Autor Tópico: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945  (Lida 5629 vezes)

Offline Scarface

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
  • Scarface run Ultimate Edition 1.8 Harty Hotrod
    • Ver perfil
    • Toshiba Satellite Project iPc
[ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Online: 10 de Agosto de 2007, 00:09 »
Pessoal essa dica ajuda muito os computadores que usam os  Graphics da Intel 945 ou para cima..
abra seu terminal e digita
sudo su
senha:
para entrar como root

segue o Source code repositories

X.org 2D driver

Código: [Selecionar]
$ git-clone git://anongit.freedesktop.org/git/xorg/driver/xf86-video-intel
DRM kernel module

 
Código: [Selecionar]
$ git-clone git://anongit.freedesktop.org/git/mesa/drm
Mesa 3D GL driver

Código: [Selecionar]
$ git-clone git://anongit.freedesktop.org/git/mesa/mesa


Thanks...

Respeite. A comunidade Ubuntu e os seus membros tratam-se mutuamente com respeito. Todos podem fazer uma contribuição valiosa para o Ubuntu. Podemos nem sempre concordar entre nós, mas isso não é motivo para comportamentos

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2007, 01:16 »
Scarface nem sei se cabe no seu tópico, mas recebo algumas mensagens de usuários que tem notebook com placa intel, e tela wide. O ubuntu normalmente deixa a resolução em 1024x768 enquanto deveria deixar em 1280x800. Neste tópico achamos a solução (ao menos acho que deva servir para quem exatamente este problema).

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19234

Presumi então que deixar num tópico sobre o tema ajudaria a deixá-lo mais completo, se não for problema.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2009, 19:35 »
Desculpe-me por ressuscitar o tópico, mas o que eu faço com esses códigos?

Os digito no terminal? Ele baixa e instala os drivers mais recentes automaticamente? Só baixa?

 ???

Desculpe-me, mas é que já tive problemas de lentidão absurda no vídeo (o simples manuseio de janelas já era um tormento, quanto mais ver uma página com flash, tentar ver algum vídeo, etc...)

Assim como eu faço para obter os drivers para Windows, eu fui no site da Intel para obter drivers para Linux e acabei sendo enviado para a página onde você, provavelmente, retirou estes códigos, mas não sabia (e ainda não sei) o que fazer com eles.

Grato, desde já, por qualquer ajuda!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2009, 20:08 »
Desculpe-me por ressuscitar o tópico, mas o que eu faço com esses códigos?

Os digito no terminal? Ele baixa e instala os drivers mais recentes automaticamente? Só baixa?

 ???

Desculpe-me, mas é que já tive problemas de lentidão absurda no vídeo (o simples manuseio de janelas já era um tormento, quanto mais ver uma página com flash, tentar ver algum vídeo, etc...)

Assim como eu faço para obter os drivers para Windows, eu fui no site da Intel para obter drivers para Linux e acabei sendo enviado para a página onde você, provavelmente, retirou estes códigos, mas não sabia (e ainda não sei) o que fazer com eles.

Grato, desde já, por qualquer ajuda!

Exatamente qual é seu problema? Pergunto porque não tenho mais problemas com minha placa, que é reconhecida e configurada automaticamente, e sem necessidades de drives restritos.

Poderia informar também qual é seu hardware e qual a versão do seu ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2009, 20:21 »
Na verdade, este problema foi o que me afastou do Ubuntu e do Linux. Agora, tentando voltar pro Ubuntu (e tentando resolver este problema), provisoriamente, instalei ele através do Wubi (já que só perco desempenho de disco, certo?).

Continuo tendo o mesmo problema de lentidão de vídeo. Isto é coisa que nem com Vista Business com Aero e tudo o mais conseguiu ser lento dessa maneira (na verdade, o Vista rodava com desempenho bem satisfatório, mas hoje uso XP).

Como nunca fui muito a fundo no Linux, gostaria que me dessem uma ajuda sobre como saber se este é o real desempenho que minha placa tem (duvido) ou se alguma coisa está desativada, como aceleração 3d, etc. Algo como comandos para o terminal que me digam o que está rodando, ativado ou nao, etc.

Ah, como não jogo ou faço uso de aplicações pesadas, só notei que essa lentidão era crítica quando instalei o flash e acessava alguma página com este conteúdo, pois a navegação ficava impraticável. Mas, mesmo sem o firefox aberto, o sistema não flui muito, e mesmo desligando os efeitos visuais, noto que há ainda um problema de velocidade no vídeo.

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2009, 20:22 »
Ah, uso o Ubuntu 8.10 e tenho o chipset Intel 945GM

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2009, 20:25 »
É, vou passar nessa...

Nunca usei o wubi, e não sei como o Ubuntu se comporta com ele em relação a hardware.

Sei que usando o Ubuntu 8.04 LTS, de forma normal, com um note com vídeo Intel GMA 950 tenho todos os efeitos habilitados sem precisar fazer nada.

Boa sorte.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Yur1T3ch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2009, 20:27 »
É, mas o fato é que eu tive esse problema quando estava com ele (e só ele) instalado no meu notebook, com particionamento automático (eliminando todos os outros SOs).

Offline rbrugnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [ DICA PARA ] graphics controller Intel 945
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 12:21 »
é só fazer estes comandos que já baixa e instala?!

ou eu preciso fazer mais alguma coisa?

valeu!