Autor Tópico: Instalação de Programas no Ubuntu  (Lida 832790 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #150 Online: 01 de Julho de 2009, 21:37 »
Bom, eu uso Ubuntu (e consequentemente Linux) faz uns três meses. Achei muito boa a iniciativa de vocês ensinarem as linhas de comando, mas eu não vi ela me ajudar muito já que me familiarizei com o sistema de Adicionar/Remover contido no Ubuntu. Sendo mais exato: para descompactar um programa em Rar ou Zip eu uso "Extair aqui" com o botão direito do mouse e tendo já instalado o programa Rar (Versão do famoso Winrar para Ruindows) eu extrai meus arquivos sem a necessidade de entrar no Terminal e digitar um comando. Então: qual a vantagem dos Comandos no Ubuntu, sendo que o aplicativo Adicionar/Remover veio justamente para facilitar a vida de quem não manipula?

Muitas vezes você não acha a aplicação que procura facilmente no "Adicionar/Remover", e mesmo no Synaptic você tem que selecionar vários pacotes.

Assim se você usa linha de comando você já coloca todos os pacotes de uma vez só, sem contar que é mais fácil pra quem explica fazê-lo pelo terminal, e para o usuário também, já que é só copiar/colar no terminal.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #151 Online: 02 de Julho de 2009, 17:44 »
A explicação acima é válida, mas a verdade é que, em se tratando de Linux, o uso do terminal é uma tradição. E como vc mesmo percebeu, nem sempre a opção mais fácil é recorrer ao terminal, mas para usuários tradicionais tal opção é praticamente a única em que eles conseguem pensar.

Eu apóio (e ensino) as soluções gráficas, pois elas conquistam usuários. Mas não deixo de incentivar o aprendizado da linha de comando aos usuários já conquistados (uma vez "fisgados", eles podem ser levemente "maltratados"), pois assim eles aprendem Linux e não as ferramentas gráficas de uma distribuição específica.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #152 Online: 02 de Julho de 2009, 17:59 »
A explicação acima é válida, mas a verdade é que, em se tratando de Linux, o uso do terminal é uma tradição. E como vc mesmo percebeu, nem sempre a opção mais fácil é recorrer ao terminal, mas para usuários tradicionais tal opção é praticamente a única em que eles conseguem pensar.

Eu apóio (e ensino) as soluções gráficas, pois elas conquistam usuários. Mas não deixo de incentivar o aprendizado da linha de comando aos usuários já conquistados (uma vez "fisgados", eles podem ser levemente "maltratados"), pois assim eles aprendem Linux e não as ferramentas gráficas de uma distribuição específica.

Gostei dessa pinduvoz... "é até válida a explicação, mas a verdade é que"....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #153 Online: 04 de Julho de 2009, 11:38 »
Se vc sabe como usar o Startupmanager para configurar o Grub, vai saber fazer isso nas distribuições que trazem esse utilitário instalado ou permitem que ele seja instalado facilmente (pacote disponível).

Já se vc sabe como editar o menu.lst do Grub, vai ser capaz de configurar o Grub em qualquer distribuição Linux.

A diferença é esta: editar arquivos de configuração vale para qualquer Linux.

E é por isso que dizem que quando vc aprende a usar Slackware, onde é tudo feito editando arquivos de configuração, vc aprende a usar Linux.

Então, aprendam a solução gráfica, por conta da facilidade, mas aprendam também a solução via linha de comando, se vcs quiserem aprender a usar qualquer Linux, em qualquer hora e em qualquer lugar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Palmério Júlio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #154 Online: 11 de Julho de 2009, 16:20 »
Desculpas por ter demorado um pouco, pois tive problemas de saúde.

Mais vamos lá.

Já experimentei usar o Synaptic e criar o script e gostei, agora vou usar o Ubuntu Linux 9.04 Jaunty Jackalop4 para ver qual dos dois vai satisfazer as necessidades.

Então quando eu decidir qual usar eu falo pra vocês certo.
 
Muito o brigado pela ajuda gente.
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 16:29 por Palmério Júlio »

Offline Anderson Pacheco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #155 Online: 13 de Julho de 2009, 19:55 »
eu faço tecnologia em processamento de dados e programo em c++ e naum consegui ainda programar no ubuntu por que no xp eu uso o dev e executo no ms dos e no linux naum consigo vcs sabem de algum programa e como fazer para funcionar

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #156 Online: 14 de Julho de 2009, 12:26 »
eu faço tecnologia em processamento de dados e programo em c++ e naum consegui ainda programar no ubuntu por que no xp eu uso o dev e executo no ms dos e no linux naum consigo vcs sabem de algum programa e como fazer para funcionar

