Ubuntu ja instalado deu pau de uma hora p/ outra

Iniciado por vaguinho-ituacu, 17 de Agosto de 2007, 19:20

tópico anterior - próximo tópico

vaguinho-ituacu

Boa noite galera, he o seguinte, eu tava normalmente no ubuntu ai desliguei o computador quando eu liguei novamente ai apareceu a segunti menssagem.

O GDM não conseguio escrever seu arquivo de autorização. Isto pode significar que você não tem espaço em disco ou que sua pasta pessoal não pode ser aberta para escrita de qualquer forma, não foi possivel iniciar uma sessão. por favor entre em contato com seu administrador de sestema.

so tem minha conta no ubuntu so quem usa sou eu!!!
alguem ai poderia mi dar uma luz??
   vlw

VB5

Não tenho nenhuma resposta para isso, mas vamos começar do óbvio da mensagem de erro: você tem espaço em disco, e não mudou nada em sua pasta pessoal, especialmente permissões?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

vaguinho-ituacu

Não, nao alterei nada!!!!
acho que he o espaço no disco, pq eu tava baixando uns filmes no amule e nao tinha muito espaço, i agora como faço para entrar no ubuntu???

VB5

Dê boot com o Live CD e tente ver quanto espaço ainda existe livre. Poste aqui e vamos ver se é isso mesmo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

vaguinho-ituacu

Eu dei o boot e ele foi normal, mas nao entrou com a mesma interface nao!!!
entrou como se tivesse instalando!!!
como faça pra ver quanto de espaço tem ainda??
sou iniciante e nao manjo muito nao!!!

Versuri

Rode o Live CD, sem instalar, depois que estiver rodando entre na sua pasta home/seuuser e veja o que tem lá, se puder apague alguma coisa.

VB5

Pelo número de exclamações, você está nervoso...  ;D ;D Calma, tudo tem jeito - e nunca deixe o computador saber que você está nervoso!  :D

Brincadeira à parte, depois de dar o boot  com o CD você estará no mesmo ponto de antes de instalar, claro. Agora tente tente ver ( Aplicações>Acessórios>Analisador de Utilização do Disco) quanto espaço você tem na partição Linux (caso tenha dual boot, vá em preferências e desmarque a caixa correspondente ao Windows).

==Editando:==

Mal aí, Versuri, dei dois cliques antes de ver o aviso que já havia outra resposta... desculpe! 

VB5

Versuri

hehehehe...estamos antenados ultimamente...é bom assim...pelo menos as dúvidas são solucionadas mais rapidamente.

Darcamo

Quando o HD está completamente lotado realmente não se consegue logar.
Isso já aconteceu comigo várias vezes pois meu HD não é muito  grande, mas é fácil de resolver com um pouco de linha de comando sem precisar logar com o live CD.

Ctrl+Alt+F1 para alternar para o console, loga então com seu usuário e senha.
O comando
df -h
indica quando espaço livre você tem. Então use
rm nome_do_arquivo
para apagar alguma coisa (liberar um ou dois megas deve ser mais que suficiente).
Depois é só voltar para o GDM com Ctrl+Alt+F7 e logar normalmente. Aí você apaga mais coisas.

VB5

Citação de: Darcamo online 17 de Agosto de 2007, 22:32

O comando
df -h
indica quando espaço livre você tem.

Valeu, Darcamo!... lendo e aprendendo... esse eu não conhecia, e é bem útil!...

VB5

vaguinho-ituacu

Rsrsrs.... gostei da brincadeira VB5

Sim galera eu dei o boot pelo cd, entrei na pasta home visualizei a minha pasta que continha as minhas coisas! mas quando eu fui apagar apareceu a seguinte menssagem.

"/media/disk...nome_do_arquivo" cannot be deleted because you do not have permissions to modify its parent folder.

skip           cancel           retry

tentei de tudo e nada nao deu pra apagar !  ha... sobre o que vc falou  "UB5" de ir em aplicacoes/acessorios/analisador de utilizacao do disco, fui la o disco realmente esta lotado!

tem uma coisa tbm eu tava com o amule ligado baixando alguns filmes, tenho certeza que foi os filmes que lotou o hd! mas so que nem chegou a baixar  os filmes, tava quase terminando de baixar tenho que localizar a pasta temporaria do amule para apagar esses flimes ai sim acho que vai dar certo! mas  nao to conseguindo apagar !!

vlw ai galera vcs tao mi dando uma ajuda e tanto.

VB5

Abra um terminal e digite

sudo nautilus

O navegador de arquivos irá abrir com permissões de root, então você pode apagar qualquer coisa - vá com cuidado!... Como o Darcamo falou, apague alguma coisa que esteja mais à mão em sua pasta, só para o sistema voltar a funcionar. Mantenha-nos informados do que vai dando, e boa sorte!

VB5

vaguinho-ituacu

Dei o comando e ele entrou como root, mas so que ele nao mostrou a minha pasta!
ele so mostrou a do boot do cd, a minha pasta home que tinha meus documentos nao apareceu nao!

o que espesificamente eh o dual boot?
sobre o dual boot se eu desmarca a caixa do windos ai ele aumenta o espaco?

VB5

Você não consegue ver nenhuma outra pasta das que estão no HD?... Infelizmente não tenho o CD aqui para testar, mas acho que devia funcionar. Tente (via terminal) navegar até sua pasta e então, usando o 'sudo' remover alguma coisa.

==Editando:==

Dual boot é quando você tem dois sistemas operacionais ( Windows e Ubuntu, p. ex.) instalados na mesma máquina, e pode dar boot por qualquer um dos dois. E não, o espaço disponível para cada sistema foi determinado na instalação pelos tamanhos de partições; você só pode fazer isso usando um particionador como o Partition Magic, por exemplo. Se tem dual boot e nada mais funcionar, pode ser uma saída...

VB5

vaguinho-ituacu

Eu consigo ver as que estao nas particoes do windos!
eu tenho he que apagar aluguns arquivos que estao no windos ou no linux?
quando eu chamo o terminal e dou o comando sudo nutilus ele nao aparece a minha pasta home!
e por outro modo eu nao consigo apagar tbm!
eu queria saber onde fica a pasta temporaria do amule, eu encontrando ela eu consigo apagar os filmes ai creio que ele volte a funfa

Ha... o comando nao ta funcionando nao o tal de rm

vlw