decisão da ISO for definitiva no próximo ano, ela irá correr atrás do prejuízo e oferecer o suporte nativamente. Aí será a nossa vez de incentivarmos todos os nossos conhecidos a usar esse formato.
Ateh!