Autor Tópico: FORTRAN em LINUX  (Lida 8259 vezes)

Offline MMG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
FORTRAN em LINUX
« Online: 22 de Agosto de 2007, 14:52 »
Pessol, sou iniciante como usuário do Linux... Sou engenheiro e tenho muiiiita necessidade de compilar códigos FORTRAN. Não encontrei uma forma simples de compilação no Linux (que envolva rotinas e sub-rotinas) semelhante ou igual a forma como estou acostumado no Windows. Instalei o WINE para tentar rodar meus códigos no Linux, porém logo no começo do processamento (ainda na janelinha do "DOS") dá um erro e o programa pára, simplesmente. Voltei ao Windows, para verificar se ocorria o mesmo e lá não ocorreu.
Estou pensando que talvez tenha que abandonar o LINUX caso não consiga rodar meus códigos facilmente em FORTRAN (não mudarei todos os cód. para outra linguagem).

Não gostaria de voltar pro Windows, pois o Ubuntu é definitivamente mais leve e beeeem mais objetivo.

Alguém pode me dar uma dica sobre o quê posso fazer???

Grato.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2007, 22:29 »
Não conheço o Fortran mas para rodar no linux como roda no windows a linguagem deve ser multi plataforma como o C e C++ ... pesquisei no wikipedia e me parece não ser multi plataforma:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortran

Mas não tenho certeza, portanto continue pesquisando. Espero mesmo estar enganado para que você possa aderir definitivamente ao Ubuntu/Linux.

Offline mailsonlira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2007, 02:18 »
Também não conheço nada de FORTRAN mas lendo o artigo em inglês da Wikipédia eu encontrei a referência a seguir:
GFrotran - The GNU Fortran 95 compiler, part of GCC. Distributed as part of GCC as of GCC 4.0
g95 - Free, open source Fortran 95 compiler and runtime libraries
Entre outros...

É interessante dar uma olhada no artigo da wikipedia sobre o Fotran. Infelizmente o artigo em  português tem poucas informações relevantes sobre o assunto.

Offline RoTiV-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2007, 19:00 »
The GNU Fortran 77 compiler:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install g77
The GNU Fortran 95 compiler:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gfortran

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:13 »
Pessol, sou iniciante como usuário do Linux... Sou engenheiro e tenho muiiiita necessidade de compilar códigos FORTRAN. Não encontrei uma forma simples de compilação no Linux (que envolva rotinas e sub-rotinas) semelhante ou igual a forma como estou acostumado no Windows. Instalei o WINE para tentar rodar meus códigos no Linux, porém logo no começo do processamento (ainda na janelinha do "DOS") dá um erro e o programa pára, simplesmente. Voltei ao Windows, para verificar se ocorria o mesmo e lá não ocorreu.
Estou pensando que talvez tenha que abandonar o LINUX caso não consiga rodar meus códigos facilmente em FORTRAN (não mudarei todos os cód. para outra linguagem).

Não gostaria de voltar pro Windows, pois o Ubuntu é definitivamente mais leve e beeeem mais objetivo.

Alguém pode me dar uma dica sobre o quê posso fazer???

Grato.

Cara o que exatamente está acontecendo?
Eu uso os compiladores gfortran e g95 para compilar os programas da minha iniciação cientifica e nunca me deram problema.
Execute um man g95 ou um man gfortran para ver o manual deles.

alarcon

  • Visitante
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:21 »
Você pode também usar o google assim: Fortran Ubuntu

e verá alguns links como este:

http://wiki.ubuntubrasil.org/CienciaNoUbuntu#head-9f704fde56f8bbe71529bae4cc0921b9d35cb003

além, é claro, de muitos outros.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 14:11 por alarcon »

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: FORTRAN em LINUX
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 14:07 »
Mais um que não entende nada de FORTRAN e vem dá pitaco, agora o que eu sei é que o GCC, compilador do projeto GNU suporta Fortran. Entra na página do GCC e vê se acha alguma coisa que possa te ser útil. http://www.gnu.org/software/gcc/gcc.html

Abraços,