Autor Tópico: Webmin - Administração do Sistema  (Lida 2205 vezes)

arlei

  • Visitante
Webmin - Administração do Sistema
« Online: 06 de Setembro de 2007, 17:08 »
Sabedores da necessidade de que em determinado momento teremos que configurar algum recurso do nosso sistema Linux, e que isso, embora rotineiro para administradores experientes, pode se tornar uma penosa tarefa para quem esta começando ou o simples usuário final do desktop.

Por sorte ferramentas gráficas estão disponíveis para nos auxiliar, e melhor ainda se esta ferramenta for de tal forma poderosa, intuitiva e funcional de modo a permitir gerenciar inúmeros recursos do sistema, inclusive remotamente através de um simples navegador web (este recurso requer um servidor web).

Pois bem, isso existe, chama-se Webmin e pode ser facilmente instalado e utilizado, desde o simples usuário desktop até mesmo o mais experiente administrador.

Portanto o Time de Documentação do Ubuntu Brasil elaborou uma documentação, abrangendo desde os conceitos básicos, instalação, configurações iniciais e principais recursos encontrados.

Devido a seus inúmeros recursos, sua amigável, organizada e funcional interface, além da completa documentação oficial, este documento não têm o objetivo e nem pretensão de ser um guia completo do mesmo, mais mesmo assim não deixe de conferir de que forma o Webmin pode nos auxiliar.

http://wiki.ubuntu-br.org/Webmin

T+
Arlei