Autor Tópico: Decepção com todas as distribuições Linux  (Lida 94807 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:03 »
Eunir,
Primeiro eu entrei no adicionar/remover programas. Lá estava a versão 1.1.
Como no site a versão é a 1.3, resolvi fazer o que você disse e fiz o download de um arquivo tar.bz2.
Abri ele no Nautilus e descompactei pra uma pasta qualquer.
Cliquei no last.fm e não aconteceu nada. Cliquei depois no configure e apareceu isso no terminal:

Last.fm-1.1.3 Configure
Checking for qmake...
Checking the installed version of Qt is correct...
Qmake version: 1.07a (Qt 3.3.7)
Qmake is free software from Trolltech AS.

Your version of Qt seems to be too old, we require Qt 4.2 or above.

It is possible you have Qt3 and Qt4 both installed. Locate your qt4 installation
and ensure it is placed first in the path, eg:

        PATH=/opt/qt4/bin:$PATH ./configure

However this configure script is very basic, perhaps we got it wrong..
Try typing the following, perhaps it will build for you :)

        qmake -config release && make


Não consegui instalar....E agora? Faço oq?


Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #16 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:10 »
Dizer não a tudo que é Microsoft é besteira

concordo. tem muita coisa boa feita para sistema proprietário, com certeza.

e tem muita gente reacionária tbm.

Será que o OpenOffice, GIMP, Scribus, GNUGash, Inkscape e etc e tal já são tão páreos p/ seus similares proprietários. P/ algumas coisas até tenho certeza que sim, mas outras talvez o bom senso ainda ñ nos deixa confiar tanto.

Posso contar uma história engraçada, sobre isso? (só pra quebrar o clima, gente  :D)

Logo que lançou o Vista chegou pra mim um pc novinho, que a empresa adquiriu pra mim. Detalhe: veio com Windows Vista Starter e não pode ser formatado durante um ano, pois está no contrato de garantia  :-\

Pensei comigo: aff, Vista?  :-X aneimmmm vamos lá, vamos trabalhar...

Primeira coisa: Firefox! Eita paixao pela raposinha  :D  :D  :D

Depois: preciso de um office - Open Office, preciso de um "photoshop"- Gimp, preciso de um "pagemaker" - Scribus, preciso de um antivirus - meti o cd do ubuntu e instalei o Clamav msmo  :D  :D  :D

A falta é a do Corel, mas estou me saindo bem com o Inkscape, com ajuda do Esfinge, Versuri e KeRnEl_ScRiPt, e demais colegas de outro forum  :D

Resumindo: o software livre evoluiu muito, o que falta evoluir é a cabeça das pessoas

pelo menos é o que eu penso  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:13 »
Eunir,
Primeiro eu entrei no adicionar/remover programas. Lá estava a versão 1.1.
Como no site a versão é a 1.3, resolvi fazer o que você disse e fiz o download de um arquivo tar.bz2.
Abri ele no Nautilus e descompactei pra uma pasta qualquer.
Cliquei no last.fm e não aconteceu nada. Cliquei depois no configure e apareceu isso no terminal:

Last.fm-1.1.3 Configure
Checking for qmake...
Checking the installed version of Qt is correct...
Qmake version: 1.07a (Qt 3.3.7)
Qmake is free software from Trolltech AS.

Your version of Qt seems to be too old, we require Qt 4.2 or above.

It is possible you have Qt3 and Qt4 both installed. Locate your qt4 installation
and ensure it is placed first in the path, eg:

        PATH=/opt/qt4/bin:$PATH ./configure

However this configure script is very basic, perhaps we got it wrong..
Try typing the following, perhaps it will build for you :)

        qmake -config release && make


Não consegui instalar....E agora? Faço oq?


nao nao, eu circulei na foto, no post acima, onde vc clica para download
olha aqui

Para o Last FM: http://www.lastfm.com.br/download/
Veja imagem:


