Autor Tópico: Problemas após um fsck - home desapareceu  (Lida 2650 vezes)

Offline Thiago A. Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problemas após um fsck - home desapareceu
« Online: 05 de Setembro de 2007, 14:07 »
Gente,

Antes de tudo, peço desculpas se estiver postando na seção errada.
Pedi pra um estagiário tentar resolver um problema q uma máquina com o ubuntu6.10 deu e logo depois ele veio me procurar dizendo que o conteúdo do usuário em /home havia desaparecido.
Segundo me foi dito o comando executado foi um fsck.ext3 /dev/hda1, depois de dar o fsck -N.
Após o reboot qdo logamos com o usuário na máquina ela informa que o home não existe mais. Haviam dois usuários na máquina e o conteúdo home dos dois foi pro espaço.
Tinha muita coisa nessa muita coisa nessa máquina. Por favor me digam q é possivel recuperar isso!!!

Obrigado

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Problemas após um fsck - home desapareceu
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:23 »
Meu caro Thiago, a primeira coisa a fazer é NÃO gravar mais nada neste HD. Segundo é levar apra alguém que entenda de Linux para ver se consegue salvar alguma coisa.


Muita coisa pode ter acontecido, mas algumas são bastante esperadas se as instruções de uso do fsck não forem corretamente observadas:


Citar
O fsck

O fsck verifica e repara a integridade de um sistema de arquivos do Linux. Pode-se informar tanto o dispositivo a ser analisado como, por exemplo, /dev/hda1, como o ponto de montagem do sistema (por exemplo, /home). O fsck tem a capacidade de verificar simultaneamente sistemas de arquivos que se encontram em discos distintos. A sintaxe básica para o seu uso é a seguinte:     
# fsck /dev/hda


O fsck encontrará as falhas e inconsistências do sistema de arquivos e as reparará, mas o superusuário deverá ter permissões de leitura e escrita para isso, pois, caso contrário, será necessário acrescentar a opção -n para o caso de permissão de somente leitura.

Quando ocorrerem inconsistências no sistema de arquivos o fsck avisará das modificações que deverá fazer, o que, normalmente implicará em perda de dados. A avaliação desta perda está disponível na saída de diagnóstico que o fsck apresentará.

A interatividade padrão do fsck está resumida a respostas do tipo sim ou não, mas, dependendo das opções, ele poderá ser ativado em opções não interativas. Consulte as páginas do manual (# man fsck) para maiores informações.

Dica: Recomenda-se utilizar o fsck em partições desmontadas para garantir a integridade do sistema.

Em alguns casos o sistema não inicializará, pois, provavelmente, terá arquivos corrompidos. Uma solução para isto é utilizar a opção do linux single (ver detalhes na Seção 11.5) e disparar o fsck com a opção -v, na qual o programa mostrará todas os problemas e modificações a serem feitas, esperando sempre por uma confirmação do usuário. A sintaxe é:     # fsck -v /dev/hda1


Como você deve ter lido a caca foi grande aí! 

Enfim, tente usar o Parted Magic para ver se consegue recuperar alguma coisa.

http://distrowatch.com/table.php?distribution=partedmagic

Ou então dá uma lida nos artigos do Tio Morimoto sobre recuperação de dados:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperacao-dados/

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperando-particoes-corrigindo-sistemas-arquivos/



Agora a pergunta que não quer calar.....

Tinha Backup?   ::)
 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Thiago A. Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problemas após um fsck - home desapareceu
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:34 »
Adivinha!!??!!! :-\
Não.
Vou ler tudo q vc me passou. Obrigado pela solidariedade. hehehe