Autor Tópico: Proteção em escola.  (Lida 2209 vezes)

Offline mammuthix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Proteção em escola.
« Online: 25 de Agosto de 2007, 14:26 »
Olá pessoal!

Bom, é com muita felicidade que venho aqui dizer que peguei um projetinho pequeno mas que é bem legal. Vou montar um laboratório pra um colégio com 10 computadores. Os computadores são novos, recém-comprados, vão chegar essa semana. Mas não há verba para comprar licenças Micro$oft de Windows, Office etc. Então a idéia de Linux com OpenOffice por exemplo cai com uma luva!

Queria saber dos amigos se o Ubuntu conseguiria suprir essas necessidades. Preciso apenas de uma rede que tenha Internet, um pacote de apliativos tipo Office (no caso OpenOffice). A mair dificuldade que vejo é de colocar um esquema de proteção para que o aluno não "zoe" o sistema... trocar papel de parede, apagar coisa que não deve, fuçar etc... existe alguma coisa que proteja isso ou que volte pra alguma configuração pré-determinada após o boot?

Estou muito contente com esse projeto, é pequeno mas me sinto bem em poder estar planejando. A escola tem ADSL Speedy, vou ver se consigo rotear o modem pra jogar tudo pros hubs... no caso de precisar montar servidor de arquivos ou de Internet, algum segredo ou especificação?

Agradeço muito qualquer ajuda! Obrigado!

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2007, 14:40 »
mammuthix,
infelizmente não posso ajudá-lo porque sou novato no Linux, e entendo pouco do assunto.

Mas tô deixando esse post aqui pra te dar os parabéns, pela iniciativa e pela oportunidade que tens na mão! Com certeza achaste uma ótima solução para esse desafio.

Vou ficar acompanhando o tópico...
Abraços e sucesso!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Proteção em escola.
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2007, 15:16 »
Quem me dera também ter um projecto desses.  ;D

Quanto a protecção, o utilizador apenas poderá mexer na sua home e mais nada.
Podes proteger quanto a isso do wallpaper, mas tens que criar um directório para o utilizador poder escrever dados.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2007, 15:44 »
Eu me lembro de ter visto isso em algum lugar, era uma configuração que você fazia, que o sistema funcionava como um live-cd, toda vez que iniciava ele voltava tudo ao padrão, e tinha uma opção para você modificar as coisas para outra configuração, e salvar a mesma =)
Não tenho mais o link, mas de qualquer maneira, tem o meu apoio =)
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline logan-814

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2007, 16:00 »

Pelo que sei de linux, o ubuntu 7.04 serve perfeitamente afinal linux serve para tudo...

Cumprimentos,

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2007, 18:26 »
Quanto a alguns recursos de segura, você faz o seguinte:

Instale o sistema normalmente, agora você terá duas contas uma root e outra usuário com privilégios root através do sudo, agora vá em Sistema > Administração > Usuários e Grupos, agora adicionar novo usuário, na aba privilégios de usuário altere as opções conforme achar necessário.

Agora esse usuario será criado com opções limitadas e sem acesso a root, então se você quer impedir a mudança ou customização do sistema eu sei de um modo "grosso" de fazer... entre com sua conta de usuario e altere as permissões dos arquivos de configuração do usuário dos alunos impedindo a escritura assim vai dar um erro toda vez que o sistema tente escrever algo... mas não sei se vai funcionar 100%

tipo as pastas são:

/home/aluno1/.gconf .gconf2 .local .nautilus ... e outras

desculpa a desorganização, to com pressa ... depois tento explicar melhor..

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2007, 12:17 »
Eu me lembro de ter visto isso em algum lugar, era uma configuração que você fazia, que o sistema funcionava como um live-cd, toda vez que iniciava ele voltava tudo ao padrão, e tinha uma opção para você modificar as coisas para outra configuração, e salvar a mesma =)
Não tenho mais o link, mas de qualquer maneira, tem o meu apoio =)

Também já vi um link falando sobre isso, acho que seria a solução ideal para o seu caso, ja que o usuario poderia detonar o sistema e um simples reboot retornaria ao que era antes. Acho que só o Google pra te ajudar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline mailsonlira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:35 »
Aqui está o link que todos estão falando:
Criando um "computador público" usando o UnionFS

Esse artigo ensina a fazer um computador público onde qualquer alteração feita por um usuário normal e sem privilégios não é mantida pelo sistema. Ou seja: o aluno pode até trocar o papel de parede e zoar o sistema mas ao reiniciar as configurações voltam ao normal.
O único usuário que pode alterar e manter essas alterações é o root. Não li o artigo todo mas deve ser bem simples.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:41 »
Aqui está o link que todos estão falando:
Criando um "computador público" usando o UnionFS

Esse artigo ensina a fazer um computador público onde qualquer alteração feita por um usuário normal e sem privilégios não é mantida pelo sistema. Ou seja: o aluno pode até trocar o papel de parede e zoar o sistema mas ao reiniciar as configurações voltam ao normal.
O único usuário que pode alterar e manter essas alterações é o root. Não li o artigo todo mas deve ser bem simples.

Obrigado pelo link mailsonlira!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline silvioalvim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Proteção em escola.
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2009, 13:54 »
Desculpe escrever em um tópico tão antigo, mas é que tenho um problema semelhante, e seguindo as instruções do link até consegui personalizar o Ubuntu 8.04, para agir dessa forma. O problema é que depois disso a rede sem fio parou de funcionar, e quando clico no botão de desligar, o sistema simplesmente trava! Tinha configurado para inicializar sem senha, agora está pedindo senha... e dá uma mensagem de erro do HAL na incialização.
Alguém sabe outra solução para uso em laboratórios, similar a essa? Ou pelo menos que possa ajudar nos erros que estão acontecendo?