http://wiki.ubuntu-br.org/Programando

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/ubuntu-para-programar-liguagem-C-C++
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 12:30 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline DRIFTBRAZIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • DRIFT BRAZIL - Site Oficial
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #157 Online: 14 de Julho de 2009, 21:46 »
Oi, como eu instalo o java no Ubuntu, entrei no site deles a baixei, abro o terminal digito SUDO, dai pra frente faço oque, o (jre-6u14-linux-i586.bin) esta no meu desktop, qual o caminho para chegar nele, no site deles diz para digitar, SUDO depois cd <caminho do diretório>, qual caminho e esse...
Sou novo nesse negocio estou usando Ubuntu a 4 dias e ainda estou aprendendo esse negocio de SUDO e GKSUDO, minha placa de video chega na sexta e acho que vou precisar da ajuda de vcs para instalar ela... ???
 ;D
Carros FR superam qualquer coisa.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #158 Online: 14 de Julho de 2009, 22:02 »
Para instalar Java e Flash:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Quanto ao Java que vc baixou, apague-o :-)
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline BlinD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #159 Online: 15 de Julho de 2009, 02:08 »
Por gentilesa sou super novo no linux n tenhu noção de nada ainda

acabei de instalar primeira ves linux ubuntu 9.04

estou com uma duvida

escrevi no terminal      
dpkg -i Mercury-Messenger-1.9.4.deb

ai diz que a operação solicitada requer privilegios de superusuario

o que eu faço agora ?



i se n for pedir demais eu baixei Mercury-Messenger-1.9.4.deb  dei dois click instalou

mas e agora ondi ele foi ? como abro ele me ajudem por favor toh perdidao
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 02:45 por BlinD »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #160 Online: 15 de Julho de 2009, 12:35 »
Ele esta em aplicativos--->internet.

E para previlegios de super usuario basta digitar na frente do comando

sudo como em

sudo dpkg -i Mercury-Messenger-1.9.4.deb
Pedira sua senha, então é só digita-la.

com sudo vc executa o comando como root.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #161 Online: 15 de Julho de 2009, 14:30 »
Companheiro BlinD vc pode dar uma boa olhada aqui no forum onde ha varios topicos e guias para iniciantes como nos, posteriormente ,se desejar veja esses tbm.

Apostila em pdf:
http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/

Guia fa foca linux:
http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

Guia multimidia,compiz,etc
http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #162 Online: 15 de Julho de 2009, 17:07 »
Ao dar um duplo-clique num pacote deb baixado o Ubuntu abre o Gdebi, que é o instalador gráfico do Gnome. Já o dpkg é um instalador do Debian que funciona via linha de comando (terminal), ou seja, em texto puro. O dpkg trabalha por trás do Gdebi e do Apt, ou seja, é ele quem instala sempre.

Qualquer que seja a forma de instalar um pacote, será pedida a senha do usuário criado na instalação do Ubuntu, pois ele, via sudo, tem os poderes administrativos necessários.

Outros usuários administradores podem ser criados, mas isso não vem ao caso.

No mais, prefira instalar pacotes pelo "Adicionar/remover" e pelo "Synaptic", por razões de segurança.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #163 Online: 15 de Julho de 2009, 18:24 »
Olá pessoal, tudo bem?

Talvez alguns já tenham me visto nesse fórum fazendo perguntas bem infantis, mas está sendo a única forma de eu entender o funcionamento do Linux e, assim pegar alguma autonomia no uso dele. Sou iniciante e tenho conhecimento modesto até mesmo no Windows.

Estou tentando instalar o Avira (eu sei que não há necessidade de antivirus aqui, mesmo assim irei instalar), porém, baixei o arquivo tar.gz no próprio site do desenvolvedor e segui esses passos abaixo.

1º passo) descompactação do arquivo: utilize os seguintes comandos de acordo com o formato do arquivo:

- arquivos tar.gz:
Código: [Selecionar]
tar -zxvf nome-do-programa.tar.gz

Apareceu isso:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ $ tar -xvvzf antivir-workstation-pers.tar.gz
bash: $: comando não encontrado
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

Como esse passo era para descompactar, achei que poderia fazer isso diretamente com o botão direito e a opção Extrair Aqui. Criou-se portanto a pasta antivir-workstation-pers-2.1.12-19.

Voltando ao tutorial:
2º passo) entrar na pasta descompactada com o comando:

Código: [Selecionar]
cd /caminho/pasta-criada-pelo-descompactador(o “caminho” incluirá a pasta onde o pacote foi descompactado)

Resultado:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19bash: cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19: Arquivo ou diretório inexistente
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

O que será que ando fazendo de errado?
Não é possível que irei ficar parado num negócio tão besta quanto esse!  ;D


Obs.: li o tópico inteiro e a única coisa parecida que achei foi uma pergunta que não foi respondida.
(...)  Descompacto pelo modo gráfico beleza, mas não entra na pasta descompactada quando dou "cd /caminho/pasta-criada-pelo-descompactador" e não reconhece o comando "./configure", dar o aviso de arquivo ou diretório inexistente. (...)


Grato
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 18:58 por rcn »

Offline DRIFTBRAZIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • DRIFT BRAZIL - Site Oficial
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #164 Online: 15 de Julho de 2009, 21:53 »
Oi, acabei de baixar o KompoZer e instalar mais quando abro ele. ele fecha sozinho depois de 1 minuto de uso, o que pode ser, quando instalei ele apareceu uma mensagem dizendo que tem uma versão mais atualizada no repositório...
Peço desculpas por ficar fazendo varias perguntas mais sou novo no Ubuntu e não manjo nada de nada, usei windows quase toda vida... :'(
Carros FR superam qualquer coisa.