Autor Tópico: duvida sobre ln - link não roda para usuario  (Lida 2592 vezes)

Offline Thobarux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
duvida sobre ln - link não roda para usuario
« Online: 05 de Setembro de 2007, 10:41 »
olá amigos, tenho um programa num diretório do sistema, por exemplo /usr/share/programax/programax

e quero que todos usuários comuns acessem o programa, então criei um link simbólico assim:

# ln -s /usr/share/programax/programax /usr/bin/programax

mas quando digito programax num diretório qualquer, só funciona se eu estiver como root (dando sudo su etc), alguém pode me ajudar dizendo pq não tá dando certo?

Abraços!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 11:02 por Thobarux »

arlei

  • Visitante
Re: duvida sobre ln
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:55 »
A questão no caso não é só criar o link simbólico e sim das propriedades do arquivo, ou seja, as permissões do mesmo.
Vc tem que dar permissões ao arquivo de modo que os outros usuários do seu sistema possam executa-lo.

Sugiro uma lida no link abaixo:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: duvida sobre ln
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:58 »
A questão no caso não é só criar o link simbólico e sim das propriedades do arquivo, ou seja, as permissões do mesmo.
Vc tem que dar permissões ao arquivo de modo que os outros usuários do seu sistema possam executa-lo.

Sugiro uma lida no link abaixo:
http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

T+
Arlei

Arlei quando li este tópico fiquei com uma dúvida se o programa só funciona com o sudo porque ele esta com problemas de permissão para execução por outros usuários, ou é um programa administrativo que realmente precisa do sudo para funcionar?

Não sei se também ficou com esta dúvida, e se ficou talvez falta uma explicação mais detalhada de que programa seja, e qual é sua função.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: duvida sobre ln
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2007, 11:02 »
Arlei quando li este tópico fiquei com uma dúvida se o programa só funciona com o sudo porque ele esta com problemas de permissão para execução por outros usuários, ou é um programa administrativo que realmente precisa do sudo para funcionar?

Não sei se também ficou com esta dúvida, e se ficou talvez falta uma explicação mais detalhada de que programa seja, e qual é sua função.

[]'s

Cristiano

Pois é Cristiano, não tinha me atentado para isso. Bem lembrado, pode ser isso realmente. Vamos aguardar então um retorno e maiores detalhes do nosso amigo Thobarux.

[]'s
Arlei

Offline Thobarux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: duvida sobre ln - link não roda para usuario
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2007, 11:04 »
é isso mesmo pessoal, faltou dar a permissão, já arrumei e rodou bonitinho!

fiz assim # chmod 555 programax

muito obrigado e Abração!!