como montar partições

Iniciado por tonitito, 15 de Agosto de 2007, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

tonitito

Tentei utilizar o Ubuntu 5.04, live CD, mas como não tenho experiência com o Gnome, tive dificuldades.
O cd não reconheceu, ou não montou, as partições do meu hd, que são 2 primárias(1 ntfs, 1 fat32), 6 extendidas(reiserfs) e 1 swap.
Acostumado com o Kurumin, tentei o comando *mount /mnt/hda2* e recebi a seguinte mensagem:

root@ubuntu:/ # mount /mnt/hda2
mount: não foi possível localizar /mnt/hda2 em /etc/fstab ou /etc/mtab
root@ubuntu:/ #

Editando o fstab, encontrei o seguinte:

root@ubuntu:/ # cat /etc/fstab
/dev/mapper/casper-snapshot / auto noatime 0 0
tmpfs /tmp tmpfs nosuid,nodev 0 0
/dev/hda11 swap swap defaults 0 0
root@ubuntu:/ #

Quero aprender a manusear o Ubuntu pelo cd, para poder instalá-lo posteriormente e, porisso, gostaria que me ajudassem: como faço para montar todas as partições?

Um abraço,
tonitito

PS: Esta mensagem está sendo enviada através do Ubuntu.

alexmgarcia

O erro está que o /mnt/hda2 não é um device, mas sim um directório (inexistente)

Faz o seguinte:
mkdir /mnt/hda2
mount /dev/hda2 /mnt/hda2

E fica resolvido.

zoroastro

amigo, nao seria melhor conseguir um CD da versao mais nova, a 7.04?

alexmgarcia

Mas não se sabe se ele quer instalar Ubuntu ou apenas aceder ao disco.

tonitito

Surpreso com a presteza do atendimento neste forum, sinto-me grato.

alexmgarcia: Perfeito. Consegui acessar as pastas e arquivos de todas as partições. Realmente, a minha intenção era me familiarizar com o Ubuntu, através do live-cd, para me decidir futuramente pela sua instalação no hd.

zoroastro: Tenho os cds do Ubuntu 5.04, há já bastante tempo, recebidos lá da África do Sul, e só agora resolvi conhecer a distro. Gostando, partirei para a versão mais nova.

Um abraço a ambos,
Tonitito

alexmgarcia

;D

Se fores instalar o Ubuntu, faz o download do 7.04 que é a última versão estável (em Outubro sai a 7.10)

tonitito