Problemas com imagens, reconhecimento de fontes e qualidade visual

Iniciado por rafael79, 03 de Agosto de 2007, 22:26

tópico anterior - próximo tópico

rafael79

Estou usando o Ubuntu 7.04 em um Laptop Acer 3660 - 512mb (sendo 128 para vídeo), placa de vídeo ATI x200 (estou usando os drivers proprietários fornecidos pelo Ubuntu, mas os drivers não são os mais atuais, pois vi no site da ATI que houve inúmeras atualizações, porém o Ubuntu está distribuindo o release de fevereiro, ainda). Além disso, minha resolução é 1280x800 (padrão para note), 60Hertz para atualização de tela (não tem outra opção), e 24 bits (32 não funciona) para cores.

Mas estou tendo inúmeros problemas com a qualidade visual de tudo no computador. Inicialmente, quase fiquei cego, até conseguir corrigir a gama. Mas ainda não há reconhecimento correto de fontes, tenho problemas com imagens e parece que "faltam pixels" na composição dos caracteres quando estou em alguns softwares ou mesmo na Internet. Sem contar que os vídeos não têm boa qualidade - as imagens parecem pixelizadas.

Estou tentando usar o Linux pois há vantagens óbvias, entretanto, a dificuldade de configuração, ou talvez a falta de recursos do sistema, mesmo, está impossibilitando minha adaptação. É cansativo utilizar o computador com essa interface, por isso peço ajuda.

Não sei se minha placa de vídeo está mal configurada, ou é ruim, mesmo, ou até se ela é incompatível com o Ubuntu ou com o Linux.

Sei que várias pessoas já passaram por problemas semelhantes, têm dificuldades em configurar as cores, os contrastes, a gama ... mas não consegui achar nenhuma dica que efetivamente resolva o meu problema. Desse jeito, vou acabar ficando cego, ou cedendo ao "Ruindows", porque é impossível trabalhar nesse visual "amador" em que está meu computador.

Alguns screens dos meus problemas:

Google (atenção para os radio buttons de seleção da busca - parecem "mal finalizados")

Open Office (não há reconhecimento das fontes instaladas)

Audacity (o reconhecimento de fontes é no mínimo estranho)

Queria mesmo trabalhar com o Linux, pois quase todos os programas que utilizo são livres, e também porque o computador roda mais rapidamente. Mas tenho que deixá-lo legal, pois no momento está "meia-boca".

Podem me ajudar?

clcampos

Isso aqui vai te ajudar com o firefox, de atenção principalmente ao Item 17.

Instale o automatix através deste tutorial,   uma vez que ele estiver instalado faça o seguinte:

• Abra em Aplicações > Ferramentas do Sistema
  • Vá ao item Miscellaneous
  • Instale Extra Fonts

O automatix serve para muito mais coisas. Mas para mostrar que o problema é ai seguem algumas imagens da minha máquina:

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

velox256

Pra instalar os drivers mais atuais da sua placa de vídeo, basta usar o script ENVY, que é usado pra instalar drivers ATI e NVIDIA sem estresse. Aqui mesmo no fórum tem um tópico sobre o script ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15359.0.html ), basta instalar usando o gerenciador de pacotes Deb, que vai baixar as dependências automaticamente e, depois, ir no menu 'iniciar' - Ferramentas de Sistema - Envy; vai aparecer a janelona do programa, escolha Instalar Drivers ATI e deixa o resto com o programa, que vai baixar tudo que precisar (inclusive os últimos drivers da ATI) pra compilar a bagaça e deixar tudo nos conformes. No final, vai aparecer uma pergunta se vc quer deixar que o Envy escreva as modificações no Xorg, basta dizer que sim e reiniciar a máquina. Vc inclusive vai ter à mão, depois da instalação, uma interface gráfica para "ajeitar" o seu vídeo, que é o Catalist Center.
Outra coisa, o Windows não é "Ruindows", que preconceito mais besta, hehehe... :)

Citação de: rafael79 online 03 de Agosto de 2007, 22:26
Estou usando o Ubuntu 7.04 em um Laptop Acer 3660 - 512mb (sendo 128 para vídeo), placa de vídeo ATI x200 (estou usando os drivers proprietários fornecidos pelo Ubuntu, mas os drivers não são os mais atuais, pois vi no site da ATI que houve inúmeras atualizações, porém o Ubuntu está distribuindo o release de fevereiro, ainda). Além disso, minha resolução é 1280x800 (padrão para note), 60Hertz para atualização de tela (não tem outra opção), e 24 bits (32 não funciona) para cores.

Mas estou tendo inúmeros problemas com a qualidade visual de tudo no computador. Inicialmente, quase fiquei cego, até conseguir corrigir a gama. Mas ainda não há reconhecimento correto de fontes, tenho problemas com imagens e parece que "faltam pixels" na composição dos caracteres quando estou em alguns softwares ou mesmo na Internet. Sem contar que os vídeos não têm boa qualidade - as imagens parecem pixelizadas.

Estou tentando usar o Linux pois há vantagens óbvias, entretanto, a dificuldade de configuração, ou talvez a falta de recursos do sistema, mesmo, está impossibilitando minha adaptação. É cansativo utilizar o computador com essa interface, por isso peço ajuda.

Não sei se minha placa de vídeo está mal configurada, ou é ruim, mesmo, ou até se ela é incompatível com o Ubuntu ou com o Linux.

Sei que várias pessoas já passaram por problemas semelhantes, têm dificuldades em configurar as cores, os contrastes, a gama ... mas não consegui achar nenhuma dica que efetivamente resolva o meu problema. Desse jeito, vou acabar ficando cego, ou cedendo ao "Ruindows", porque é impossível trabalhar nesse visual "amador" em que está meu computador.

Alguns screens dos meus problemas:

Google (atenção para os radio buttons de seleção da busca - parecem "mal finalizados")

Open Office (não há reconhecimento das fontes instaladas)

Audacity (o reconhecimento de fontes é no mínimo estranho)

Queria mesmo trabalhar com o Linux, pois quase todos os programas que utilizo são livres, e também porque o computador roda mais rapidamente. Mas tenho que deixá-lo legal, pois no momento está "meia-boca".

Podem me ajudar?

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.