Autor Tópico: como configurar???  (Lida 5706 vezes)

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
como configurar???
« Online: 15 de Agosto de 2007, 20:53 »
É o seguinte vou ser bem realista e direto(me desculpem pois vou ser meio chato "muitas perguntas")
obs: nunca usei linux e nao faço ideia d como opera nele!
ja instalaei no meu pc o ubuntu 7.04 blz ate ai file foi facil,mais ai eu quero toda aquela interface grafica o cubo
as janelas gelatinosas fechando pegando fogo e tudo q nos temos direito,mais nao faço a minima ideia d como fazer isso comecei a fuçar ai fui em sistemas>preferencias>efeitos na area de trabalho blz instalou e rodou legal :) mais ai d uma hora pra outra o cubo nao apareceu mais (logo depois q coloquei o drive da placa d video "gerenciador de drives restritos")entao reiniciei como pediu e a mesma coisa sem nada nem a gelatina rsrsr
pois bem fui novamente no efeitos area d tralho ai a parece a seguinte msg: A extençao composite nao esta disponivel javascript:void(0); (q m.... é essa?) e esse tel d gnome q num sei como usa,por favor me expliquem os comandos ou sei la como faz pra instalar as coisas aqui no meu ubuntu,tentei instalar o flash fui no youtube e fiz o proceso passo a passo como diz la no site q abre pra fazer o download coloquei o tal comando no terminal ele começou a instalar mais ai pediu pra tc ( y,n,q) tentei todos mais nao deu certo nao  entende nada to perdido NAO QUERO MUDAR D S.O quero ficar com ele mais se nao der certo vou ter q ficar com o vista mesmo :(....

pc: hd 80GB 726memoria placa de video radeon 9550 256mb processador pentium4  3.0...e desculpa ai se confundi vcs hehe


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:13 »
jeffersonmagno,

em primeiro lugar, seja bem vindo!... em segundo, sugiro que dê uma olhadinha  nas regras do fórum, pois o título de seu tópico está em desacordo: não especifica o problema. Além disso, seria interessante separar as questões em tópicos separados, pra facilitar a compreensão e as respostas.

Depois, é claro que todo mundo quer tudo e  rápido, mas sem saber como se faz é difícil, não?... Bem, você pode ler a respeito: procure no "Pesquisar" aí em cima sobre os assuntos que lhe interessam, e com certeza vai achar muita informação, garanto! Existe também o "Grande Oráculo" ( ou Googgle...) e outros fóruns sobre Linux.  Se você não achar a resposta, então poste a sua questão aqui que com certeza todos terão o maior prazer em tentar ajudar.

Adianto que pela sua assinatura, parte dos problemas gráficos provavelmente se deve aos drivers de sua placa de vídeo. Vamos tentar resolver um problema de cada vez?...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:16 »
Seja bem-vindo jeffersonmagno,
Complementando o grande VB5.

Para aprender como funciona o Linux e o Ubuntu, aconselho a ler estes tutoriais:
Veja a documentação: http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao
Veja o wiki do Ubuntu: http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaFeisty

Para instalar programas use o Sistema -> Administração -> Synaptic ou instale o Automatix2 que facilitará a instalação de alguns programas (inclusive o Beryl, Compiz).
Automatix2: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18277.msg98801.html#msg98801

Sobre o Beryl e Compiz, faça uma pesquisa aqui no fórum pois existem muitos tutoriais em todo caso veja este: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Efeitos_graficos

Versuri

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:30 »
Bem vindo ao forum, jeffersonmagno

Complementando os clegas que já postaram:

Cara, em primeiro lugar vamos com calma ok ?

Todo sistema operacional tem seus melindres, e eu acredito que voce não aprendeu a usar o Windows do dia pra noite.

Com o Linux é a mesma coisa, com apenas uma grande diferença. Aqui somos uma grande família, da qual agora voce faz parte.

Se eu puder deixar minha sugestão, brinque com o ubuntu por pelo menos um mês. Depois voce começa a instalar e retirar as coisas. ( Mais ou menos como voce fez quando começou com seu Windows )

"Sair rasgando" vai fazer voce fazer besteiras no sistema e voce vai ter que reinstalar tudo de novo. ( como voce deve ter feito no seu Windows )

Leia os tópicos fixos da sessão Iniciantes, aprenda um pouco aqui no forum, depois mexa no Linux.

Não que haja problema, mas voce pode achar que o Linux é uma porcaria, o que não é verdade.

Suas perguntas:

Citar

toda aquela interface grafica o cubo
as janelas gelatinosas fechando pegando fogo e tudo q nos temos direito,mais nao faço a minima ideia d como fazer isso


O recurso Efeitos da área de trabalho é experimental no Ubuntu. Não tem suporte e as vezes dá pau.

O que voce está procurando chama-se Beryl ou compiz-fusion.

Recomendo começar com o Beryl.

Código: [Selecionar]

Sistema => Administração => Gerenciador de pacotes synaptic


Dentro do synaptic, clique em procurar e digite a palavra beryl

Selecione ( clique nos quadrados + marcar para instalação ) beryl + beryl-core + beryl-defaults + beryl-manager + beryl-plugins + beryl-plugins-data + beryl-settings + emerald + heliodor

Clique em Aplicar. ( em algumas vezes o synaptic vai informar que vai instalar mais coisas, aceite )

Esta é uma das formas de se instalar um programa ( que em Linuxês se chama pacote )
 
Dentro do synaptic estão todos os pacotes e bibliotecas com todos os programas suportados pelo Ubuntu.

