Autor Tópico: só a exprimentar...  (Lida 4250 vezes)

untitled

  • Visitante
só a exprimentar...
« Online: 19 de Dezembro de 2005, 16:04 »
boa tarde,
sempre quis tentar o linux, mas os muitos  cds que geralmente são precisos8fazer download) para a instalação sempre me deixou um pouco à parte deste sistema, gosto de coisas simples .. li que o urunbu era só um cd ..então decidi exprimentar..
estou a fazer o download o live cd no site urunbu , mirror portugal.. (posso confiar?..é que nao quero ver os 600 mb contabilizados em trafego internacional)..    
o que gostava que me informassem era se é preciso saber alguma coisa antes de "correr" o cd, ou se algo bastante simples e nao terei nenhum problema..
já agora , eu estou a tentar a versão Live , em que não é necessário instalar , sabem se utilizando o Daemon tools posso correr o ubuntu  ..ou tenho mesmo de passa-lo para um cd?..
obrigado..

Offline |Fly|

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • HÁ!
    • Ver perfil
    • http://www.fotolog.net/sensei_fly
só a exprimentar...
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2005, 16:53 »
Como ele roda atrás de boot você precisa gravar em um CD e depois ligar o PC com ele no Driver. Mas se quiseres podes tentar Emular ele pelo Windows VMware.
Eu sou Nerd. E daí?

untitled

  • Visitante
só a exprimentar...
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2005, 17:19 »
"Como ele roda atrás de boot você precisa gravar em um CD e depois ligar o PC com ele no Driver"

ok, era o que estava à espera,... mas diz-me uma coisa, ou alguém que  já tenha tentado   o Live cd ,  .. é só preciso ter o cd no driver que ele automaticamente começa o Ubuntu? é necessário fazer alguma coisa?  
no site Ubuntu ,  diz,
"
The live CD allows you to try Ubuntu without changing your computer at all. There are three images available, each for a different type of computer:"

o que eu pergunto é , poderei ver o ubuntu a rodar como um sistema operativo com este LiveCD?, ou só poderei ver o firefox/gimp/oppenoffice a rodar no windows XP?   porque o que eu pretendo é ver mesmo como um sistema oprativo , o ambiento de trabalho e o resto, mesmo sabendo que nao poderei gravar nada (pq está a rodar como cd) ... ou para isto que eu pretendo , tenho mesmo que fazer o download do installCD ?

obrigado..

Offline Br1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
só a exprimentar...
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:26 »
untitled

Olá!
Para instalar no HD é preciso do installCD. O live não instala.
Para rodar o live é preciso mudar o Setup do PC para ele dar boot primeiro do CD.
Depois é só dar o boot com o Cd no drive. Ele roda o SO completo com todos os aplicativos. Nada de XP.
Boa sorte

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
só a exprimentar...
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:34 »
Complementando, algumas coisas vão sendo perguntadas ou necessitam confirmação, idioma, tipo de teclado, vai em frente e chega lá. Espero que o live cd reconheça todo seu hardware. caso positivo, podes depois intalar o Install CD.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2