Autor Tópico: [resolvido] HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB  (Lida 14516 vezes)

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
[resolvido] HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Online: 17 de Agosto de 2007, 03:01 »
Queridos companheiros de ubuntu, tenho um HD samsung de 80 GB de capacidade como slave, porém, depois de inserí-lo e tentar formatá-lo para EXT3, só me dava a opção de 40GB, ou seja, estou perdendo metade da capacidade. Usei o gparted para fazer a formatação.
Alguém pode me dar uma luz? Desde já muito obrigado.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 09:38 por curycatanduva »

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2007, 07:33 »
Atualmente seu HD possui qual formatação? Está instalado alguma coisa? Já tentou com outros particionadores?
Existe outro programa para particionar no Linux, QTParted. Experimente também o Partition Magic no windows.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2007, 08:24 »
Mas você tem que saber se a limitação é do hardware. Tente isto, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l /dev/hdb[substitua hdb pelo seu HD slave; se ele for slave de hdc (terceiro disco IDE), então será hdd; hdb se for slave de hda (primeiro disco IDE)]

Se o fdisk mostrar algo como:

Código: [Selecionar]
/dev/hdb: ...8192 cylinders, 255 heads, 63 sectors, 80.0 GB, XXXXXXX bytes...,

então veja se não há outra partição ocupando os 40 GB. O Linux não tem muitos limites quanto ao tamanho do disco, então a questão pode ser outra. Aliás, o fdisk já mostra as partições existentes no disco.

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:06 »
Atualmente seu HD possui qual formatação? Está instalado alguma coisa? Já tentou com outros particionadores?
Existe outro programa para particionar no Linux, QTParted. Experimente também o Partition Magic no windows.

Obrigado pela resposta Versuri, mas está em SLAVE (hdb), foi particionado em EXT3 e só serve para guardar arquivos.

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:10 »
Mas você tem que saber se a limitação é do hardware. Tente isto, no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l /dev/hdb[substitua hdb pelo seu HD slave; se ele for slave de hdc (terceiro disco IDE), então será hdd; hdb se for slave de hda (primeiro disco IDE)]

Se o fdisk mostrar algo como:

Código: [Selecionar]
/dev/hdb: ...8192 cylinders, 255 heads, 63 sectors, 80.0 GB, XXXXXXX bytes...,

então veja se não há outra partição ocupando os 40 GB. O Linux não tem muitos limites quanto ao tamanho do disco, então a questão pode ser outra. Aliás, o fdisk já mostra as partições existentes no disco.

Claus obrigado pela ajuda, dei o comando e a resposta foi esta:
Código: [Selecionar]
Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8e310555

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1               1        4865    39078081   83  Linux

Abraço

boi

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:21 »
Me diga uma coisa, você é esse cara que postou isso no Orkut?

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=463106&tid=2547943551126343332

A coisa está muito confusa, não dá para entender o que você quer. Parece que você não entende a diferença entre o que é formatar e o que é criar ou editar partições. Tenta ser mais claro, senão fica difícil ajudá-lo. Também não adianta ficar procurando no Orkut, aquilo ali é péssimo para quem precisa de ajuda. Procure aqui ou no fórum internacional do Ubuntu, caso você entenda inglês.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:25 »
Então, curycatanduva , obtenha informações do seu hardware, pesquise, e boa sorte.

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:48 »
boi não sou eu no orkut, se existe o fórum pra me ajudar pq eu procuraria informações no orkut???Meu perfil no orkut é só procurar por NETO CURY.

Enfim, não tem rolo nenhum, tenho um HD de 80 como slave que só uso pra guardar arquivos grandes, músicas e filmes, ele já rodava com 80 GB em outro computador que eu tinha, como você pode ver na minha assinatura, porém depois que me casei, me livrei do meu computador e instalei esse mesmo HD no computador da minha esposa, formatei tudo, o HD dela e o meu que tinha acabado de inserir, depois disso ele só me dá a opção de formatá-lo com 40 GB.

boi

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:11 »
É que eu dei uma olhada na olhada na comunidade Ubuntu Brasil e vi um cara com esse mesmo problema, dizendo que já foi no fórum do Ubuntu e não encontrou nada. Pelo resultado do comando fdisk -l que você passou:

Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders

O que podemos ver é que seu HD é de 40 GB, simplesmente isso. Como já disse o ChausDevereaux, procure obter informações verdadeiras sobre seu hardware e boa sorte! Isso está parecendo aquelas pessoas que aparecem dizendo: o Linux está detectando errado minha placa de vídeo, é uma Nvidia e o Linux insiste em dizer que é uma SiS.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:18 »
O que diz a BIOS do seu computador ?
E o fdisk do Ruindows ?
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:20 »
Por isso que eu disse para tentar usar o Partition Magic (windows) para saber se acontece o mesmo problema ou não.
Por enquanto, o que dá a entender é que seu hd é de 40Gb e não 80Gb como diz.

Offline curycatanduva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2007, 11:39 »
Galera eu já usava o HD em outro computador e ele tinha capacidade de 80 GB, não sou tão estúpido, é só olhar minha assinatura (do meu antigo computador), estou usando o mesmo hd samsung, só que em outro computador,
este é o meu HD.

Como podem ver, o qtparted informa que pode ser aumentado à direita em 38162, ou seja, os outros 40 GB:



Só que não consigo aumentá-lo, já até utilizei o comando resize2fs /dev/hdb1 e o mesmo me informa o seguinte:

The filesystem is already 9769520 blocks long.  Nothing to do!


Abraços
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 19:43 por curycatanduva »

boi

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2007, 13:30 »
Cara, você não está entendendo, Veja de novo o que você postou como resultado do comando fdisk -l:

Citar
Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40019582464 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x8e310555

Deu para perceber, a capacidade do HD é de 40GB, isso não significa que tem 40GB formatados ou sem formatar, mas que o HD tem a capacidade máxima de 40GB. Na própria imagem que você postou, o que mostra é que a formatação está ocupando o espaço total disponível no disco, vai do início até o fim, e não que tem mais espaço, como você está equivocadamente interpretando. Portanto não resta dúvidas, seu HD é de 40GB. Sobre esse mesmo HD ter 80GB em outra máquina, aí é um mistério que só você pode desvendar.

boi

  • Visitante
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2007, 13:39 »
As únicas explicações que eu poderia dar, caso o HD seja mesmo de 80GB é, a primeira, que exista alguma limitação na motherboard. Algumas MBs só reconhecem HDs de até 40GB, mas são placas antigas, da época do Pentium II. Outra é que alguns HDs também podem ser configurados para funcionar com capacidade limitada, como uma forma de ficarem compatíveis com essas placas antigas, isso é feito com jumpers. Você pode ter ativado a redução da capacidade acidentalmente ao trocar os jumpers para a posição de slave. Se quiser conferir se é isso, provavelmente tem essa informação na própria etiqueta do HD.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: HD de 80 GB só aceita formatação de 40GB
« Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2007, 13:50 »
Minha intromissão para esclarecer de vez quem tem razão ou não: ( e complementando o Boi )

Abra a tampa da máquina. No hd tem uma etiqueta com numero de série e modelo. Vá no site da Samsung e verifica se o HD tem ou não 80 Gigas. É simples.

algumas BIOS tem limitações que fazem o HD ser reconhecido de maneira estranha.

como sugestão apenas, não coloque o mardito como slave. Coloque como master no outro cabo IDE.

Ligue => Cabo 1 ( IDE 1 ) HD da sua esposa + Leitor de CD como slave.

                Cabo 2 ( IDE 2 ) HD de 80 suspeito como master.


Já tive muitos problemas com HD's. Sei o que estou falando. ( alguns HD's tem a opção Master - Master ( slave is present ) - Slave e finalmente cable select.

Se o outro HD só tiver Master - slave - e cable select pode ser o problema.

Eu tenho um quantum fireball de 120 gigas que só é reconhecido como tendo 20 gigas no meu computador.

Coloquei em outra máquina e a desgraçada nem boot deu.

Coloquei em outra e achou os 120 gigas.

Querem saber o que é ? Uma vez eu desliguei a máquina e em seguida liguei de novo ( menos de um segundo depois ). alguma coisa no HD pode ter superaquecido algum componente e o sem vergonha parou de funcionar direito.

Acredito que a polêmica seja apenas má digestão da Bios desta máquina.