Autor Tópico: [Resolvido] Desinstalação do Ubuntu  (Lida 2770 vezes)

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
[Resolvido] Desinstalação do Ubuntu
« Online: 19 de Agosto de 2007, 23:20 »
Olá mais uma vez pessoal... ja faz um tempo q n passo por aki hehehe

Anteriormente eu tinha postado sobre instalar o ubuntu em pc antigo, so q esse problema ja foi resolvido pq eu troquei de pc =p
Agora eu to com o seguinte problema...
Na minha maquinha eu tenho um hd de 40 gb particionado em 2 unidades, uma ta instalado o windows e na outra um pouco dos meus arquivos
E tenho um hd de 20 gb onde eu tinha usado um pedaço pra instalar o ubuntu e o resto pra guardar meus arquivos tbm...
Tinha instalado o ubuntu e estava funcionando tdo bem, so q depois q instalei o beryl deu pau no ubuntu e n iniciava mais ele... Entao o unico jeito q pensei pra resolver o problema foi remover o ubuntu e instalar de novo... Ai começaram meus problemas... um amigo meu tinha dito q era so remover a partiçao q tava tdo ok... So q qdo eu fiz isso, o windows ja n iniciava mais pq n tinha o grub, q havia sido instalado na partiçao do windows, estava assim pq qdo instalei pelo alternate cd ele n deixava instalar o grub na partiçao do linux, qdo tentava essa opçao ele n aceitava...
Ou seja, depois q exclui a partiçao do ubuntu meu pc n iniciava mais nem no windows, dava msg de erro do grub...
Conclusao: tive q formatar meu pc =/
Entao gostaria de saber como desinstalar o ubuntu corretamente, pra quando eu ter esse tipo de problema e n ter q formatar meu pc de novo.

Vlws ai pessoal.

Ps: Desculpa o texto grande d+ hehehe
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 00:13 por tosado »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2007, 23:28 »
tosado,
dê uma pesquisada por aqui que tenho certeza que esse assunto já foi tratado. Se me lembro bem, após remover o Ubuntu, você precisaria restaurar o MBR do disco, removendo o Grub. Isso pode ser feito a partir de um disquete de boot do W98 ( executando 'fdisk /mbr') ou pelo GDisk.  Mas antes de tentar verifique bem , não tenho certeza disso!...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2007, 23:32 »
vlw VB5
dei uma pesquisada mas n encontrei sobre minha duvida nao, mas ja to pesquisando de novo hehehe
abraço.

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2007, 23:34 »
Olá mais uma vez pessoal... ja faz um tempo q n passo por aki hehehe

Anteriormente eu tinha postado sobre instalar o ubuntu em pc antigo, so q esse problema ja foi resolvido pq eu troquei de pc =p
Agora eu to com o seguinte problema...
Na minha maquinha eu tenho um hd de 40 gb particionado em 2 unidades, uma ta instalado o windows e na outra um pouco dos meus arquivos
E tenho um hd de 20 gb onde eu tinha usado um pedaço pra instalar o ubuntu e o resto pra guardar meus arquivos tbm...
Tinha instalado o ubuntu e estava funcionando tdo bem, so q depois q instalei o beryl deu pau no ubuntu e n iniciava mais ele... Entao o unico jeito q pensei pra resolver o problema foi remover o ubuntu e instalar de novo... Ai começaram meus problemas... um amigo meu tinha dito q era so remover a partiçao q tava tdo ok... So q qdo eu fiz isso, o windows ja n iniciava mais pq n tinha o grub, q havia sido instalado na partiçao do windows, estava assim pq qdo instalei pelo alternate cd ele n deixava instalar o grub na partiçao do linux, qdo tentava essa opçao ele n aceitava...
Ou seja, depois q exclui a partiçao do ubuntu meu pc n iniciava mais nem no windows, dava msg de erro do grub...
Conclusao: tive q formatar meu pc =/

Uppsss... absolutamente desnecessário.
Para substituir um Grub e voltar a ter um boot normal numa maquina só com windows, eu simplesmente reconstruo o MBR (master boot record). Para isso eu uso uma ferramenta que se chama Ranish Partition manager: http://www.ranish.com/part/ Depois de fazer um disquete com isso, refaço o MBR em 2 segundos.

