Autor Tópico: Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora  (Lida 7517 vezes)

Dime

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:29 »
Olá,esse é meu primeiro post aqui.
Eu a pouco tempo experimentei o Kurumin,e não fui muito feliz,tive dificuldade pra entrar na internet,não consegui instalar programa nenhum (até agora ninguem soube me explicar porque),e pra piorar fiquei limitado a ele,pq ele sumiu com o boot do meu WXP.
Dessa vez quero fazer tudo certo,antes que perca a paciencia e não queira mais saber de Linux algum.Eu vou instalar na segunda partição do HD,na primeira está o WXP,o que devo fazer pra programar o dual-boot?
Ou se alguem tiver alguma outra dica que seja util,fico grato.

denisbr

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2005, 15:44 »
Dê uma olhada nesse link, onde você poderá dar uma olhada no manual de instalação:
http://www.ubuntu-br.org/Wiki/InstalarUbuntu

Dime

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2005, 17:20 »
Amigo,as informações que achei são em ingles,e eu não tenho conhecimento nesse idioma.
O problema não é bem a instalação em sí,suponho que seja coisa simples,não é?
O problema,é se eu perder o boot do WXP,só queria saber como evitar isso,no caso do Kurumin eu configurei errado o Lilo aí me ferrei.

denisbr

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2005, 17:44 »
Dá uma olhada neste link http://www.guiadohardware.net/guias/02/
Este é um guia de instalação e configuração em português, inclusive mostra a questão para configurar o grub, para permitir acesso ao windows.

Qualquer coisa, se depois de instalar você tiver problemas para acessar o windows, volte a escrever.

Dime

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2005, 19:57 »
Acabei de instalar o Ubuntu,e ficou tudo bem,não perdi o boot do WXP!
Mas eu estou tendo alguns probleminhas...pelo que percebi,o Ubuntu não le partição NTFS,certo?E o WXP também não ta tendo acesso ao HDA5 (D:) onde está instalado o Ubuntu.
Eu vou formatar o HD todo semana que vem,por isso instalei o Ubuntu,pra ver se ia ter problema de boot e tal,e como não teve,eu até queria instalar ele de novo,pois quero ter 2 SOs (a principio teria W98SE + WXP).Mas com esse "conflito" entre as partições,acho que vai ficar meio difícil,pq um SO não enxerga o que está na outra partição.
Minha idéia,é criar 3 partições,1ª WXP,2ªUbuntu,e a ultima uma partição só pra eu jogar arquivos (mas esta partição tem que ser NTFS pois eu uso com frequencia arquivos com tamanho superior a 4GB).
Tem como eu fazer isso pessoal?Na área de trabalho,só aparece o ícone do HDA1,e quando eu tento acessa-lo diz que eu não tenho permissão pra acessar o disco,deve ser pq é NTFS não é?
PS-Obrigado denisbr,graças a sua indicação aprendi a instalar.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2005, 21:09 »
O linux lê tua partição ntfs sim, mas gravar não, até daria, não sei bem os processos, mas não são 100 % seguros, e o Win não vai reconhecer tua partição Linux mesmo, mas há programas para ter acesso as partições, mas eu nunca tentei e nem pretendo,pois até onde sei nada muito seguro.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2005, 21:52 »
Se contudo isso que foi dito vc ainda ficar com algumas duvidas.
Veja neste fórum em Dicas e Truques -> dicas para iniciantes.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Dime

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2005, 21:58 »
Citação de: "Agent Orange"
O linux lê tua partição ntfs sim, mas gravar não, até daria, não sei bem os processos, mas não são 100 % seguros, e o Win não vai reconhecer tua partição Linux mesmo, mas há programas para ter acesso as partições, mas eu nunca tentei e nem pretendo,pois até onde sei nada muito seguro.

Ah cara,se ele pode ler já é um bom começo,pois assim posso ter acesso as musicas,vídeos,documentos que estão deste lado do HD,mas como que faço então?Pq quando tento abrir o HD ele diz que eu não tenho acesso,e curiosamente esse HD é o único ícone da área de trabalho.

hellubuntu

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2005, 17:08 »
Pimeiro faça o seguinte
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.old

check o arquivo que esta no /etc

sudo gedit /etc/fstab

Procure a linha de montagem da partição NTFS {que provavelmente seja sua partição do windows},

#Windows no meu caso
# <file system> <mount point>   <type>  <options>    <dump>  <pass>
/dev/hda1     /media/windows       ntfs       ro,user,auto,umask=000 0 0

certifique-se que no options esteja a opção umask=000.. ela faz com que todos os usuários possam acesar a partição!

Depois só vc salvar.. e depois que vc reiniciar.. a partição, vai ser montada automaticamente .. e vc vai poder acessa-la normalmente.

leaocareca

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2005, 11:49 »
AE DIMMI PARA ACESSAR O XP OS COMANDO SAO ESSES
sudo mkdir /media/windows
sudo mount /dev/hda1 /media/windows/ -t ntfs -o nls=utf8,umask=0222
DEPOIS SO CORRER PRO ABRAÇO!!!
javascript:emoticon(':x')
Mad

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2005, 11:58 »
Se for formatar, instale o XP como FAT e não NTFS.
Ou vc pode criar uma terceira partição FAT onde colocaria os arquivos comuns (músicas, fotos, por exemplo).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Darcamo

  • Visitante
Me ajudem - quero instalar o Ubuntu agora
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2005, 14:36 »
Outra boa dica é instalar um driver no windows para que esse consiga ler partições ext3. Assim vc vai poder ler e escrever na partição do Linux quando estiver no XP (desde que tenha escolhido ext3 como sistema de arquivos para o Linux).

Esse driver se chama ext2ifs e pode ser encontrado no site
http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/ext2ifs.htm