Autor Tópico: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista  (Lida 11176 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Online: 20 de Agosto de 2007, 20:37 »
Boa noite, nobres colegas!

Em uma rede doméstica, com 03 pcs, tenho:

01 Modem Adsl DSL-500G, roteado com a net, por DHCP, ligado em um Switch. Neste Switch há os seguintes pcs:

  • Pc com Windows Vista Starter (onde há uma impressora HP Deskjet 710c)
  • Pc com Windows XP
  • Pc com Ubuntu

O pc com o Vista não está compartilhando a impressora na rede. Mas todos os 03 pcs acessam a net. Alguém tem alguma luz?

Obrigado, amigos. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2007, 09:28 »
Eunir, eu sou técnico em redes, mas nunca mexi em uma rede assim, não entendi qual é a do Vi$ta... Além de ele não ser compatível com programas dos seus S.O.s antecessores ele ainda nem compartilha a impressora? ¬¬

1 - O Wiindo$s XP compartilha com o Ubuntu normalmente, e vice-versa?
2 - Qual a classe que você usou nos IPs?
3 - Os IPs estão automáticos ou fixos?
4 - Seu modem é roteável mesmo?
5 - Como está o seu esquema de rede? Por exemplo: Internet > Modem > PC > Modem > Switch > 3 PCs
« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 09:35 por kErNeL_sCrIpT »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2007, 09:43 »
Eunir, bom dia!

Minha experiência com o Windows Vista pode ser contada em minutos, talvez 1 hora apenas. Mas vamos lá, você compartilhou a Impressora dele na rede e os outros dois PC's não conseguem vê-lo?

Se for isto mesmo existem algumas indagações:

  • Como é o firewall do Vista? É bidirecional?
  • Qual antivírus esta usando? O AVG (nem imagino a versão, até porque não uso normalmente antivírus), por exemplo, tem uns esquemas de perfil (micro no domínio, micro isolado e etc), e dependendo do perfil adotado (o isolado) ninguém consegue ter acesso ao PC.
  • Os micros estarem acessando a internet é um sinal que a rede esta ok, mas os micros conseguem "pingar o PC com o vista?"
  • Não pode colocar a impressora no PC com o Windows XP?

Acho que de chute por chute podemos começar a pensar nestas hipóteses, e até imagino que você já cobriu tudo isto, mas como não sei o que já fez começo pelo básico. Qualquer coisa você poderia detalhar o que já tentou, e que resultados teve.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 09:48 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:01 »
Eunir, pesquisei aqui e testei na minha rede.. foi muito simples, em minutos estava com duas impressoras funcionando...

Aqui tenho 2 pcs um ligado ao modem bridge em eth0 e o segundo pc ligado em eth1 com a net compartilhada.

Pc 1 está um hp deskjet-3320 e no pc 2 com windows xp uma epson lx-300..

Então primeiro vamos liberar a epson na rede:

No pc com o windows: instale o driver normalmente, agora abra as propriedades e vá na aba compartilhamento, libere e dê um nome por ex: LX300.. clica ok
Precisa estar com o protocolo de compartilhar pastas e impressoras locais ativo.

Agora nas maquina com windows a impressora devera aparecer após um reboot.

E no ubuntu vamos precisar localizar e instalar:

Sistema > Administração > Impressão: Clica em nova impressora, no tipo de impressora selecione impressora de rede, no menu drop down selecione impressora windows SMB, a partir dai é intuitivo, selecionar a maquina que no meu caso é o pc do irmão ( Emanuel-Desktop ) a impressora ( LX300 ) e o usuario e senha foi meio confuso.. ( botei o usuario e senha do admin do pc 2.. não funcionou então cliquei em propriedades [ depois de instalado ] e apaguei .. tentei de novo e funcionou ) depois avançar e seleciona o driver da impressora, pronto.. da um teste..

agora compartilhar a impressora do ubuntu para o windows foi um pouco mais demorado .. segui esse guia:

http://www.guiadohardware.net/dicas/compartilhando-impressoras-linux.html

funcionou 100%, uma impressora local e uma de rede em ambos os computadores.

No seu caso é diferente pois a conexão é através de um switch mas acredito que não seja diferente o método.. então da um teste, deve correr tudo bem.

Edit: Opa! não tinha pensado por esse lado, o fato de quem estar com a impressora ser o vista... nunca usei o vista.. então faz o que o clcampos disse tenta pingar todas as maquinas, e verifica se o vista está acessível para a rede..

Edit 2: E ainda o starter.. vou pesquisar um pouco sobre isso.. Eunir, nenhuma chance de mudar a impressora de maquina? seria bem mais fácil se ela estivesse no ubuntu... o Cups é "uma mão na roda" ... se estivesse no ubuntu é so seguir aquele tutorial que tem no guia do hardware
« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 10:24 por Esfinge »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:03 »
Eunir, bom dia!

