Autor Tópico: Systemimager - Automatizando instalações do Linux  (Lida 2383 vezes)

arlei

  • Visitante
Systemimager - Automatizando instalações do Linux
« Online: 24 de Agosto de 2007, 14:43 »
Como sou um assíduo freqüentador das publicações no Viva-O-Linux em uma destas minhas navegadas por lá, descobri o artigo abaixo que poderá ser de grande serventia para muitos.

Citar
O systemimager é uma ferramenta que permite-nos instalar de forma simples várias estações  Linux a partir de uma imagem, tornando o processo de instalação o simples trabalho de ligar a máquina. Ideal para ambientes que obrigam a constante reinstalação das máquinas, como salas de aula.

Basicamente o programa funciona da seguinte maneira, é gerado uma ou mais imagens das estações, elas são armazenadas em um servidor para posterior instalação, e através de um disquete, cd ou um servidor de boot pela rede, como atftpd, é carregado um kernel que irá iniciar o processo de cópia das imagens para as estações.

O processo de restauração da imagem é todo automatizado, exigindo uma interação mínima para que ocorra. permitindo que qualquer pessoa possa cuidar dela.

Vejam o artigo na íntegra: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1901

Nota: Nunca fiz uso ou sequer conheço a referida ferramenta, portanto não tenho noção de sua real usabilidade e funcionalidade, mais de qualquer forma deixo o registro aos interessados.

T+
Arlei

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Systemimager - Automatizando instalações do Linux
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2007, 19:08 »
Eu estou a usar recentemente numa empresa onde estou a trabalhar, e gostei, mt simples de usar e que facilita imenso , recomendado para quem tem vários computadores e quer usar a mesma imagem em todos.