é nesse link que eu circulei, que abre o instalador direto  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:19 »
o Led Style, aqui do forum, fez uma belíssima citação sobre o LastFM em seu blog, dá uma olhada: http://www.tuxresources.org/blog/archives/198

boa noite pra vcs. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:26 »
Eunir,
e se eu quiser instalar pelo tar.bz2?
Qual o procedimento? Só da pelo terminal?
Minha pergunta abrange outros software...Pra instalar tar.bz ou outro arquivo zipado, tem que ir pelo terminal? Não posso instalar somente pela interface gráfica?
sds

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:29 »
ah, eu sou suspeito, eu gosto do terminal!  :D  :D  :D
algum iluminado do forum podia responder isso pra gente  ;)
mas tenta aí o link, pra vc ver o tanto q eh pratico e rapido  ;)
vou nessa, q amanhã eh cedo o batente  ;)
[ ]s fernando
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2007, 00:38 »
ah, eu sou suspeito, eu gosto do terminal!  :D  :D  :D
algum iluminado do forum podia responder isso pra gente  ;)
mas tenta aí o link, pra vc ver o tanto q eh pratico e rapido  ;)
vou nessa, q amanhã eh cedo o batente  ;)
[ ]s fernando

Valeu meu camarada, bom trabalho pra você!
Amanhã chego cedo no batente também....
quanto ao deb, ele funcionou perfeitamente. Mas nem sempre os arquivos de instalação são deb e nem sempre funciona. (Meu bittorrent 5.xx.deb não instalou nem por um decreto).
Reconheço o esforço do Linux pra tentar ser o mais gráfico possível e os pacotes deb são uma solução. Eu torço pra que todos os softwares migrem pra esse formato.

Valeu pela dica e boa noite pra todos.
sds

Offline tucaubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2007, 11:32 »
Citar
gastando meu tempo tentando entender o funcionamento do Ubuntu.
A prova de que não é fácil para os leigos encarar o Linux.

Também é muito verdade da postura reacionária dos programadores do linux.

O windows tem uma aula de intuitividade e acessibilidade para dar ao Linux em muitos aspectos. Além do mais existem coisas realmente importantes que só funcionam no WIndows. Por exemplo: Declaração de imposto de renda, certificado digital de micro empresas... Cara... Tem muita coisa que vcs tem q tornar possível no Linux. Isto é materia para discussão séria entre vocês programadores. Copiar coisas da microsoft pode ser uma saída, e melhorá-las (como vocês sempre fazem).

Desde que lançou o Firefox para o windows eu uso, e nese exmplo existe uma grande lição! A partir do momento que os avanços do mundo Linux ficaram disponíveis para usuários leigos foi provado que a microsoft tem que comer muito feijão. Porque vcs acham que o IE agora tem abas?

Fica aqui minha última opinião: Não neguem o que há de bom no Windows só porque é windows. Peguem o conceito e aprimorem.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #23 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:32 »
Minha mãe disse para não alimentar os trolls, mas eu não resisto. :D

O windows tem uma aula de intuitividade e acessibilidade para dar ao Linux em muitos aspectos.

E vice-versa "em muitos aspectos". Exemplos: konqueror, katapult, gedit, kile, glipper, kdissert, gftp, ssh

Além do mais existem coisas realmente importantes que só funcionam no WIndows. Por exemplo: Declaração de imposto de renda, certificado digital de micro empresas...

O DIRPF tem versão em java para usuários de outra plataforma fora da MS. Ter programas que só funcionam em um sistema não é uma limitação dos outros sistemas. Vai me dizer que um sistema é ruim só porque não roda um programa que só foi feito para Mac? É o mesmo que dizer que um carro não presta porque você colocou petróleo no tanque de combustível.

Eu até diria que o Linux hoje com wine, crossover, cedega e blocks seria um "carro flex" já que eu rodo WarCraft e o Aurélio emulados via wine. :P

Isto é materia para discussão séria entre vocês programadores. Copiar coisas da microsoft pode ser uma saída, e melhorá-las (como vocês sempre fazem).

Acho que você está no fórum errado, meu caro. Até onde eu sei, a maioria daqui é usuário e, no máximo, sysadmin. Talvez tenha uns gatos pingados que são programadores e acho que dificilmente você encontre aqui algum colaborador de algum pacote além da documentação.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #24 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:55 »
Minha pergunta abrange outros software...Pra instalar tar.bz ou outro arquivo zipado, tem que ir pelo terminal? Não posso instalar somente pela interface gráfica?

