Tomando como exemplo o jogo que o
clcampos falou, você escreveria isso no seu script:
cat <<EOF >/usr/share/applications/savage.desktop
[Desktop Entry]
Name=Savage
Comment=Ação Estratégico
Encoding=UTF-8
Exec=/home/(nome do usuário)/Savage/Savage
Icon=/home/(nome do usuário)/Savage/icon.xpm
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=Application;Game;
EOF
Vamos as explicações:
- Vai ser criado um arquixo de texto chamado de
savage.desktop em
/usr/share/applications/- Em
Exec você define o comando a ser executado e seu caminho, por exemplo,
Savage em
/home/(nome do usuário)/Savage/ - Em Icon você define a localização do arquivo de icone que vai ser utilizado, por exemplo, icon.xpm que se encontra em
/home/(nome do usuário)/Savage/ - Por final em
Categories você define em qual Menu vai aparecer a entrada e em qual categoria, por exemplo,
Application;Game; vai aparecer no menu
Aplicações e na categoria
Jogos.
OBS: Caso alguns dados não sejam possíveis de saber antes, ou seja, vai depender das respostas do usuário, então trabalhe com variáveis, por exemplo:
cat <<EOF >$Caminho
[Desktop Entry]
Name=Savage
Comment=Ação Estratégico
Encoding=UTF-8
Exec=/home/$usuario/Savage/Savage
Icon=/home/$usuário/Savage/icon.xpm
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=Application;Game;
EOF
onde
$Caminho e
$usuário são variáveis cujo valor são fornecidos pelo usuário conforme perguntas anteriormente feitas ao mesmo.