Autor Tópico: Casos de uso - SAMBA  (Lida 2424 vezes)

Offline andre.rigon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Casos de uso - SAMBA
« Online: 21 de Agosto de 2007, 20:41 »
Ola amigos,

gostaria, atraves deste topico, pedir uma ajuda um pouco diferente.
Sou usuario do ubuntu, tanto pra uso pessoal como para programacao.
Estou tentando difundir o seu uso, assim como o do software livre, na empresa em
que trabalho. A mesma esta comecando um processo de reestruturacao de sua rede interna,
e aproveitei a oportunidade para sugerir a utilizacao de um servidor linux para  a autenticacao de usuarios.
Entretando, o responsavel pela reestruturacao, diz que nao se usa linux para servidores de autenticacao,
e que o samba e uma pessima ideia. Ja fui responsavel pelo samba em uma pequena rede na faculdade, e a experiencia foi positiva.
Gostaria de pedir a voces relatos, links de casos de uso do samba com clientes windows que obtiveram sucesso, para que assim possa ter mais argumentos na horar de brigar pelo software livre :)

Muito obrigado pela atencao,

abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Casos de uso - SAMBA
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2007, 21:13 »
O responsável pela reestruturação da empresa em que trabalha não saca nada de linux e esta com medo de bancar a idéia. Onde trabalho hoje funciona com praticamente todas as máquinas usando Ubuntu (65 de 70), mas já houve uma época em que todas elas usavam windows 2000 pro, com servidor Linux usando o samba para autenticação e servindo como servidor de arquivos também.

O PC que funcionava como servidor era um PC normal (não lembro, mas acho que era um Pentium IV com 2 Ghz com 1 Ghz de RAM), apenas com mais RAM do que era usual na época, mas sempre funcionou bem, com excelente performace e a estabilidade sempre foi total, só parando para manutenção quando eu lembrava dele. Este PC ficou tempos sem monitor, teclado e mouse e eu o acessava através de SSH apenas para criar usuário, ou alguma tarefa administrativa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Casos de uso - SAMBA
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2007, 16:40 »
Não seria melhor usar o LDAP para a autenticação das máquinas linux ???

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Casos de uso - SAMBA
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2007, 16:52 »
Não seria melhor usar o LDAP para a autenticação das máquinas linux ???

O LDAP aparentemente é melhor mesmo, mas o NIS tem me servido muito bem, não tenho problemas nem reclamações, inclusive acho ele bem simples.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!