Você até pode descompartar um arquivo pelo ambiente gráfico, mas acredito que você não tem nenhum compilador gráfico instalado no seu computador. Se você tiver, e for compatível com shellscript e gcc, poderás instalar graficamente.

Caso não seja o caso:
1) Descompatar:
tar.gz
Código: [Selecionar]
tar xvfz arquivo
tar.bz2
Código: [Selecionar]
tar xvfj arquivo
zip
Código: [Selecionar]
unzip arquivo -d diretorio
rar
Código: [Selecionar]
unrar e arquivo diretorio/
2) Ler os arquivos INSTALL, README e outro arquivo texto que esteja dentro do diretório raiz onde foi descompactado. Lá estarão as instruções para configurar, compilar e instalar o programa. Em geral os passos são:

2.1) Como usuário comum:
Código: [Selecionar]
./configure
make

2.2) Como usuário administrador
Código: [Selecionar]
make install
Obs.: Como administrador, é até possível digitar todos os 3 comandos, mas não é "politicamente correto".

Last.fm-1.1.3 Configure
Checking for qmake...
Checking the installed version of Qt is correct...
Qmake version: 1.07a (Qt 3.3.7)
Qmake is free software from Trolltech AS.

Your version of Qt seems to be too old, we require Qt 4.2 or above.

It is possible you have Qt3 and Qt4 both installed. Locate your qt4 installation
and ensure it is placed first in the path, eg:

        PATH=/opt/qt4/bin:$PATH ./configure

However this configure script is very basic, perhaps we got it wrong..
Try typing the following, perhaps it will build for you :)

        qmake -config release && make


Não consegui instalar....E agora? Faço oq?

Nesse caso, atualiza o Qt que o teu está velho demais.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2007, 13:58 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #25 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:55 »
Acho que você está no fórum errado, meu caro. Até onde eu sei, a maioria daqui é usuário e, no máximo, sysadmin. Talvez tenha uns gatos pingados que são programadores e acho que dificilmente você encontre aqui algum colaborador de algum pacote além da documentação.

Mythus escreveu algo que eu já tava com vontade de escrever e não tive coragem, mas como escreveu eu assino embaixo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #26 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:58 »
Para completar o último post do Mythus:

Instalação de Programas no Ubuntu (Tópico do Dino pinduvoz).

Ler não faz mal a ninguém, ainda mais quando se esta mexendo em algo novo. Sempre que preciso mexer no windows eu leio, afinal não é uma plataforma que eu me sinta tão a vontade, ao contrário do Linux, e olha que sei que mesmo no windows sou mais que um simples usuário final.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #27 Online: 01 de Setembro de 2007, 16:38 »
@rjbgbo
obrigado pela citação, parece que alguém lê o que escrevo.. hahah

@tucaubuntu

Vamos por partes:

Citar
O Windows, por ser um software comercial, sempre tras novidades em matéria de jogos e tal. TODAS as vezes que me animo a mexer com linux eu acabo desistindo, isso porque para o cara que não sabe de computador o linux fica impossível!

acho que independe de ser comercial ou livre, todas as novidades são lançadas para Windows porque tem uma base de usuários muito mais e um tempo de mercado (voltado para desktop) idem. Devagar as novidades também estão sendo lançadas juntamente com versões Linux.

Citar
Vcs deviam encontrar uma maneira de rodar jogos de windows no linux, de fazer com que as pessoas usassem o linux e nao sentissem falta do Windows!!!

maneira há, vide Cedega e derivados. Mas pense comigo. O certo deveria ser as softhouses desenvolverem seus jogos para Linux, e isso requer esforços tanto do lado de lá como do lado de cá. A nova OpenGL foi lançada a algumas semana e talvez de um gás aos desenvolvedores de games.

Citar
Honestamente vcs podem fazer muito pelos usuários leigos. Deviam pensar naquelas pessoas que não sacam nada e só querem um sistema extremamente simples pra mexer. Eu não tenho coragem de coloar o Ubuntu como sistema único no meu PC porque minha mãe e minha irmã vão querer usar e não vão poder. Vão querer instalar programas e não vao saber como...

