Cybertraveler,
Eu tenho o DI-524 da Dlink, aqui funciona perfeitamente. Tenho 2 linux e um windows via cabo Ethernet e um Palm LifeDrive via wireless.
É o seguinte: já que vc está em rede com ele, vc consegue acesso via browser com o endereço ip padrão vindo de fábrica (este está no manual). Bem o seu linux vc tem que colocá-lo para aceitar endereços via DHCP, por tanto, SISTEMA > ADMINISTRAÇÃO > REDE. Assumindo que vc só tem uma placa de rede no seu linux a eth0 deve ser DHCP. Assim selecione a eth0 clique no botão propriedades e em configurações escolha DHCP. Feito isso ele já tem um endereço ip dado pelo roteador, para verificar abra uma console e digite "ifconfig" (sem as aspas), vc verá a eth0 com um monte de informações a "inet end xxx.xxx.xxx.xxx" é o seu endereço de rede (ip). Agora vá no manual do seu roteador e veja qual o endereço ip de fábrica , normalmente começa com 192.168.0.1. Digite o endereço IP do manual no browser, este vai pedir login e senha, novamente padrão de fábrica, login: admin senha: 0000. Na pagina que segue vc deve escolher WAN (lateral esquerda) e escolher pppoe. Como vc recebe o pppoe do provedor , vc deve escolher dinamico. Nesta pagina vc tem como entrar com seu login e senha do provedor de acesso e depois escolha on-demand, ou seja , vai se conectar toda vez que vc pedir acesso a internet.
Siga o manual do DLink que funciona legal. TEndo dúvidas coloque aqui novamente e tentaremos ajudá-lo.
Abs e Boa sorte !!!