Citar

e esse tel d gnome q num sei como usa


Gnome é a interface gráfica que fica entre voce e o sistema operacional. Quando voce tiver experiência no Linux, voce pode instalar outras ( procure no youtube por enligthenment, só assista, mas não instale. É para mais experientes )

O Gnome pode ser customizado ( Veja a sessão screenshots do Forum ).

Citar

tentei instalar o flash fui no youtube e fiz o proceso passo a passo como diz la no site q abre pra fazer o download coloquei o tal comando no terminal ele começou a instalar mais ai pediu pra tc ( y,n,q) tentei todos mais nao deu certo nao


Veja no topico fixo como instalar multimidia no Ubuntu, depois procurte por flash aqui no forum. tem como instalar.

Para finalizar, quando escrever aqui no forum, a cada sentença completa, pule uma linha ( como eu fiz )

Fica mais facil para os outros lerem.

Boa sorte com o Linux e boas pesquisas aqui no forum.

[],s
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 21:33 por Tota »

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:45 »
Citar
Se eu puder deixar minha sugestão, brinque com o ubuntu por pelo menos um mês. Depois voce começa a instalar e retirar as coisas. ( Mais ou menos como voce fez quando começou com seu Windows )

"Sair rasgando" vai fazer voce fazer besteiras no sistema e voce vai ter que reinstalar tudo de novo. ( como voce deve ter feito no seu Windows )

Perfeito Tota..uso Ubuntu desde o Dapper e só me arrisquei a usar o Compiz faz pouco mais de um mês.

Deixei um tempo para me familharizar bem com o sistema antes de sair detonando....para não ser detonado.

7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:09 »
oooo tota muito obg e aos demais muito obg tbm e desculpa ai a ingnorancia!!!

pois bem fiz o q vc disse tota mais nao to conseguindo instalar!!!ele ta como>emerald theme manager,mais e ai eu exporto? salvo? o q eu faço?como aplicar?

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:14 »
aaaa e antes q eu me esqueça por q da essa msg >''A extensão Composite não está disponível'' nos efeitos da aera de trabalho!!!


e mais um vez 10000000000 d desculpas terei mais atençao :D


valeu...(nunca participei d forum)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:18 »
Desabilite  o recurso efeitos da area de trabalho.

o que voce instalou do beryl ?

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:31 »
bom se instalar foi usar o gerenciador d pacotes eu instalei tudo q vc falou...mais num ta aparecendo nada tem outro aqui q eu fiz q é um cristal vermelho é beryl tbm...mais num ta acontecendo nada e como desabilita os efeitos?nao aparece nada so a msg d erro> "A extensão Composite não está disponível"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:50 »
O diamante vermelho é o beryl-manager.

Ele deve estar em => aplicações => Ferramentas de sistema.

Se quando voce clica nele aparece a mensagem, voce vai ter que acertar as configurações do seu video. ( mas não é como no Windows não )

Qual sua placa, ATI ou Nvidia ?



Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:53 »
ati radeon 9550...256mb e como é q configura o video???

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:56 »
quando clico no cristal num da erro nao abre um icone la em cima "barra d tarefas" e posso configurar tudo mais nao sei aplicar, a msg d erro da quando eu clico em sistema>preferencias>efeitos da area d trabalho ai sim quando clico ai é q aparece a bendita msg.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:03 »
Cara, esquece os efeitos da area de trabalho. Não é por aí.

Quando voce clica no cristal vermelho, ele vai para a barra de tarefas. Pronto, seu beryl está carregado. experimente dar um => ctrl+alt+seta ( direita ou esquerda )

Sua area de trabalho deve ser "virada ".

Se voce clicar no cristal com o botão direito do mouse voce tem configurações do beryl.

É por ai que voce vai mudar as coisas.

Mas vai com cuidado, pois algumas coisas alteram seu computador.

Mude um de cada vez e de preferencia anote num papel para não esquecer o que fez.

Veja aí e retorna

Offline jeffersonmagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:10 »
nao apareceu nada tentei mudar aqui as configuraçoes mais tbm nada tudo "pisca" mais ai vouta tudo como era antes por exemplo>ctrl+alt+seta"direita" faz do meus jeito do Windows!!nao tem alteraçao nenhuma!no gerenciador de janelas eu mexo???

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como configurar???
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:20 »
Vamos devagar. Não mexa em nada senão pode dar pau.

A tela pisca, tudo bem.

Voce foi no Configurações do beryl?

Pode ser que seu driver de video não esteja legal.

Hoje, 23:14h eu preciso deslogar. amanhã estou de volta lá pelas 20:00h.

Vá em aplicações=> acessórios => terminal.

Digite => gedit /etc/X11/xorg.conf ( o xis é maiusculo )

Copie e coloque aqui.

No mesmo terminal digite => lspci -vv

Copie e coloque aqui.

Vai ficar grande pacas, mas é por onde poderemos começar a te ajudar.


Um abraço