Minha experiência com o Windows Vista pode ser contada em minutos, talvez 1 hora apenas. Mas vamos lá, você compartilhou a Impressora dele na rede e os outros dois PC's não conseguem vê-lo?

Se for isto mesmo existem algumas indagações:

  • Como é o firewall do Vista? É bidirecional?
  • Qual antivírus esta usando? O AVG (nem imagino a versão, até porque não uso normalmente antivírus), por exemplo, tem uns esquemas de perfil (micro no domínio, micro isolado e etc), e dependendo do perfil adotado (o isolado) ninguém consegue ter acesso ao PC.
  • Os micros estarem acessando a internet é um sinal que a rede esta ok, mas os micros conseguem "pingar o PC com o vista?"
  • Não pode colocar a impressora no PC com o Windows XP?

Acho que de chute por chute podemos começar a pensar nestas hipóteses, e até imagino que você já cobriu tudo isto, mas como não sei o que já fez começo pelo básico. Qualquer coisa você poderia detalhar o que já tentou, e que resultados teve.

Eunir, isso que o clcampos disse, pode ser isso na minha opinião (também não usei o Vi$ta mais do que algumas horas... não suportei...) Você configurou o "Mapeamento de Rede" direito no Vi$sta? Nunca fiz rede com o Vi$ta, então não sei se vou ser útil aqui... acho que o clcampos pode te ajudar melhor...

EDIT: Com as dicas desses dois mestres acho que não sou mais necessário aqui hehehe Boa sorte!  ;D
« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 10:08 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:55 »
Achei algo que pode ser útil:

http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-br/help/e3faee7d-a7cd-40aa-b240-006dca11dc451046.mspx

Citar
Clique no botão de seta Imagem do botão de seta ao lado de Compartilhamento de impressora para expandir a seção, clique em Ativar compartilhamento de impressora e em Aplicar. Agora, a impressora será compartilhada na rede. É necessário ter permissão do administrador Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Mas o que me preocupa é a lista em que a dica funciona:

Citar
Aplica-se a: Home Basic, Home Premium, Comercial, Empresa, Ultimate.

Será que o starter não permite o compartilhamento?  :-\

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:08 »
To add a wireless device
   
1. Turn on the device.

2. Follow the instructions in the information that came with the device. You might be able to add the device using a USB flash drive.

When you are finished adding the device, log on to a network computer.

To confirm that you added the device, do the following:

Open Network by clicking the Start button Picture of the Start button, and then clicking Network.

You should see an icon for the device. If the device is a printer, you might need to enable printer sharing so that other computers on the network can use it. (Printer sharing is not included in Windows Vista Starter.)

« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 11:19 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:16 »
"Printer sharing is not included in Windows Vista Starter"

Damm'it ... perdão..

É Eunir, vai ter de mudar a impressora de maquina... agora ta simples, e descobri um modo gráfico de faze-lo:

Sistema > Administração > Impressão:

Configurações Globais, marcar: Compartilhar Impressoras

Ou então seguir em modo texto de acordo com aquele guia no guia do hardware.

Agora Localizar e instalar o driver nas maquinas windows ( será que até isso o vista starter vai limitar? )

Boa sorte amigo, lamento não poder ajudar mais.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2007, 23:22 »
boa noite, amigos

primeiro quero agradecer a boa vontade de vcs

pelo que concluimos, o Vista Starter não compartilha impressora, deixemos claro isso pra quem consulte esse topico futuramente  ;)

a rede tá toda arrumadinha, tudo funciona, e nenhum hardware está com problemas. as maquinas estão por DHCP msmo, e todas navegam na net

o curioso é que o ubuntu de uma acha o xp da outra, e o vista acha o xp tbm. nenhuma das duas acha o ubuntu, mas eu tbm nao habilitei o samba  ;) ah, o xp nao acha ngm! hehe

vou tentar compartilhar o meus documentos do xp e disponibilizar um atalho na area de trabalho do vista, dai ao inves de mandar imprimir pelo xp, vou até o vista e abro o arquivo por la, mandando imprimir e tentando contornar o problema.

dai eu posto q q deu

gente, muito obrigado pelo apoio de todos

[ ]s
« Última modificação: 24 de Agosto de 2007, 09:05 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2007, 23:37 »
É isso ai Eunir, a imaginação faz a diferença. Excelente sua idéia, e permitir que o windows acesse arquivos do Ubuntu é fácil, se não me engano é pela opção Sistema > Administração > Pastas Compartilhadas. Digo se não me engano porque sempre que precisei acabei fazendo na mão (mas ai é mania de Dino... hehehe... 17 anos naquele terminal me viciaram).

[]'s e boa sorte ai no trabalho que esta para vir.

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2007, 09:10 »
(mas ai é mania de Dino... hehehe... 17 anos naquele terminal me viciaram).