Linux voltado estritamente para desktop é coisa nova. E programação leva tempo. Com o tempo esses usuários estão sendo atentidos, mas há muuuuuuuuuiiita coisa ainda a ser feita. E algumas coisas estão na estrutura no sistema.

Citar
MSN é uma coisa muuuuito importante! Todo mundo hoje em dia usa 3 coisas na net: Orkut, Youtube e MSN. Isso é fato. Se vocês querem atingir um público vasto e acabar com a microsoft se tornem mais eficientes nestes programas, superem-os!

como disse antes: programação leva tempo, não se faz um programa complexo do dia para a noite. Superar vai ser meio dificil, afinal eles são donos da rede e estão sempre um passo à frente.

Citar
Aqui vai meu desabafo sobre os LINUX. São sistema realmente mais rápidos e confiáveis, mas são muito difíceis para os usuários leigos. Fica aqui a esperança para um futuro próximo. Um linux que não deva nada ao windows, que pelo contrário, supere-o.

devagar e sempre..

----
Um ultimo pitaco:
O modo de instalação dos programas, queiram ou não, ainda é um problema a ser resolvido. O conceito dos pacotes DEB e RPM creio que seja o melhor: pré-compilados, basta jogar os arquivos nas pasta e pronto, está funcionando. Mas a incompatibilidade entre os sistemas é que atrapalha. O melhor exemplo a ser seguido é o do Nero, basta jogar os arquivos nos respectivos diretórios e independe de distribuição (com um wizard ficaria perfeito). O tempo do configure, make, make install para desktops já passou. E não tratem a opinião contrária como coisa de Troll, a "Trollação" (ato de "Trollar", nenhuma das expressões existe mas acho que da para captar a mensagem) é uma rua de duas vias.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2007, 16:52 por Syph0s »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #28 Online: 01 de Setembro de 2007, 17:16 »
Minha mãe disse para não alimentar os trolls, mas eu não resisto. :D

nossa, Ptero Mythus, tenho que parar com isso tbm, senão minha mae me coloca de castigo  :D  :D  :D

Acho que Distro Linux mais bem documentada que essa para pt-br nao tem, ou tem?

É muito boa a documentação daqui, o problema é que o Ubuntu é muito Windows pro meu gosto!  :D  :D  :D Muito facil, aff Eu li no blog do Maudy uma vez: o Ubuntu é um chato, é um monótono... hehe eh msmo, tah tudo funfando bonitinho, q q eu tenho q fazer? Nao tem anti-nada rodando, moendo minha ram rsrsrsrs

óia eu jogando lenha na fogueira  ;) vamos ver q q sai

Pra vcs terem uma ideia, qdo eu quero produzir uso o Ubuntu, ou o Dreamlinux, pois adoro customizar ele  ;) Qdo tenho vontade de "brincar" com o SO, vou pro Arch, e assim caminha a humanidade, cada um com seu cada um

acho que serei bastante criticado agora  :P tô nem aí, é meu ponto de vista  :D  :D

[ ]s pra vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #29 Online: 01 de Setembro de 2007, 17:28 »
Um ultimo pitaco:
O modo de instalação dos programas, queiram ou não, ainda é um problema a ser resolvido. O conceito dos pacotes DEB e RPM creio que seja o melhor: pré-compilados, basta jogar os arquivos nas pasta e pronto, está funcionando. Mas a incompatibilidade entre os sistemas é que atrapalha. O melhor exemplo a ser seguido é o do Nero, basta jogar os arquivos nos respectivos diretórios e independe de distribuição (com um wizard ficaria perfeito). O tempo do configure, make, make install para desktops já passou. E não tratem a opinião contrária como coisa de Troll, a "Trollação" (ato de "Trollar", nenhuma das expressões existe mas acho que da para captar a mensagem) é uma rua de duas vias.
Desde que o ./configure, make e make install continue existindo, não vejo problema, principalmente se considerar que nem toda distro é Debian ou Redhat like.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com