Autor Tópico: como obter programa para plotagem de graficos  (Lida 6778 vezes)

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
como obter programa para plotagem de graficos
« Online: 09 de Agosto de 2007, 10:54 »
Gostaria de saber se tem como eu instalar de forma gratuita o programa Qtiplot. Preciso dele para plotar graficos da faculdade e nao consigui baixar, ja que o desenvolvedor pede uma doaçao de 20 euros.
Sou iniciante no linux e gostaria de migrar completamente para o linux, porem o unico programa que a facu me disponibiliza é o Origin, que é pago e so roda no Rwindows.
Tem como eu conseguir o Qtiplot?
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Ah, o kmplot, gnuplot e o labplot nao resolvem meu problema.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2007, 12:22 »
Gostaria de saber se tem como eu instalar de forma gratuita o programa Qtiplot. Preciso dele para plotar graficos da faculdade e nao consigui baixar, ja que o desenvolvedor pede uma doaçao de 20 euros.
Sou iniciante no linux e gostaria de migrar completamente para o linux, porem o unico programa que a facu me disponibiliza é o Origin, que é pago e so roda no Rwindows.
Tem como eu conseguir o Qtiplot?
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Ah, o kmplot, gnuplot e o labplot nao resolvem meu problema.

na minha facu se usa um programa chamado Grace, dá uma olhada nele:

http://plasma-gate.weizmann.ac.il/Grace/

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2007, 08:29 »
Esse grace eu ja tenho. Gostei mesmo foi do Qtiplot. Mas estou tendo dificuldades para encontra-lo gratuito .deb .  Se alguem puder me ajudar agraceço muito.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:36 »
Ribeirão,

( Solução do seu problema no final )

Desculpe eu me intrometer no assunto, mas pelas regras do Forum não é permitido se fazer pirataria.

Software livre, não significa software grátis.

Software livre é poder modificar o software livremente segundo suas necessidades, sempre mantendo o direito autoral do criador do programa.

Se voce fizer uma modificação no programa e outras pessoas quiserem estas modificações, voce pode vender pelo preço que voce quiser, mas não pode impedir que se modifiquem o que voce fez, e deve sempre estar implicito o nome do primeiro que desenvolveu o programa. ( junto com o seu, é claro ).

Software grátis é freeware. Continua valendo o direito autoral, mas eventualmente o desenvolvedor pode deixar alterar o conteúdo. Voce não pode modificar um freeware se o autor não permitir. No livre voce pode.

Leia o link pelo menos uma vez na vida, vale a pena ( eu explico abaixo )

http://www.gnu.org/home.pt.html


Infelizmente se alguém do Forum lhe passsar dicas de como se obter um software pago de maneira gratuita ( pirataria ) os moderadores podem banir o usuário e ele não volta mais.

No site do desenvolvedor, voce pode notar que ele fornece para download gratuito o código-fonte do programa para voce poder compilar.

Pegue o binario e recompile, e faça seu próprio pacote .deb

Neste caso não é pirataria.

O desenvolvedor cobra os 20 euros pelo suporte técnico de duas horas por dia. Para voce ter direito ao suporte ele oferece o pacote em .deb já compilado.

Baixar o pacote .deb do desenvolvedor sem pagar pelo que ele exige ( o suporte ) é pirataria.

Entre neste link => http://soft.proindependent.com/src/qtiplot-0.9rc3.tar.bz2

Descompacte o pacote e leia o arquivo *.htm contido com as permissões e instruções de como recompilar o programa.

Instale em sua máquina e... Felicidade. Voce compilou seu programa QtiPlot.

Pode usar sem medo de ser feliz, e respeitando as determinações GNU/Linux de software livre.

Alternativa 1 ( Difícil ):

Mande um e-mail para o desenvolvedor.
Diga que o programa dele é o máximo, que é melhor que software X, Y e Z, fale que é para uma Faculdade.
E diga que se ele doar o programa para a escola, os usuários que necessitarem do programa vão se tornar potenciais compradores do software, etc. etc.
Quem sabe ele não muda de idéia ?

Alternativa 2 ( Otima ):

Baixe o pacote qtiplot-0.9rc3.tar.bz2 e crie um tópico aqui no Forum pedindo auxilio para recompilar. Voce vai aprender a compilar um programa, vai melhorar seus conhecimentos em Linux, vai criar amigos no forum, vai ensinar outros a fazer o mesmo e principalmente, vai ter o seu QtiPlot.

Sem pirataria e com Liberdade. Isto é o espírito GNU

Abraços

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:53 »
   Beleza. Entendi bem o que voce me orientou e estou disposto a seguir a segunda opçao.
   Com relaçao ao pacote .deb, em nenhum momento estive ou estou apoiando a pirataria, pelo contrario, como sou novo no linux, ainda nao entendo muito bem dessas licenças e diferenças entre a filosofia de um ou outro programa. E como ja tinha visto em foruns que pesquisei, a informaçao que ele estaria nos repositorios do debian, apenas pensei que haveria alguma forma de baixa-lo, dentro da lei e da legalidade, no meu pc e usa-lo sem preocupaçao.
    Mas beleza, obrigado pela dica.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:12 »
Eu de novo, Ribeirão

Pesquisei e achei!

Seu pacote .deb está aqui => http://packages.debian.org/cgi-bin/download.pl?arch=i386&file=pool%2Fmain%2Fq%2Fqtiplot%2Fqtiplot_0.9~rc2-1_i386.deb&md5sum=8090f4ae9c837c40ef569078626a9532&arch=i386&type=main

Mas veja que é uma versão desatualizada, pois no desenvolvedor ela é RC3 ( release candidate 3 )

Baixe o pacote debian, clique nele com o botão direito do mouse e selecione abrir com Instalador de pacotes Gdebi.

Vai correr uma beleza e estará instalado.

Qualquer dúvida volte a postar. Se resolver edite o titulo do post e inclua ( Resolvido ) nele.

abraços e bom trabalho.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: como obter programa para plotagem de graficos
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:24 »
Cara baixei esta versao e mandei instalar. Dai deu um problema de dependencia com 5 lib.
3 dessas libs ja existem no meu sistema e as outras nao constam no meu repositorio. Acho que vou deixar a versao 0.8.9.4. Ela funcionou beleza, so ainda nao fiz um teste com graficos, mais acho que ta tudo beleza. Ja postei outro topico pra me ajudar a compilar o qtiplot 9 bz2.
 Cara muito obrigado, voce me ajudou muito.
valewwwww