Mesmo caso aconteceu comigo, e eu fiquei até constrangido. Uma amiga me ligou falando que tinha vírus no Ruindows dela, porque o IE ficava abrindo sozinho toda hora, e sempre em múltiplas janelas. Desconfiei de spyware e, como nem o windows defender nem o antivírus detectavam nada, orientei para que ela instalasse um outro lá, que eu conhecia de longa data. Resultado: encontrou os spywares, os removeu e... travou o sistema. Fiquei super constrangido (porque ficou parecendo culpa minha), mas procurei explicar que o windows é meio imprevisível, etc. Claro que eu me prontifiquei pra formatar e reinstalar tudo, e deixei o micro dela (quase) redondo de novo. Digo quase porque tive que instalar uma cópia pirata, já que a chave dela não funcionava mais (e o windows era original!), e aí foi o maior moído pra ajeitar tudo. No fim, ela ficou sem windows defender, o irmão dela formatou o micro sem nunca ter feito isso antes e sem consultar ninguém e... apagou todos os documentos dele, dela, da família, de todo mundo! Pense numa situação...
É por tudo isso que eu digo: viva o Ubuntu!