[]'s e boa sorte ai no trabalho que esta para vir.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
obrigado, conterrâneo, à noite posto q q deu  ;)

[ ]s amigos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2007, 23:37 »
Vou compartilhar a solução que imaginei para o problema do Eunir:

No Starter, instala-se o VNC Server
Nos demais SOs, compartilha-se algum diretório em cada

A partir dos SOs, conecta com um vnc client (ou vncviewer) ao VNC Server
Com a janela do Starter, remotamente abre o arquivo a ser impresso que está na sua máquina
Após aberto, imprime-o.

Contras:
- Coincidentemente, pode haver mais de uma pessoa quererendo controlar o Starter ao mesmo tempo
- A privacidade do usuário que esteja usando o Starter é nula

Prós:
- A configuração do VNC Server é muitíssimo simples
- Pode-se inclusive desligar o computador via VNC
- Sabendo que o computador e impressora estão ligados e há papel, pode-se fazer tudo remotamente

É isso.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2007, 04:02 »
O Eunir me convidou para este tópico via MP e eu respondi, também via MP, que não consigo imprimir no Windows via Samba, mas consigo o contrário, ou seja, fazer o Windows imprimir no Ubuntu via Samba. No primeiro caso (Ubuntu para Windows) até consigo instalar a impressora e dar início ao printjob, mas "neca" de impressão, que fica parada até dar erro.

Mas vamos ao que interessa. Hoje andei passeando pela internet e vi a notícia de que o DebianBR-CDD estaria voltando à ativa (eu o instalei para "brincar" quando o Etch ainda era testing e o detonei com um upgrade para o Sid).

Indo ao site deles, achei uma seção FAQ e, como bom curioso, dei uma olhada e descobri isso sobre instalar/usar uma impressora de rede "Windows":

Existem dois meios de se realizar essa tarefa: via Samba e via LPD. A maneira que iremos exemplificar fala somente sobre o LPD, visto que, a configuração via Samba é rica em detalhes e varia de acordo com a rede instalada.

Antes de mais nada é necessário saber se o sistema de impressão está instalado no seu sistema Debian-BR-CDD. Caso você não tenha selecionado durante a instalação do Debian-BR-CDD será necessário instalar:

# aptitude install cupsys

Agora será necessário ir até a estação com Windows e instalar o serviço de impressão para UNIX:

Você pode fazer isso abrindo:

Painel de controle -> Adicionar e remover programas -> Adicionar e remover componentes do Windows

Na caixa de seleção você precisará localizar e selecionar "Outros serviços de arquivos e impressão em rede".

Após o término da tarefa existirá um novo serviço instalado no Windows chamado "Servidor de impressão TCP/IP". Você deve iniciá-lo e preferencialmente configurá-lo para execução automática no sistema. Isso fará com que todas as impressoras compartilhadas estejam disponíveis para computadores com sistemas UNIX.

Bem, voltando para o Debian-BR-CDD, você deve abrir o navegador de internet e digitar na barra de endereços:

localhost:631

Será apresentada a tela inicial do CUPS. Agora poderemos configurar a impressora seguindo a seqüência:

Manage Printers -> Add Printer

Será solicitada alguma credencial de administrador do sistema; você pode usar a conta de root para configurar sua impressora. Digite usuário e senha e continue...

A próxima tela solicita informações apenas, preencha e continue...

Na tela seguinte será solicitado o tipo de impressora a ser instalada. Selecione LPD/LPR Host or printer e continue...

Em seguida, é solicitada a URL onde se encontra a impressora. Você deve digitar da seguinte forma:

lpd://ip_ou_host_da_estação/nome_do_compartilhamento_da_impressora
lpd://estação1/hp9300

Após isso você deve informar a marca e modelo de sua impressora. Pronto, suas configurações estão finalizadas. Você pode enviar páginas de teste para sua impressora clicando no botão 'Print test page'.

DICA: Você pode testar, modificar, adicionar e excluir impressoras e trabalhos através do console web, para isso apenas digite localhost:631 no seu navegador.


Acho que vou tentar isso na segunda, pois aqui em casa a impressora está ligada na máquina "Ubuntu", sendo a razão deste longo (perdoem, por favor) post dar mais uma opção para o compartilhamento de impressoras "Windows", se é que isso funciona.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2007, 09:55 »
sendo a razão deste longo (perdoem, por favor)

que isso, andre. a gente tem é que agradecer a tua contribuição  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Acessar c/ Ubuntu impressora da rede + Vista
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2007, 09:57 »
Olá Eunir,

Desculpas por ter chegado tarde ao tópico.

Voce chamou mas eu só recebi e-mails e internet ontem (meu micro tava em manutenção, troquei meu hd por um de 160 Gigas e fiquei 2 dias fora do ar )

Acho que nesta altura do campeonato só posso ir olhando...

[],s