ATENÇÃO: Esse tipo de operações eu não recomendo a utilizadores iniciados. Quem o fizer, fica por sua conta e risco. A ferramenta referida, quando usada de forma incorrecta pode tornar inacessíveis os dados no disco.

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2007, 23:44 »
Entao Alexandre... essa ferramenta eh dificil de usar? ou eh mais automatica? Eu tenho uma boa experiencia com computadores, faço engenharia de computaçao, sera q eu dou conta de usar essa ferramenta numa boa? E pelo que andei pesquisando no google agora aqui, esse comando que o VB5 me passou (fdisk /mbr) parece funcionar tbm... Mas toda dica eh mais do que bem vinda hehehe

Abs.
Bruno

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2007, 23:53 »
tosado,

fiz uma busca aqui por "Desinstalar Ubuntu" e achei alguma coisa, começando por isto:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23103.0.html

Dê uma olhada... acho que ambos os métodos são eficientes e, como você é da área, acho que nõa há problema.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2007, 00:08 »
Vlw mais uma vez VB5, creio q na proxima que precisar desinstalar o ubuntu n terei problemas com a mbr

E putz... to impressionado com a rapidez q os topicos sao respondidos aki, mto show hehehe

Abs.
Bruno

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2007, 00:25 »
Tamos aí pra isso...  queremos o cliente satisfeito!  ;) :D :D Como você tem experiência, pode pegar junto conosco, será um prazer!... E espero que não precise mais desinstalar o Ubuntu!...

( ),

VB5
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 00:29 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2007, 06:49 »
Entao Alexandre... essa ferramenta eh dificil de usar? ou eh mais automatica? Eu tenho uma boa experiencia com computadores, faço engenharia de computaçao, sera q eu dou conta de usar essa ferramenta numa boa?
Se é assim não há nenhum problema ;)  Eu dou SEMPRE esse tipo de aviso tratando-se de ferramentas desse tipo - particionadores, MBR, fdisk, etc - lembro que este fórum é lido por todo o mundo e a resposta não é só para tí.

E pelo que andei pesquisando no google agora aqui, esse comando que o VB5 me passou (fdisk /mbr) parece funcionar tbm... Mas toda dica eh mais do que bem vinda hehehe

Para o fdisk é uma opção perfeita também, só que tem de ter um disquete com boot básico de MsDos/DrDos/Winn98, o que sendo um utilizador de software livre, nem todo o mundo tem, né :)
Mas para obter isso, vá a http://bootdisk.org/
Eu acho mais simples a solução do ranish pois é uma aplicação semi-grafica e assistida com mais opções.
Faz parte do meu kit de "sobrevivência" e suporte básico de sistemas ter disquete ranish e boot Dos com fdisk, format, xxcopy, low level format, disk wipe, etc ;D

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Desinstalação do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2007, 08:07 »
So uma dica legal pra te dar.. que evita que seja necessário formatar por um suposto erro desse tipo, fazer backup dos arquivos de configuração, simples.. no terminal digita:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

cp é copy paste ele copia e cola, portanto esse comando copia o xorg e cola ele na mesma pasta com um nome diferente _backup

sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup

menu do grub

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab_backup

disco rigido

esses são os principais arquivos, mas tem outros também por isso sempre que for mudar algo que não tenha certeza so ir la no terminal e dar um sudo cp, deu erro? so fazer o inverso sudo cp /etc/fstab_backup /etc/fstab ... agora o original ta restaurado, isso pode ser feito através do recovery mode, ou do livecd, é isso, boa sorte com sua nova instalação ubuntu.

 ;)