Ok... Só precisei pegar o build-essencial
Como é que eu faço pra instalá-lo pelo terminal?
O instalador de pacotes tá bichado (mas vamos resolver um problema de cada vez)
Thais, pirmeira coisa seu instalador não está bichado como você pensa. O que acontece é que o
automatix2 foi feito com a biblioteca
python 2.4 e no Ubuntu o que vem instalado é o
python 2.5, mas depois de pegar o pacote
.deb do
automatix2 e clicado duas vezes nele, o mesmo informaria sobre a falta do
python 2.4 e caso você continuasse com a instalação ele baixaria da internet, entretanto seu problema é exatamente esse, ou seja, não possue conexão com a rede ainda.
Não adianta ,agora, perder tempo para instalar o
automatix2 por que para usá-lo você terá que ter uma conexão ativa com a rede para instalar os
codecs.
O que você precisa mesmo é ativar seu modem para só então baixar as coisas pelo linux usando o
automatix2 ou outra solução qualquer.
Não aconselho a pegar os pacotes manualmente via windows por que pode ser que os pacotes que você está querendo tenham muitas dependências e isso ficará complicado.
Por exemplo, você quer pegar o
pacote A, ele por sua vez depende do
pacote B,
C e
D que são suas dependências, mas aí por sua vez o
pacote C possui a dependência do
pacote E e
F e assim por diante. Veja que você que é uma reação em cadeia e poderá ficar correndo atrás de muitos pacotes, por isso que é bom usar o
apt-get ou o
Synaptic que verifica automaticamente quais são as dependências dos pacotes que você está tentando instalar e baixa todos de um vez instalando-os também na ordem correta.
O mais correto, portanto é tentar instalar seu modem para só então pegar o que falta para você usar seu Ubuntu.
quanto a instalar o
buil-essential faça como falei, ou seja:
para instalar estes pacotes basta primeiro você adicionar o
LiveCd do Ubunu na lista de repositórios do
apt-get assim:
Abra um terminal ( Menu
Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:
sudo apt-cdrom addaparecerá uma informação no terminal pedindo para você colocar o
CD-Rom no driver e depois teclar
ENTER para adicionar o CD na lista de repositórios.
depois disso faça:
sudo apt-get --assume-yes install build-essentiala senha que será pedida é a sua mesma, aquela que você digita para entrar no Ubuntu.
Você poderia até dizer assim " mais eu já tenho o pacote
.deb do
build-essential aqui e não seria melhor clicar duas vezes nele para instalar" , mas aí é que está o problema o
build-essential, se não me falha a memória, precisa como dependência de:
-dpkg-dev
-g++
-g++-4.0
-libc6-dev
-libstdc++6-4.0-dev
-linux-kernel-headerse fazendo como falei, adicionando o
LiveCd e instalando via
apt-get, ele irá baixar e instalar todos estes pacotes que falei direto do
Cd, pois eles estão lá mais não foram instalados no processo de instalação do Ubuntu.