Autor Tópico: relação de comandos do console  (Lida 1506 vezes)

Offline alexpilot79

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
relação de comandos do console
« Online: 25 de Agosto de 2007, 21:56 »
oi pessoal, meu nome é alexandre e estou determinado a dá um fim no meu windows..... e a todos os softwares piratas que tenho em minh máquina(todos a nao ser os free) ja instalei o ubuntu e gostaria de uma relação de comando qe podem ser usados no console e a descrição do que esse comando faz... meu ingles é bom por isso a lista pode ser em ingles sem problemas.. porem mau conhecimento em linux é bem limitado... é estranho parece que tudo que vc quer fazer vc precisa de uma receita de bolo... gostaria de uma lista que explcase cada comando... por exemplo: sudo apt-get install skype2.05..... eu quero saber o que significa cadacomando... o que é sudo o que é apt-get.... e tudo se tiver alguma string tipo -r -i... sei la.. saber o que significa isso... essa lista com certezaja deve existir pronta na net... alguem poderia me informar onde encontrar essa lista... quanto mais completa e detalhada melhor!!! nao tenho medo de estudar! obrigado ai galera muito bom o forum e aposto que em 6 meses nao precisarei mais do meu windows xp.....a e outra coisa... alguem conhece um bom editor de video para o ubuntu.. tipoo finalcut do mac ou o premiere e after effects da adobe? falow galera!

alarcon

  • Visitante
Re: relação de comandos do console
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2007, 22:08 »
para começar veja este link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,7950.0.html

Se você já conhece alguns comandos e quer saber mais sobre eles abra um terminal e digite:

man comando

ou

info comando

Por exemplo, man apt-get

isso irá abrir a página de manual do comando.

« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 22:10 por alarcon »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: relação de comandos do console
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2007, 22:27 »
Olá alexpilot79,

Para se conhecer bem as coisas é preciso estudar e muito.

Hoje com a Internet a coisa ficou muito mais agil e facil.

Todos os comandos de terminal:

Meu menor livro de linux tem 600 paginas de comandos de terminal.

Para comparação meu menor livro de microsoft access tem 1105 páginas.

Tudo no Linux tem manual, são as man pages, que podem estar no seu sistema instalados, ( alguns estão ) ou disponiveis na Internet.

Alem disto, hoje temos o wikipedia, com wikis para todos os gostos de Linux.

Isto sem falar no google ( Linux+<o_que_voce_quiser>)

No Ubuntu voce inicialmente não precisa se preocupar com comandos obscuros e indecifráveis tipo chown, grep, cat, pipe, etc.

Utilize os repositórios para instalar/remover programas ( Em Linuxês = pacotes )

Daqui uns dois a tres meses de Linux, e acompanhando o forum, com certeza voce vai começar a voar sozinho.

Seja apenas um usuario no incio. Deixe as aventuras de colocar janelas transparentes, icones personalizados, scripts para automatizar tarefas, etc, para depois.

Quando voce ganhou seu primeiro Windows, voce fez, fez, até travar, instalou tudo de novo e novamente apagou tudo outra vez. Todo mundo já fez isto.

E voce vai fazer de novo no Linux. 

Se voce não fez o citado acima no seu Windows, voce é um usuario normal, e como usuario, o Linux dá de dez a zero no windows.

Abraços e bem vindo ao Linux